terça-feira, 18 de dezembro de 2012

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Vinte anos do Catecismo: Jesus é a chave para interpretar toda a Bíblia



Cidade do Vaticano (RV) - A compreensão da Bíblia não pode ser somente fruto de um ato individual, mas deve ter diante de si o ensinamento da Igreja. Esse princípio é ressaltado com clareza pelo Catecismo da Igreja Católica (CIC), na parte em que o texto desenvolve a relação entre a Revelação e a sua transmissão. O jesuíta Pe. Dariusz Kowalczyk discorre sobre o assunto em sua rubrica dedicada aos 20 anos da publicação do Catecismo.

A transmissão da Revelação divina se realiza de dois modos: mediante a Tradição e com a Sagrada Escritura. Esses dois modos – como ensina o Catecismo – "estão estreitamente entrelaçados e são comunicantes" (CIC 80).

A Igreja considera a Bíblia a "norma suprema" da fé. Portanto, não somente consideramos as Sagradas Escrituras um texto profundamente religioso, mas consideramos que ele tenha sido inspirado pelo próprio Deus. Assim sendo, a Bíblia, enquanto tal, está isenta de todo e qualquer erro concernente à nossa salvação.

Isso significa que nos textos bíblicos podem existir, por exemplo, imprecisões de caráter histórico ou geográfico, devido aos limites do autor humano, mas a verdade que Deus nos quis revelar para fins da nossa salvação não tem erro.

Na Bíblia encontramos a verdadeira Palavra de Deus trazida pela língua do homem. Por isso – como lemos no Catecismo – "a fé cristã não é 'uma religião do Livro'" (CIC 108). O Novo Testamento não caiu do céu, mas é fruto da pregação das primeiras comunidades cristãs. Por isso as Sagradas Escrituras devem ser lidas e interpretadas na Tradição viva de toda a Igreja.

Esse princípio não nos impede uma leitura individual da Bíblia. Aliás, somos convidados a fazê-lo sistematicamente. A nossa compreensão pessoal, porém, deve ser colocada diante do ensinamento da Igreja.

Lendo as diversas páginas da Bíblia devemos recordar que o seu centro é constituído por Jesus. A sua morte e a sua ressurreição são, portanto, a chave interpretativa de toda a Bíblia.

Portanto, lemos a Sagrada Escritura individualmente e junto com a Igreja, descobrindo a multiplicidade de sentidos que ela contém. Para encorajar-nos a tal leitura, o Catecismo nos recorda as célebres palavras de São Jerônimo: "Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo" (CIC 133). (RL)

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Cardeal Bertone: administrar com transparência os bens da Igreja a serviço da sua missão



Cidade do Vaticano (RV) - Os bens administrados por entidades vaticanas estão a serviço da missão universal da Igreja e hoje, em particular, é exigido "um empenho sempre mais incisivo" de retidão e transparência administrativa.

Foram dois dos conceitos principais reiterados na manhã desta terça-feira pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, no discurso feito na apresentação do novo Regulamento da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Foi Paulo VI quem quis que, na Cúria Romana por ele reformada, existisse um setor preposto para a gestão dos Assuntos Econômicos da Santa Sé. Tal setor deveria desempenhar tarefas precisas: conhecimento, supervisão, vigilância e coordenação "de todos os investimentos e operações econômicas mais importantes da Santa Sé".

Paulo VI sentia a necessidade de modernizar todo o trabalho nesse setor, realizado com o objetivo de assegurar à Igreja um aspecto essencial para a sua subsistência, o aspecto da "auto-suficiência econômica".

Além disso, ressaltou o Cardeal Bertone, a Igreja sempre buscou "considerar a mera instrumentalidade dos bens temporais tendo em vista o desenvolvimento de sua missão", ou seja, "o culto divino, as obras de apostolado e de caridade, a honesta sustentação do clero e dos outros ministros".

Inclusive o Código de Direito Canônico estabelece que para o alcance de seus "fins institucionais" é lícito para a Igreja "a aquisição, posse e administração dos bens temporais", recordou o Secretário de Estado.

Todavia, prosseguiu o purpurado, "a Igreja, enquanto tal, não possui bens: ela os possui mediante entidades que a compõem", daí, o papel central desempenhado por um organismo como a Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé.

No passado recente, observou o Cardeal Bertone, a praxe reduziu, de certo modo, as atribuições com as quais a Prefeitura fora pensada, transformando-a numa "espécie de contabilidade central da Santa Sé", sendo ofuscadas as tarefas de "programação e coordenação econômica geral".

Agora, com o novo regulamento, acrescentou, "se volta ao espírito originário", no qual a Prefeitura dos Assuntos Econômicos se coloca como uma entidade superior diante de cada administração vaticana, diretamente relacionada com a Secretaria de Estado, com a qual deve concordar as linhas diretivas e de programação.

