domingo, 23 de dezembro de 2012

  • A Primeira Leitura da Missa deste Domingo é do Profeta Miquéias, que viveu no século VIII aC, no Reino de Judá, no tempo do Rei Acaz e do Rei Ezequias. Em nome do Senhor Deus, ele advertiu severamente o povo de Israel, que se encontrava em pecado: falta de piedade, ganância, injustiça, descaso para com Deus e o próximo – eis a realidade de Israel. Diante disto, o Profeta anuncia a desgraça: tanto o Reino do Norte (Israel) quanto o Reino do Sul (Judá), seriam punidos com a deportação.
    É o juízo de Deus, que castiga o Seu povo e o corrige, com vistas à conversão. Depois disto, o Senhor terá compaixão da Sua gente e a salvará. Esta salvação seria definitiva e ligada à vinda de um Rei pacífico, que apascentaria o rebanho do Senhor.
    Por que o Profeta se refere a Belém? Porque ela é a cidade de origem do Rei Davi, o filho de Jessé. Leia 1Sm 17,12.57-58. Davi é modelo do rei amigo de Deus; o Senhor prometera a Davi que sua dinastia, sua casa, permaneceria para sempre em Israel. Leia 1Sm 7 e o Sl 88/89. Os profetas anunciaram que o Messias, o Salvador de Israel, Ungido pelo Espírito do Senhor, seria descendente de Davi. Leia Jr 23,5s; Is 7,10-14; 9,1-6.
    Pense um pouco na palavra do Anjo a José: “José, filho de Davi...” (Mt 1,20). Era necessário que José assumisse a paternidade de Jesus para que Ele fosse reconhecido como descendente de Davi e, portanto, Messias de Israel! Se o “sim” de Maria foi importante para a nossa salvação, o “sim” de José é também cheio de significado.
    Deus é assim: porque nos criou livres, espera de nós uma resposta para nos fazer participantes do seu plano de amor e salvação para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário