A INCLUSÃO ESCOLAR EM FOCO
Nossas crianças não podem mais esperar!
Nossas crianças não podem mais esperar!
Resumo
A comunidade educacional tem sido excludente à medida que prioriza
determinadas formas de aprender e de ensinar, quando determina critérios de avaliação
que são para todos e quando propõem um tempo de aprender com o rigor e o compasso
que muitos aprendizes não podem acompanhar. Apesar de tudo que se tem estudado,
produzido e avançado em educação, ainda no Brasil, as escolas e seus profissionais,
vivem um discurso distanciado da prática. As escolas têm se colocado como o modelo a
ser seguido, ou seja, o aluno é que deve correr atrás do que a escola propõe e exige,
conduta que contradiz os avanços conquistados. O entendimento de que o professor é o
responsável e o que media as relações entre o aprendiz e o conhecimento é o
pensamento que bordeja todo esse artigo. Propõe-se uma forma de instrumentalizar o
professor para diminuir o distanciamento entre o que se pensa e o que se faz em sala de
aula. Entende-se a Inclusão Escolar como um processo de observação das necessidades
específicas e da forma de aprender de cada aluno, precedida de uma ação direcionada ao
atendimento das especificidades constatadas. A adaptação curricular e o planejamento
específico são a conseqüência desejada desse movimento integrador entre o que foi
observado e o que se pretende promover de oportunidades educativas. Espera-se
também que, posteriormente, sejam deflagrados os procedimentos avaliativos que
possam indicar se houve, efetivamente, avanços e aprendizagens, ou se outros
procedimentos são necessários para que se conquiste êxito e se atinja índices de boa
qualidade na formação educacional do aprendiz.
A comunidade educacional tem sido excludente à medida que prioriza
determinadas formas de aprender e de ensinar, quando determina critérios de avaliação
que são para todos e quando propõem um tempo de aprender com o rigor e o compasso
que muitos aprendizes não podem acompanhar. Apesar de tudo que se tem estudado,
produzido e avançado em educação, ainda no Brasil, as escolas e seus profissionais,
vivem um discurso distanciado da prática. As escolas têm se colocado como o modelo a
ser seguido, ou seja, o aluno é que deve correr atrás do que a escola propõe e exige,
conduta que contradiz os avanços conquistados. O entendimento de que o professor é o
responsável e o que media as relações entre o aprendiz e o conhecimento é o
pensamento que bordeja todo esse artigo. Propõe-se uma forma de instrumentalizar o
professor para diminuir o distanciamento entre o que se pensa e o que se faz em sala de
aula. Entende-se a Inclusão Escolar como um processo de observação das necessidades
específicas e da forma de aprender de cada aluno, precedida de uma ação direcionada ao
atendimento das especificidades constatadas. A adaptação curricular e o planejamento
específico são a conseqüência desejada desse movimento integrador entre o que foi
observado e o que se pretende promover de oportunidades educativas. Espera-se
também que, posteriormente, sejam deflagrados os procedimentos avaliativos que
possam indicar se houve, efetivamente, avanços e aprendizagens, ou se outros
procedimentos são necessários para que se conquiste êxito e se atinja índices de boa
qualidade na formação educacional do aprendiz.
Fonte: www.isabelparolin.com.br