quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Onde dormirão os pobres?

Publicado por Jblibanio em 13/5/2012 (165 leituras)
ONDE DORMIRÃO OS POBRES (Êxodo 22, 26)?
(Carta para a Folha de São Paulo)

A Igreja defrontou-se sempre com o binômio imagem e realidade. As análises sociológicas e críticas ajudam-na a perceber a defasagem entre ambas. “Requiem para a libertação” de Otávio Frias Filho prestou-lhe esse serviço, não desvendando-lhe a essência - papel da teologia -, mas retratando-lhe o rosto.
O autor percebeu bem o deslocamento de uma figura de Igreja da libertação, que marcou presença nas escuras décadas da repressão até o heroísmo de seus mártires, para uma Igreja festiva da visibilidade mediática.
A Igreja da libertação revelara naqueles momentos a força germinal da fé. Iluminou-lhe a teologia da libertação. Não era “materialista”, nem se confinara a uma sociologia coletivista, mas recuperara a dimensão ética inegociável do Cristianismo. Rompera, sim, a barreira dualista entre dimensão espiritual e material da existência, como o próprio mistério da Encarnação - fazer-se carne - do Verbo Divino - espírito - realisticamente revela.
A dimensão religiosa humana não se identifica com o coração da fé cristã. Os efeitos espiritualistas, estimulados por instrumentos da técnica mediática, não são experiências cristãs sem mais. Estas são indissociáveis do compromisso sério e conseqüente com os pobres na linha do seguimento de Cristo. A Lei Antiga, que o Cristianismo assumiu, mostra-nos Deus ouvindo o clamor do estrangeiro, da viúva, do órfão, do pobre (Ex 20, 20-26). Javé se preocupa pelo “onde dormirão os pobres”. Essa exigência ética e teologal fez a preocupação e a ocupação da teologia da libertação. Nenhum papa pode dizimá-la, porque iria contra o cerne da fé bíblico-cristã.
A Igreja da libertação pôde ter descuidado outras dimensões humanas da afetividade e da festa, hoje em voga. Isso não significa sua morte. É momento de rever os pontos em que falhou e integrar no seu seio a alegria, o gozo da oração e da festa, sem abrir mão em nada da seriedade de seu engajamento com os pobres. Aí está o seu futuro.     J. B. Libanio

terça-feira, 4 de setembro de 2012


Palavra de encerramento na festa de Sant’Ana e São Joaquim 2012.

Querido Povo de Deus, devoto de Sant’Ana e São Joaquim,

Excelentíssimo e Reverendíssimo Arcebispo Metropolitano, D. Jaime Vieira,
Reverendíssimos irmãos presbíteros e diáconos,
Reverendissimas e queridas religiosas,
Seminaristas,
Exma Sra. Prefeita Norma Ferreira,
Deputados,
Vereadores,
Demais Autoridades civis e militares,
Equipes de trabalho da festa, às quais agradeço e reconheço pelo bem feito,

Temos tanto a agradecer. Agradecemos a Deus por mais uma oportunidade que nos é concedida de poder encerrar mais uma festa dos padroeiros. Sem dúvida, Tivemos um Novenário que nos proporcionou um momento muito especial de encontro com Jesus Cristo, através de tudo que celebramos e vivemos. Tivemos um tempo da graça de Deus na vida da nossa Paróquia e, sem dúvida, na história do nosso Município. Não podemos dissociar o que é São José de Mipibu de hoje, esquecendo o que foi, o que é e o que será a Igreja Católica. Por isso, precisamos continuar a investir e confiar nos cristãos e, conseqüentemente, nos seus cidadãos. Confio que os cristãos de São José de Mipibu, como tantos outros do passado, precisam qualificar o que pode ser este Município no desenrolar do tempo. Que elementos determinantes da dignidade humana dos filhos desta terra são vistos? Que potencialidades nós temos, que poderão fazer a diferença da história mipibuense no futuro? Quem, deveras, está preocupado com isto? Tenho certeza que na festa dos nossos padroeiros, refletimos sobre estas várias possibilidades. Tudo graças ao encontro das famílias, dos jovens, das crianças, das pessoas de boa vontade que entendem o valor da experiência da vida em comunidade. Isto mesmo! A Igreja forma as pessoas para o verdadeiro sentido da beleza comunitária. Pois, ela tem seu encanto porque se harmoniza pela diferença. Ela trás, pelos símbolos, mas antes de tudo, pelo que ela é e por Quem ela é, as reais condições de fortalecimento da vida em Sociedade. Partindo da Palavra, que é Deus, diz ao ser humano o que ele mais precisa e anseia para sua felicidade. Por isso, a verdade, a justiça, a paz, que só se solidificarão quando cada um tiver o que for necessário para o seu bem estar, devem ser a anunciadas e vividas. Jesus afirmou que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10). Essa consciência de que o que esperamos do futuro já devemos buscá-lo no tempo presente, não pode ser esquecido pelas palavras e pelo testemunho cristãos. Jesus Cristo, na perspectiva do tempo de Deus, que é eterno e, por isso, sempre atual, disse: convertei-vos e crede no Evangelho, porque o Reino de Deus está próximo (Mc 1,15). A grande e mais excelsa missão da Igreja é traduzir no tempo o que Deus quer para a Humanidade. Para São José de Mipibu o Plano de Salvação é o mesmo. Precisamos nos converter a Ele e, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, tornarmo-nos Discípulos/Missionários. Eis a urgência da ação pastoral da Igreja para os tempos atuais. Não podemos trair a Jesus Cristo! Não podemos trair a Igreja! Não podemos trair o nosso Batismo! Não podemos trair a nossa Filiação Divina! E isto serve para todos. Nós, ministros ordenados, governantes, deputados, vereadores, representantes da justiça, lideranças comunitárias, candidatos a cargos eletivos deste ano, famílias, jovens, estudantes, universitários, profissionais liberais, agricultores, professores e, muito especialmente, os mais pobres dos pobres, que enquanto sujeitos tornam-se ao mesmo tempo objeto do que nós devemos dizer e fazer para o desenvolvimento da Paróquia e do Município. Particularmente, sinto que, como cristãos e cidadãos, devemos ser mais inquietos e abertos a novas realidades. São José de Mipibu não será e não terá futuro se não for capaz de visualizar o futuro. Estamos na Região Metropolitana do Estado, na Grande Natal. Com suas perspectivas de crescimento estrutural e econômico, que devido a alguns empreendimentos de proporção internacional, a saber: a construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo e a realização da Copa do Mundo, sofrerá um rápido desenvolvimento, que, para o qual, talvez não esteja preparado humanamente para absolver tamanha exigência na área dos recursos humanos que são necessários. Não só como Município, mas também como Igreja, precisamos visualizar os desafios concomitantes a estes fenômenos. Além de um projeto de Evangelização ousado e objetivo, teremos que aprimorar e aguçar nossa capacidade de interpretação da realidade (hermenêutica). A V Conferência de Aparecida já deu uma luz para que a Igreja possa adentrar na dinâmica necessária para a demanda desta Nova Evangelização. O que temos que fazer, no momento, é termos determinação na aplicação do que já nos foi proposto, lembrando-nos da importância do Estado de Missão Permanente, a Formação Permanente e, por que não dizer, a Setorização Paroquial ampliada das práticas missionárias que nos levarão ao mínimo (pequenas comunidades) e a presença também nos meios de comunicação que nos colocarão diante de todos e para todos. Temos o Espírito Santo de Deus, nossa Força, temos a Palavra, que é de Deus e é Eterna, temos a “Eucarístia que, há 250 anos é fonte de evangelização nestas terras do Mipibu”, temos um Povo querido, que tem desejo de Cristo, que ama a Igreja e que, por isso, pode abrir o coração à missão e a busca de melhores condições de vida e dignidade humana. Desta forma, também faz-se necessário que os representantes públicos, do presente e do futuro, possam apostar nas condições e possibilidades do nosso povo, “tendo um projeto, não só político, mas mais ainda de gestão” que contemple realmente as necessidades mais urgentes das nossas comunidades, como a educação, saúde, segurança, saneamento básico, lazer de qualidade, que valorize a cultura e a vida dos nossos jovens e crianças, dentre outras peculiaridades. Para que estes bens e valores possam fazer parte da vida dos mipibuenses mais rapidamente, o apoio simbólico da Igreja pode ser determinante. O povo mipibuense ama a Igreja e confia na Igreja, pois tem consciência que ela sempre esteve ao lado da comunidade e com a comunidade. Basta lermos nossa história. São 250 anos que se entrecruzam a vida religiosa com a vida civil. Vejamos onde está e o que representa a Igreja Matriz para o povo mipibuense (axis mundi). Nela está o centro de Mipibu. Pois é a síntese arquitetônica da beleza inconsciente da comunidade. Ela tem Cristo eucarístico sempre presente no sacrário. Nela a Eucarístia é diariamente celebrada pela santificação de todos, que amam a Cristo e a Igreja.
Querido Povo de Deus, vamos continuar, vamos evangelizar! A especial realização da festa dos nossos padroeiros, mais uma vez, nos diz que podemos e, mais ainda, que devemos. Não podemos pecar por omissão e falta de fé. Quem somos nós sem Deus? O que pode ser da vida humana sem a presença Daquele que é o princípio e o fim de tudo? O mundo moderno e os pobres de espírito da atualidade querem o ofuscamento de Deus da vida dos homens; porque se Deus é escondido, tudo pode ser permitido, como a injustiça, a miséria, a fome, a corrupção e a morte de inocentes, o desrespeito aos miseráveis e etc. Deus é amor e só quem se entregou ao maligno ofende e sabota o que é de Deus. Quem O ama terá a vida plena e a promoverá aos outros.
Por fim, querido Pastor, D. Jaime Vieira Rocha, nosso Arcebispo Metropolitano, o senhor acabou de receber o PÁLIO, que é a insígnia própria dos metropolitas, ou seja, daqueles que devem ser referência da Unidade e da Comunhão numa determinada província eclesiástica e na relação com a pessoa do Santo Padre. Querido Pastor, os santos Padres sempre afirmaram que onde está o Bispo,aí, está a Igreja. Nós acreditamos verdadeiramente nesta sentença e queremos como Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim dizer que estamos em comunhão com o Senhor e com a Igreja de Cristo. Estamos ao seu lado nas alegrias e nas dificuldades. Formamos o nosso querido Povo para a comunhão e a verdade de Cristo, que é a mesma da Igreja. O Senhor nos alegra com sua presença e nos confirma na Fé. Este ano, com o Ano da Fé, celebraremos o IV Congresso Eucarístico Paroquial, e sua presença, aqui e agora, já é um presságio do que queremos testemunhar neste aniversário dos 250 anos da nossa Paróquia, os 50 anos do Conc. Vat II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. Precisamos fortalecer a Fé dos que nos foram confiados. Sua presença já é para nós catequese e testemunho da presença de quem é um BOM PASTOR. Deus seja louvado! Obrigado, D. Jaime! Obrigado, querido Povo de Deus e Viva Sant’Ana e São Joaquim!

São José de Mipibú, 26 de julho de 2012

Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibú e Vigário Episcopal Sul da Arquidiocese.   
              


Legado do Concílio
26/01/2011
Cardeal Eugenio de Araujo Sales - Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de JaneiroA+a-ImprimirAdicione aos FavoritosRSSEnvie para um amigo
Há cinco décadas realizou-se o Concílio Ecumênico Vaticano II. Fica a interrogação: qual o seu legado? Suas diretrizes estão sendo postas em prática?

Em comentário anterior, buscamos ver o relacionamento Igreja-mundo. Hoje, os frutos, no interior da própria obra instituída por Cristo.

Sem modificar absolutamente nada do que constitui sua identidade – nem podia ser de outra forma! – foram introduzidas alterações de grande e benéfica repercussão na vida dos fiéis. Podemos comparar com um rejuvenescimento.

Antes, a Igreja se apresentava preponderantemente como uma sociedade de estrutura vertical. A partir das decisões do Vaticano II, sob as luzes do Espírito Santo, desencadeou-se um profundo e constante processo de comunhão e participação em todos os níveis da vida cristã. Perdura a estrutura existente, mas surgiu uma nova consciência: todo batizado efetivamente a força redentora de Jesus. Como diz São Paulo: “Completo em minha carne o que falta à Paixão do Cristo” (Cl 1,24).

