sábado, 24 de novembro de 2012

Ele vem com as nuvens


Chegamos ao fim do ano litúrgico de 2012. O tempo voa, a vida passa! E no último domingo do ano da Igreja proclamamos o Senhor Jesus como Rei do Universo.
O Apocalipse afirma: “Jesus Cristo é a Testemunha Fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o Soberano dos reis da terra”. Aqui está tudo! A afirmação é forte, bela, confortadora!
Sendo a “testemunha fiel” Jesus é o “Sim” do Pai à humanidade, é o cumprimento de todas as suas promessas, de tudo quanto o Antigo Testamento anunciou e esperou. Ele é o cumprimento também de todas as nossas esperanças, de todos os sonhos do coração humano, de sua sede de paz, de harmonia, de vida. Ele é a Testemunha Fiel, Ele é o cumprimento, Ele é a realização, a Palavra definitiva do Pai para nós – e esta Palavra é de perdão, paz e salvação.
Ele é o “primeiro a ressuscitar dos mortos”, o início de uma nova humanidade, que vence a morte, que vence todo pecado, tudo aquilo que inferniza a vida humana e nos afasta de Deus. Afirmar que Jesus é o Primogênito dentre os mortos é professar que Ele é causa e modelo de nossa ressurreição: ressuscitaremos porque Ele ressuscitou, ressuscitaremos como Ele ressuscitou, ressuscitaremos para Ele, o Ressuscitado! Ele é cabeça, início e princípio de uma humanidade nova e libertado pecado.
Por isso ele “o Soberano dos reis da terra”: toda autoridade lhe foi concedida e todo poder somente tem sentido se está a serviço de sua autoridade, que é autoridade de vida, de paz, de graça, de justiça e de verdade!
Assim, celebrar Cristo como Rei do Universo no último domingo do ano litúrgico é proclamar que o mundo, que a história não caminham como uma nau sem rumo, não marcham para um destino cego nem rumam ao sabor de um acaso tirano e malvado. Não! Tudo está nas mãos Daquele que é o nosso Salvador. O Cristo que tudo dirige, que tudo guia, fá-lo para salvar!
Portanto, os cristãos não temos medo da história, das dificuldades, das lutas. Hoje, fala-se mal da Igreja, acusam-na de reacionária, obscurantista, medieval, opressora... Seus inimigos querem arrancá-la do mundo porque ela é incômoda memória de Cristo. Não temamos! Não desanimemos! Não vacilemos! Nossa vida e a do mundo caminham para Cristo e é iluminada pela sua luz. Aquele que é o Alfa, o Princípio de tudo, é também o Ômega, o Fim, a Finalidade de todas as coisas! Por isso mesmo, celebrar o Cristo como Rei do Universo é um compromisso de estabelecer na terra os valores do Reino: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz.
Que a celebração do Cristo Rei nos faça não somente contemplar Aquele que está nos céus, sentado à direita do Pai, mas, nos faça, iluminados por ele, discernir a situação de nossa sociedade, de nosso mundo, de nossa vida! Que por nossas atitudes e opções, por nosso modo de viver e agir, o seu Reino esteja presente entre nós! Em nome de Cristo, digamos sim à vida, sim à retidão, sim à piedade, sim ao Evangelho! Não ao aborto, não à imoralidade, não à impiedade, não à destruição sistemática da família, não à difamação orquestrada pelos meios de comunicação contra a Igreja, com o único fim de desmoralizar o Evangelho!
O texto do Apocalipse nos convida: “Olhai! Ele vem com as nuvens!” – isto é, Ele vem como Deus, Ele vem glorioso, Ele vem com o poder do Espírito. Ele vem para levar à plenitude nossa vida, nosso testemunho, nosso trabalho pelo Reino. É nessa certeza e nessa esperança que caminhamos! Por isso jamais teremos o direito de desanimar e descansar! Ele vem; e nos espera, como Rei, no futuro, que preparamos e plantamos no presente!
Ele vem... “o Alfa e o Ômega, Aquele que é, que era e que vem, o Todo-Poderoso!”

 


Escrito por Dom Henrique 

Nenhum comentário:

Postar um comentário