O Cardeal Bertone concluiu ressaltando que, mais do que nunca, é necesário que aumente em todos a consciência do dever de favorecer não somente a missão da Igreja e da Santa Sé, mas também a sua credibilidade. (RL)








Palavra revelada

Na Dei Verbum, um dos documentos dogmáticos do Concílio Vaticano II, aparece a palavra “revelação” como sendo a realidade do diálogo que acontece entre Deus e o seu povo. Na visão conciliar, a iniciativa é sempre daquele que fala, a iniciativa é de Deus, vindo ao encontro da criatura, que tinha se distanciado do Criador.
Mas é um diálogo que supõe e espera receptividade. Não basta somente Deus falar. Suas palavras devem ser acolhidas pelas pessoas, tendo relevância na vida comunitária. Com isto, o diálogo não se restringe apenas entre Deus e o povo, mas também entre as pessoas em sua convivência localizada.
A compreensão da Palavra de Deus não é fruto apenas de uma intuição da pessoa. Ela existe para ser formalizada no encontro com Deus em Jesus Cristo, porque Ele é a Palavra eterna que se fez carne e veio habitar entre as pessoas, no contexto do mundo criado.
O distanciamento que temos de Deus é fruto do pecado. Mas Deus não se distancia de sua criatura. Seu gesto revelador se baseia no amor, dirigindo-se às pessoas como a amigos para reatar a comunhão perdida. Sendo assim, podemos dizer que Deus se dá a conhecer no diálogo.
Antes da Palavra escrita já havia a iniciativa divina, certamente difícil de ser percebida. Com a Palavra já formalizada na Sagrada Escritura, o caminho de encontro e diálogo tornou-se muito mais evidente e possível. Há sempre um anseio, até natural, de ambas as partes, de serem amados.
Na verdade, a Palavra tem força transformadora e consegue conduzir as pessoas para o caminho da salvação. Mas tem que ser escutada de coração acolhedor e aberto ao Deus que fala. Ela é Palavra e ação divina, que diz e faz e consegue apresentar-se como viva e eficaz.
A Palavra de Deus é eterna, que nos leva à comunhão com o Pai, possibilitando nossa participação em sua vida. É a íntima ligação com a vida trinitária, ocasionando vida fraterna. A realização plena de tudo isto acontece quando pertencemos a uma comunidade de vida na Igreja.
Dom Paulo Mendes Peixoto - Arcebispo da Diocese de Uberaba.

"Um filho foi-nos dado"


Carta de Natal de dom Francesco Cavina, bispo de Carpi, Itália

CARPI, terça-feira, 18 de dezembro de 2012 (ZENIT.org) - "O Filho de Deus, fazendo-se homem, veio nos revelar quem é Deus e quem é o homem". Desta revelação partem as reflexões que o bispo de Carpi, dom Francesco Cavina, dedica neste natal ao mistério da paternidade de Deus, numa carta intitulada "Um filho foi-nos dado".
"O que significa reconhecer que Deus é Pai? O que significa o fato de Jesus ser o Filho de Deus?" Estas são as perguntas iniciais do idílico percurso por que Cavina conduz o leitor, através das referências à Palavra de Deus e aos Padres da Igreja, coletando ainda pensamentos e provocações de autores contemporâneos.
"Ao enviar o Filho, o Pai nos enviou outro ‘Si mesmo’", diz Santo Agostinho: Jesus, portanto, escreve o bispo, “não veio apenas revelar-nos quem é Deus, mas fazer os homens entenderem o que sempre foram no plano de Deus: filhos. Àqueles que o acolhem, o Verbo Encarnado dá o poder de se tornarem filhos de Deus. A nossa filiação é um dom recebido, um ‘poder’ que nos é dado, uma graça que alcança a nossa vida".
Estamos diante do mistério da Encarnação e do Natal, no seu mais verdadeiro significado de dom gratuito para a felicidade e para a liberdade. É um caminho que toca em algumas das declarações de Jesus na Última Ceia, diante das quais, escreve o bispo de Carpi, "é de se ficar atordoado"; uma estrada que vai do reconhecer-se do pai-nosso, rico em misericórdia, ao sentir-se filhos e, portanto, irmãosem Jesus Cristo.
A conclusão das reflexões aborda a identidade e a missão da Igreja como lugar onde "o Pai, o Filho e o Espírito Santo vêm até nós, se interessam por nós, ainda que, ao mesmo tempo, aconteçam traições terríveis. Habituar-nos a este milagre pode nos tirar também a reverência e nos tornar inconscientes. Continua sendo verdade, porém, que ficamos cara a cara com Aquele que nos criou, que criou os céus e a terra, com Aquele que, na hora em que pudermos vê-lo, nos deixará infinitamente espupefatos".
O mesmo estupor é incentivado como atitude para o leitor, que se sente “levado pela mão” até a frente do estábulo de Belém, convidado a presenciar a revelação de Deus Paiem seu Filho Jesus.
O texto da carta está disponível no site da diocese de Carpi, em italiano: www.carpi.chiesacattolica.it
Tudo fala de Ti, tudo prepara para Ti, tudo Te anuncia!


“Predito por todos os profetas,
esperado com amor de mãe pela Virgem Maria,
Jesus foi anunciado e mostrado presente no mundo por são João Batista.
O próprio Senhor nos dá a alegria de entrarmos agora no mistério do Seu Natal,
para que Sua chegada nos encontre vigilantes na oração e celebrando os Seus louvores” (Liturgia do Advento).

Em que sentido podem os cristãos afirmar que Jesus foi “predito por todos os profetas”? Não seria esta afirmação um exagero, uma extrapolação? Não!
Os cristãos não afirmam que todos os profetas falaram explicitamente do Messias que viria; não afirmam também que todos os livros das Escrituras dos judeus falam explicitamente do Messias que viria.
Os cristãos professam, sabem e têm convicta e serena certeza que toda a Escritura e toda a história de Israel, antigo povo de Deus, caminham misteriosamente para o Cristo Jesus. Neste sentido, é toda a Escritura, é toda profecia, é cada acontecimento da história do Israel da Antiga Aliança que, pouco a pouco, apontam para o Cristo, testemunham-No, levam a Ele, na medida da presciência misteriosa do Deus Santo, que no Espírito do Seu Filho já falava pelos profetas e já fecundava a toda a história de Israel, mesmo nos seus momentos mais obscuros e sofridos... “Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis as Suas decisões, e como são impenetráveis Seus caminhos! Quem poderá compreender o pensamento do Senhor? Quem foi o Seu conselheiro? Quem Lhe emprestou alguma coisa, para que Ele tenha algo a devolver? Porque todas as coisas vêm Dele, por meio Dele e vão para Ele. A Ele pertence a glória para sempre. Amém” (Rm 11,33-36).



Escrito por Dom Henrique 

Juventude Missionária avalia caminhada e aponta desafios

Por Jaime Carlos Patias   
15 / Dez / 2012 08:34
Os coordenadores estaduais da Juventude Missionária (JM) do Brasil, reunidos em Brasília na 5ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé apontaram, na tarde desta sexta-feira, 14, as principais realizações e desafios enfrentados nas atividades.
Para Fernando Diego Furtado, coordenador da JM no estado do Amazonas, uma das dificuldades encontradas na região é a falta de compromisso das pessoas para assumir o trabalho. “O pouco conhecimento da JM no estado e a sua integração com a catequese, são outros desafios enfrentados no momento”.
Articular a JM nas dioceses que ainda não tem Infância e Adolescência Missionária (IAM), cooperar com a Missão permanente, dialogar com as juventudes, articular a missão além-fronteiras e ad gentes, encontrar assessores com o carisma da JM e assumir uma atitude mais profética diante das questões sociais, foram desafios apontados por Érica Júlia Ventura, coordenadora da JM em Minas Gerais, estado que conta com 28 dioceses. Os destaques positivos da JM no estado são, segundo a coordenadora, “a participação na vida da comunidade, a articulação por província eclesiástica, as parcerias com a IAM, o COMIRE e o Conselho Missionário dos Seminários (COMISE), os encontros paroquiais, diocesanos e estaduais, a interação através dos meios de comunicação e a participação nas Santas Missões Populares”.
Em Sergipe, nas três dioceses, Aracajú, Propriá e Estância, existem grupos de JM. Segundo a coordenadora estadual, Fernanda Rodrigues Santana “a questão financeira, a articulação do Conselho Missionário Regional (COMIRE) e a falta de perseverança dos jovens são as principais dificuldades”. Fernanda avalia como pontos positivos a parceria da JM com a Infância e Adolescência Missionária (IAM). “Os nossos trabalhos são feitos juntos”. Destacou ainda o reconhecimento e o apoio por parte dos padres e das Religiosas. Sobre a articulação e organização destaca “a boa comunicação entre as três dioceses o que fortalece o trabalho”. O comprometimento dos jovens, as missões realizadas, as implantações de novos grupos, são outras luzes.
Gabriel Araújo Pacheco, representante da JM do estado de Tocantins destacou como positivo “a boa organização na coordenação, o apoio dos bispos das cinco dioceses no estado e o acompanhamento das Irmãs religiosas”. Já os maiores desafios, segundo ele, são “as distâncias entre as dioceses, o insuficiente domínio da metodologia e o fraco conhecimento do que é a JM por parte de membros do clero”.
Em geral os grandes desafios apontados pelos coordenadores foram a organização e articulação de equipes, o comprometimento dos jovens, a formação dentro da metodologia da JM e a resistência por parte de alguns padres e grupos de jovens em aderir ou apoiar os trabalhos.
Com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19), e lema: “Eis-me aqui envia-me” (Is 6, 8), a 5ª Assembleia da Obra da Propagação da Fé teve início no último dia 13 e se estenderá até domingo, 16. Além dos coordenadores estaduais da JM, participam ainda representantes das Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários, atividades que juntamente com a Juventude Missionária, fazem parte da mesma Obra.
Por Papa Bento XVI   
17 / Dez / 2012 07:36 
Dia Mundial da Paz 1º de janeiro de 2013


Bem-aventurados os obreiros da paz

1. Cada ano novo traz consigo a expectativa de um mundo melhor. Nesta perspectiva, peço a Deus, Pai da humanidade, que nos conceda a concórdia e a paz a fim de que possam tornar-se realidade, para todos, as aspirações duma vida feliz e próspera.

À distância de 50 anos do início do Concílio Vaticano II, que permitiu dar mais força à missão da Igreja no mundo, anima constatar como os cristãos, Povo de Deus em comunhão com Ele e caminhando entre os homens, se comprometem na história compartilhando alegrias e esperanças, tristezas e angústias, anunciando a salvação de Cristo e promovendo a paz para todos.

Na realidade o nosso tempo, caracterizado pela globalização, com seus aspectos positivos e negativos, e também por sangrentos conflitos ainda em curso e por ameaças de guerra, requer um renovado e concorde empenho na busca do bem comum, do desenvolvimento de todo o homem e do homem todo.

Causam apreensão os focos de tensão e conflito causados por crescentes desigualdades entre ricos e pobres, pelo predomínio duma mentalidade egoísta e individualista que se exprime inclusivamente por um capitalismo financeiro desregrado. Além de variadas formas de terrorismo e criminalidade internacional, põem em perigo a paz aqueles fundamentalismos e fanatismos que distorcem a verdadeira natureza da religião, chamada a favorecer a comunhão e a reconciliação entre os homens.

E no entanto as inúmeras obras de paz, de que é rico o mundo, testemunham a vocação natural da humanidade à paz. Em cada pessoa, o desejo de paz é uma aspiração essencial e coincide, de certo modo, com o anelo por uma vida humana plena, feliz e bem sucedida. Por outras palavras, o desejo de paz corresponde a um princípio moral fundamental, ou seja, ao dever-direito de um desenvolvimento integral, social, comunitário, e isto faz parte dos desígnios que Deus tem para o homem. Na verdade, o homem é feito para a paz, que é dom de Deus.

Tudo isso me sugeriu buscar inspiração, para esta Mensagem, às palavras de Jesus Cristo: «Bem--aventurados os obreiros da paz, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5, 9).

A bem-aventurança evangélica

2. As bem-aventuranças proclamadas por Jesus (cf. Mt 5, 3-12; Lc 6, 20-23) são promessas. Com efeito, na tradição bíblica, a bem-aventurança é um género literário que traz sempre consigo uma boa nova, ou seja um evangelho, que culmina numa promessa. Assim, as bem-aventuranças não são meras recomendações morais, cuja observância prevê no tempo devido – um tempo localizado geralmente na outra vida – uma recompensa, ou seja, uma situação de felicidade futura; mas consistem sobretudo no cumprimento duma promessa feita a quantos se deixam guiar pelas exigências da verdade, da justiça e do amor. Frequentemente, aos olhos do mundo, aqueles que confiam em Deus e nas suas promessas aparecem como ingénuos ou fora da realidade; ao passo que Jesus lhes declara que já nesta vida – e não só na outra – se darão conta de serem filhos de Deus e que, desde o início e para sempre, Deus está totalmente solidário com eles. Compreenderão que não se encontram sozinhos, porque Deus está do lado daqueles que se comprometem com a verdade, a justiça e o amor. Jesus, revelação do amor do Pai, não hesita em oferecer-Se a Si mesmo em sacrifício. Quando se acolhe Jesus Cristo, Homem-Deus, vive-se a jubilosa experiência de um dom imenso: a participação na própria vida de Deus, isto é, a vida da graça, penhor duma vida plenamente feliz. De modo particular, Jesus Cristo dá-nos a paz verdadeira, que nasce do encontro confiante do homem com Deus.

A bem-aventurança de Jesus diz que a paz é, simultaneamente, dom messiânico e obra humana. Na verdade, a paz pressupõe um humanismo aberto à transcendência; é fruto do dom recíproco, de um mútuo enriquecimento, graças ao dom que provém de Deus e nos permite viver com os outros e para os outros. A ética da paz é uma ética de comunhão e partilha. Por isso, é indispensável que as várias culturas de hoje superem antropologias e éticas fundadas sobre motivos teorico-práticos meramente subjectivistas e pragmáticos, em virtude dos quais as relações da convivência se inspiram em critérios de poder ou de lucro, os meios tornam-se fins, e vice-versa, a cultura e a educação concentram-se apenas nos instrumentos, na técnica e na eficiência. Condição preliminar para a paz é o desmantelamento da ditadura do relativismo e da apologia duma moral totalmente autónoma, que impede o reconhecimento de quão imprescindível seja a lei moral natural inscrita por Deus na consciência de cada homem. A paz é construção em termos racionais e morais da convivência, fundando-a sobre um alicerce cuja medida não é criada pelo homem, mas por Deus. Como lembra o Salmo 29, « o Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com a paz » (v. 11).

A paz: dom de Deus e obra do homem

3. A paz envolve o ser humano na sua integridade e supõe o empenhamento da pessoa inteira: é paz com Deus, vivendo conforme à sua vontade; é paz interior consigo mesmo, e paz exterior com o próximo e com toda a criação. Como escreveu o Beato João XXIII na Encíclica Pacem in terris – cujo cinquentenário terá lugar dentro de poucos meses –, a paz implica principalmente a construção duma convivência humana baseada na verdade, na liberdade, no amor e na justiça.A negação daquilo que constitui a verdadeira natureza do ser humano, nas suas dimensões essenciais, na sua capacidade intrínseca de conhecer a verdade e o bem e, em última análise, o próprio Deus, põe em perigo a construção da paz. Sem a verdade sobre o homem, inscrita pelo Criador no seu coração, a liberdade e o amor depreciam-se, a justiça perde a base para o seu exercício.

Para nos tornarmos autênticos obreiros da paz, são fundamentais a atenção à dimensão transcendente e o diálogo constante com Deus, Pai misericordioso, pelo qual se implora a redenção que nos foi conquistada pelo seu Filho Unigénito. Assim o homem pode vencer aquele germe de obscurecimento e negação da paz que é o pecado em todas as suas formas: egoísmo e violência, avidez e desejo de poder e domínio, intolerância, ódio e estruturas injustas.

A realização da paz depende sobretudo do reconhecimento de que somos, em Deus, uma única família humana. Esta, como ensina a Encíclica Pacem in terris, está estruturada mediante relações interpessoais e instituições sustentadas e animadas por um «nós» comunitário, que implica uma ordem moral, interna e externa, na qual se reconheçam sinceramente, com verdade e justiça, os próprios direitos e os próprios deveres para com os demais. A paz é uma ordem de tal modo vivificada e integrada pelo amor, que se sentem como próprias as necessidades e exigências alheias, que se fazem os outros comparticipantes dos próprios bens e que se estende sempre mais no mundo a comunhão dos valores espirituais. É uma ordem realizada na liberdade, isto é, segundo o modo que corresponde à dignidade de pessoas que, por sua própria natureza racional, assumem a responsabilidade do próprio agir.

A paz não é um sonho, nem uma utopia; a paz é possível. Os nossos olhos devem ver em profundidade, sob a superfície das aparências e dos fenómenos, para vislumbrar uma realidade positiva que existe nos corações, pois cada homem é criado à imagem de Deus e chamado a crescer contribuindo para a edificação dum mundo novo. Na realidade, através da encarnação do Filho e da redenção por Ele operada, o próprio Deus entrou na história e fez surgir uma nova criação e uma nova aliança entre Deus e o homem (cf. Jr 31, 31-34), oferecendo-nos a possibilidade de ter « um coração novo e um espírito novo » (cf. Ez 36, 26).

Por isso mesmo, a Igreja está convencida de que urge um novo anúncio de Jesus Cristo, primeiro e principal factor do desenvolvimento integral dos povos e também da paz. Na realidade, Jesus é a nossa paz, a nossa justiça, a nossa reconciliação (cf. Ef 2, 14; 2 Cor 5, 18). O obreiro da paz, segundo a bem--aventurança de Jesus, é aquele que procura o bem do outro, o bem pleno da alma e do corpo, no tempo presente e na eternidade.

A partir deste ensinamento, pode-se deduzir que cada pessoa e cada comunidade – religiosa, civil, educativa e cultural – é chamada a trabalhar pela paz. Esta consiste, principalmente, na realização do bem comum das várias sociedades, primárias e intermédias, nacionais, internacionais e a mundial. Por isso mesmo, pode-se supor que os caminhos para a implementação do bem comum sejam também os caminhos que temos de seguir para se obter a paz.

Obreiros da paz são aqueles que amam,defendem e promovem a vida na sua integridade

4. Caminho para a consecução do bem comum e da paz é, antes de mais nada, o respeito pela vida humana, considerada na multiplicidade dos seus aspectos, a começar da concepção, passando pelo seu desenvolvimento até ao fim natural. Assim, os verdadeiros obreiros da paz são aqueles que amam, defendem e promovem a vida humana em todas as suas dimensões: pessoal, comunitária e transcendente. A vida em plenitude é o ápice da paz. Quem deseja a paz não pode tolerar atentados e crimes contra a vida.

Aqueles que não apreciam suficientemente o valor da vida humana, chegando a defender, por exemplo, a liberalização do aborto, talvez não se dêem conta de que assim estão a propor a prossecução duma paz ilusória. A fuga das responsabilidades, que deprecia a pessoa humana, e mais ainda o assassinato de um ser humano indefeso e inocente nunca poderão gerar felicidade nem a paz. Na verdade, como se pode pensar em realizar a paz, o desenvolvimento integral dos povos ou a própria salvaguarda do ambiente, sem estar tutelado o direito à vida dos mais frágeis, a começar pelos nascituros? Qualquer lesão à vida, de modo especial na sua origem, provoca inevitavelmente danos irreparáveis ao desenvolvimento, à paz, ao ambiente. Tão pouco é justo codificar ardilosamente falsos direitos ou opções que, baseados numa visão redutiva e relativista do ser humano e com o hábil recurso a expressões ambíguas tendentes a favorecer um suposto direito ao aborto e à eutanásia, ameaçam o direito fundamental à vida.

Também a estrutura natural do matrimónio, como união entre um homem e uma mulher, deve ser reconhecida e promovida contra as tentativas de a tornar, juridicamente, equivalente a formas radicalmente diversas de união que, na realidade, a prejudicam e contribuem para a sua desestabilização, obscurecendo o seu carácter peculiar e a sua insubstituível função social.

Estes princípios não são verdades de fé, nem uma mera derivação do direito à liberdade religiosa; mas estão inscritos na própria natureza humana – sendo reconhecíveis pela razão – e consequentemente comuns a toda a humanidade. Por conseguinte, a acção da Igreja para os promover não tem carácter confessional, mas dirige-se a todas as pessoas, independentemente da sua filiação religiosa. Tal acção é ainda mais necessária quando estes princípios são negados ou mal entendidos, porque isso constitui uma ofensa contra a verdade da pessoa humana, uma ferida grave infligida à justiça e à paz.

Por isso, uma importante colaboração para a paz é dada também pelos ordenamentos jurídicos e a administração da justiça quando reconhecem o direito ao uso do princípio da objecção de consciência face a leis e medidas governamentais que atentem contra a dignidade humana, como o aborto e a eutanásia.

Entre os direitos humanos basilares mesmo para a vida pacífica dos povos, conta-se o direito dos indivíduos e comunidades à liberdade religiosa. Neste momento histórico, torna-se cada vez mais importante que este direito seja promovido não só negativamente, como liberdade de – por exemplo, de obrigações e coacções quanto à liberdade de escolher a própria religião –, mas também positivamente, nas suas várias articulações, como liberdade para: por exemplo, para testemunhar a própria religião, anunciar e comunicar a sua doutrina; para realizar actividades educativas, de beneficência e de assistência que permitem aplicar os preceitos religiosos; para existir e actuar como organismos sociais, estruturados de acordo com os princípios doutrinais e as finalidades institucionais que lhe são próprias. Infelizmente vão-se multiplicando, mesmo em países de antiga tradição cristã, os episódios de intolerância religiosa, especialmente contra o cristianismo e aqueles que se limitam a usar os sinais identificadores da própria religião.

O obreiro da paz deve ter presente também que as ideologias do liberalismo radical e da tecnocracia insinuam, numa percentagem cada vez maior da opinião pública, a convicção de que o crescimento económico se deve conseguir mesmo à custa da erosão da função social do Estado e das redes de solidariedade da sociedade civil, bem como dos direitos e deveres sociais. Ora, há que considerar que estes direitos e deveres são fundamentais para a plena realização de outros, a começar pelos direitos civis e políticos.

E, entre os direitos e deveres sociais actualmente mais ameaçados, conta-se o direito ao trabalho. Isto é devido ao facto, que se verifica cada vez mais, de o trabalho e o justo reconhecimento do estatuto jurídico dos trabalhadores não serem adequadamente valorizados, porque o crescimento económico dependeria sobretudo da liberdade total dos mercados. Assim o trabalho é considerado uma variável dependente dos mecanismos económicos e financeiros. A propósito disto, volto a afirmar que não só a dignidade do homem mas também razões económicas, sociais e políticas exigem que se continue « a perseguir como prioritário o objectivo do acesso ao trabalho para todos, ou da sua manutenção ».4 Para se realizar este ambicioso objectivo, é condição preliminar uma renovada apreciação do trabalho, fundada em princípios éticos e valores espirituais, que revigore a sua concepção como bem fundamental para a pessoa, a família, a sociedade. A um tal bem corresponde um dever e um direito, que exigem novas e ousadas políticas de trabalho para todos.

Construir o bem da paz através de um novo modelo de desenvolvimento e de economia

5. De vários lados se reconhece que, hoje, é necessário um novo modelo de desenvolvimento e também uma nova visão da economia. Quer um desenvolvimento integral, solidário e sustentável, quer o bem comum exigem uma justa escala de bens-valores, que é possível estruturar tendo Deus como referência suprema. Não basta ter à nossa disposição muitos meios e muitas oportunidades de escolha, mesmo apreciáveis; é que tanto os inúmeros bens em função do desenvolvimento como as oportunidades de escolha devem ser empregues de acordo com a perspectiva duma vida boa, duma conduta recta, que reconheça o primado da dimensão espiritual e o apelo à realização do bem comum. Caso contrário, perdem a sua justa valência, acabando por erguer novos ídolos.

Para sair da crise financeira e económica actual, que provoca um aumento das desigualdades, são necessárias pessoas, grupos, instituições que promovam a vida, favorecendo a criatividade humana para fazer da própria crise uma ocasião de discernimento e de um novo modelo económico. O modelo que prevaleceu nas últimas décadas apostava na busca da maximização do lucro e do consumo, numa óptica individualista e egoísta que pretendia avaliar as pessoas apenas pela sua capacidade de dar resposta às exigências da competitividade. Olhando de outra perspectiva, porém, o sucesso verdadeiro e duradouro pode ser obtido com a dádiva de si mesmo, dos seus dotes intelectuais, da própria capacidade de iniciativa, já que o desenvolvimento económico suportável, isto é, autenticamente humano tem necessidade do princípio da gratuidade como expressão de fraternidade e da lógica do dom. Concretamente na actividade económica, o obreiro da paz aparece como aquele que cria relações de lealdade e reciprocidade com os colaboradores e os colegas, com os clientes e os usuários. Ele exerce a actividade económica para o bem comum, vive o seu compromisso como algo que ultrapassa o interesse próprio, beneficiando as gerações presentes e futuras. Deste modo sente-se a trabalhar não só para si mesmo, mas também para dar aos outros um futuro e um trabalho dignos.

No âmbito econômico, são necessárias – especialmente por parte dos Estados – políticas de desenvolvimento industrial e agrícola que tenham a peito o progresso social e a universalização de um Estado de direito e democrático. Fundamental e imprescindível é também a estruturação ética dos mercados monetário, financeiro e comercial; devem ser estabilizados e melhor coordenados e controlados, de modo que não causem dano aos mais pobres. A solicitude dos diversos obreiros da paz deve ainda concentrar-se – com mais determinação do que tem sido feito até agora – na consideração da crise alimentar, muito mais grave do que a financeira. O tema da segurança das provisões alimentares voltou a ser central na agenda política internacional, por causa de crises relacionadas, para além do mais, com as bruscas oscilações do preço das matérias--primas agrícolas, com comportamentos irresponsáveis por parte de certos agentes económicos e com um controle insuficiente por parte dos Governos e da comunidade internacional. Para enfrentar semelhante crise, os obreiros da paz são chamados a trabalhar juntos em espírito de solidariedade, desde o nível local até ao internacional, com o objectivo de colocar os agricultores, especialmente nas pequenas realidades rurais, em condições de poderem realizar a sua actividade de modo digno e sustentável dos pontos de vista social, ambiental e económico.

Educação para uma cultura da paz, o papel da família e das instituições

6. Desejo veementemente reafirmar que os diversos obreiros da paz são chamados a cultivar a paixão pelo bem comum da família e pela justiça social, bem como o empenho por uma válida educação social.

Ninguém pode ignorar ou subestimar o papel decisivo da família, célula básica da sociedade, dos pontos de vista demográfico, ético, pedagógico, económico e político. Ela possui uma vocação natural para promover a vida: acompanha as pessoas no seu crescimento e estimula-as a enriquecerem-se entre si através do cuidado recíproco. De modo especial, a família cristã guarda em si o primordial projecto da educação das pessoas segundo a medida do amor divino. A família é um dos sujeitos sociais indispensáveis para a realização duma cultura da paz. É preciso tutelar o direito dos pais e o seu papel primário na educação dos filhos, nomeadamente nos âmbitos moral e religioso. Na família, nascem e crescem os obreiros da paz, os futuros promotores duma cultura da vida e do amor.

Nesta tarefa imensa de educar para a paz, estão envolvidas de modo particular as comunidades dos crentes. A Igreja toma parte nesta grande responsabilidade através da nova evangelização, que tem como pontos de apoio a conversão à verdade e ao amor de Cristo e, consequentemente, o renascimento espiritual e moral das pessoas e das sociedades. O encontro com Jesus Cristo plasma os obreiros da paz, comprometendo-os na comunhão e na superação da injustiça.

Uma missão especial em prol da paz é desempenhada pelas instituições culturais, escolásticas e universitárias. Delas se requer uma notável contribuição não só para a formação de novas gerações de líderes, mas também para a renovação das instituições públicas, nacionais e internacionais. Podem também contribuir para uma reflexão científica que radique as actividades económicas e financeiras numa sólida base antropológica e ética. O mundo actual, particularmente o mundo da política, necessita do apoio dum novo pensamento, duma nova síntese cultural, para superar tecnicismos e harmonizar as várias tendências políticas em ordem ao bem comum. Este, visto como conjunto de relações interpessoais e instituições positivas ao serviço do crescimento integral dos indivíduos e dos grupos, está na base de toda a verdadeira educação para a paz.

Uma pedagogia do obreiro da paz

7. Concluindo, há necessidade de propor e promover uma pedagogia da paz. Esta requer uma vida interior rica, referências morais claras e válidas, atitudes e estilos de vida adequados. Com efeito, as obras de paz concorrem para realizar o bem comum e criam o interesse pela paz, educando para ela. Pensamentos, palavras e gestos de paz criam uma mentalidade e uma cultura da paz, uma atmosfera de respeito, honestidade e cordialidade. Por isso, é necessário ensinar os homens a amarem-se e educarem-se para a paz, a viverem mais de benevolência que de mera tolerância. Incentivo fundamental será « dizer não à vingança, reconhecer os próprios erros, aceitar as desculpas sem as buscar e, finalmente, perdoar »,7 de modo que os erros e as ofensas possam ser verdadeiramente reconhecidos a fim de caminhar juntos para a reconciliação. Isto requer a difusão duma pedagogia do perdão. Na realidade, o mal vence-se com o bem, e a justiça deve ser procurada imitando a Deus Pai que ama todos os seus filhos (cf. Mt 5, 21-48). É um trabalho lento, porque supõe uma evolução espiritual, uma educação para os valores mais altos, uma visão nova da história humana. É preciso renunciar à paz falsa, que prometem os ídolos deste mundo, e aos perigos que a acompanham; refiro-me à paz que torna as consciências cada vez mais insensíveis, que leva a fechar-se em si mesmo, a uma existência atrofiada vivida na indiferença. Ao contrário, a pedagogia da paz implica serviço, compaixão, solidariedade, coragem e perseverança.

Jesus encarna o conjunto destas atitudes na sua vida até ao dom total de Si mesmo, até «perder a vida» (cf. Mt 10, 39; Lc 17, 33; Jo 12, 25). E promete aos seus discípulos que chegarão, mais cedo ou mais tarde, a fazer a descoberta extraordinária de que falamos no início: no mundo, está presente Deus, o Deus de Jesus Cristo, plenamente solidário com os homens. Neste contexto, apraz-me lembrar a oração com que se pede a Deus para fazer de nós instrumentos da sua paz, a fim de levar o seu amor onde há ódio, o seu perdão onde há ofensa, a verdadeira fé onde há dúvida. Por nossa vez pedimos a Deus, juntamente com o Beato João XXIII, que ilumine os responsáveis dos povos para que, junto com a solicitude pelo justo bem-estar dos próprios concidadãos, garantam e defendam o dom precioso da paz; inflame a vontade de todos para superarem as barreiras que dividem, reforçarem os vínculos da caridade mútua, compreenderem os outros e perdoarem aos que lhes tiverem feito injúrias, de tal modo que, em virtude da sua acção, todos os povos da terra se tornem irmãos e floresça neles e reine para sempre a tão suspirada paz.

Com esta invocação, faço votos de que todos possam ser autênticos obreiros e construtores da paz, para que a cidade do homem cresça em concórdia fraterna, na prosperidade e na paz.

Vaticano, 8 de Dezembro de 2012.