quinta-feira, 27 de junho de 2013

Formação de novas lideranças

Estamos num tempo de mudanças proporcionado pelo Documento de Aparecida que nos fortalece na dimensão missionária. Como ser missionário em nossa paróquia? É necessário um projeto de evangelização que contemple a realidade do lugar. Temos que fazer uma leitura de mundo sem deixarmos de lado os sinais dos tempos. Mas, o primeiro passo seria a formação permanente pelos setores, se essa formação não decolar vamos encontrar falhas em nossa trajetória. O interessante é que Jesus investiu no grupo dos doze que se tornaram missionários. O Documento de Aparecida deixa bem claro que havia interesse e motivação dos primeiros seguidores de Jesus. "Eles sentiram atraídos pela sabedoria das palavras de Jesus, pela bondade de seu trato e pelo poder de seus milagres" (DAp 21). O papel da liderança é muito importante na comunidade porque ele é sinal de unidade ou de separação. 
O plano pastoral é o nosso mapa, o croquis que nos guiará pelos caminhos do setor. Através dele conhecemos as maiores necessidades e priorizamos aquelas que devemos trabalhar mais. Nesse sentido, a palavra chave é: trabalho em equipe. Uma mídia educadora ela é necessária para fomentar a dimensão missionária. Esta é uma necessidade básica. Então, os comunicadores também devem ser missionários. É preciso criar uma mentalidade no povo a partir da teoria e prática.
Não é fácil ser missionário numa cidade que beira ao caos pela falta de oportunidades e de justiça social. O que dizer para o povo que vivem explorados e massificados? Não podemos dispensar o estudo que vai nos ajudar a compreender a importância da missão. Com a setorização ganhamos influência no campo da fé. Pois a setorização oportunizou a participação de pessoas que estavam longe da Igreja. Mas, ainda é pouco e os desafios são grandes. Portanto, a formação tem que ter uma direção: formar novas lideranças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário