domingo, 24 de março de 2013

Mina de conhecimentos



Tema: Escola, lugar de descoberta
Os projetos devem ser fecundos para os alunos. Temos que olhar o passado mas não podemos esquecer o presente. Olhando com cuidado para o passado percebemos no presente os passos que foram dados no sentido de promover ou eleger o aluno como um sujeito que faz história, que está presente na história. Por isso, a escola é um fundamento que não pode ser substituída por outra coisa. Ela não deve perder a sua essência em época de descrença.
A escola é um tesouro a ser descoberta pelos que estão no seu interior. A escola é uma mina de conhecimentos que precisa ser revelada em primeiro lugar aos doutores da educação, mestres, professores e alunos. Dizer que a escola não tem nada é apostar no fracasso da mina de conhecimentos. O tesouro será enterrado e os talentos removidos. Nesse sentido, impotente é quem defende a impotência da escola.
Se formam novas formas de injustiças quando associam o pobre com incapacidade, ser descartável do sistema. Ele não é. Ele representa uma maioria produtora de riquezas que simplesmente permanece nessa condição por imposição de um esquema político e econômico. Mas a reflexão se inicia com uma questão escolar. E sobre ela temos que dar uma satisfação.
Uma escola que se inspira em Paulo Freire assume um novo comportamento diante das dificuldades. Jamais deixará de fazer o necessário tendo em vista a promoção do aluno. A escola continua sendo o lugar de promoção humana. Lugar do despertar das raízes de todos e principalmente dos mais necessitados. Fazer parte dessa escola é motivo de felicidade. (Carlos: Professor)

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