A Constituição “Lumen Gentium”, fazendo eco a documentos mais antigos, nos lembra que todos os fiéis se integram no sacerdócio santificador de Cristo. Esta visão da realidade eclesial tem igualmente uma estrutura hierárquica. Por vontade do Fundador, cada cristão recebe parte do seu poder redentor, sem que a comunidade se transforme em massa amorfa, em aglomerado anônimo. Há um corpo orgânico que se assemelha a uma família bem constituída. A dignidade de cada filho, pequeno ou crescido, em nada enfraquece a autoridade específica dos pais. Pelo contrário, confirma-a, em sua plena dimensão. Na instituição fundada por Cristo, a atuação do leigo não diminui o insubstituível ofício do Pastor que, em nome do Senhor, é o guia de uma sociedade participativa. O Bispo exerce sua múmus, não por deputação dos fiéis mas em nome de Jesus que a outorga. Por isso, não se podem comparara o governante civil, os dirigentes políticos com a função dos Sucessores dos Apóstolos. O cristão deve ver nos Pastores o dom do amor redentor de Jesus a seu rebanho: “Quem vos ouve é a mim que ouve” (Lc 10,16) é “A quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (Jo 20,23).

Hoje são múltiplas as formas de trabalho dos leigos nas paróquias e dioceses. Sabem-se corresponsáveis não somente em atividades internas, como a catequese, mas também na ação junto ao mundo: atividade social, nos meios de comunicação, nos campos educacional e ecumênico. Antes do Concílio já existiam, mas com exceções ou em nível não-oficial. Hoje, é comum perceber esse novo procedimento. São membros ativos da missão confiada por Cristo aos Apóstolos. Das celebrações, todos tomam parte, embora em grau diverso; vários ministérios, de forma extraordinária, não são exclusivos dos ministros sacros; na elaboração do planejamento pastoral é ampla a cooperação.

A introdução da língua vernácula na Liturgia foi, sem dúvida, fator importante de maior integração entre os diferentes níveis que formam o Povo de Deus.

O Vaticano II trouxe uma preciosa modificação no relacionamento entre a Igreja Católica e as demais religiões. Recebeu valioso incentivo o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, uma nova perspectiva em relação aos Judeus. Parte da preservação da identidade, para abrir-se aos que têm outras crenças. O resultado, embora lento, é indiscutível. Grandes problemas da Humanidade, como a busca da paz, hoje são abordados dentro de uma convivência cordial. O respeito mútuo permite o esforço sincero e leal em benefício dos povos. As reuniões ocorridas em Assis, promovidas pelo Santo Padre e com a presença de líderes religiosos os mais diversos, são a prova desse bom êxito do Concílio.

O reconhecimento amplo e claro da liberdade de consciência suprimiu áreas de estéril atrito. Reafirma o Concílio a verdade única, o dever de buscá-la com afinco, mas não agride a convicção dos demais filhos de Deus. Para nós, a Igreja Católica é a única fundada por Jesus Cristo, mas o Vaticano II proclama que há nas diversas confissões cristãs elementos verdadeiros da herança cristã (“Lumem Gentium”, nº 15) e naqueles que, sem culpa, não conhecem Jesus Cristo, existem “sementes do Verbo” de Deus (Decreto “Ad Gentes”, nº 11).

Os meios de comunicação social mereceram, com justiça, uma atenção especial. O documento “Inter Mirifica”, com as subsequentes Instruções “Communio et Progressio” e a mais recente, “Aetatis Novae”, revelam uma mudança de atitudes, enfatizando o valor desses inestimáveis instrumentos para propagar a Mensagem do Evangelho.

A 18 de novembro de 1965, quando Paulo VI promulgava a Constituição Apostólica “Dei Verbum” sobre a divina Revelação, abriu novo e importante capítulo na vida da Igreja. Nesse Documento estavam postos os fundamentos para um profundo e eficaz retorno à Bíblia. Ela sempre ocupou um lugar de destaque em toda vida católica. Mas a partir do Vaticano II, alargaram-se novos horizontes, com efeitos benéficos em toda a atuação eclesial.

A Palavra de Deus escrita goza, na Igreja Católica, especialmente na Liturgia, catequese, ação pastoral de uma vivacidade que, nem sempre, é encontrada em outras denominações cristãs.

A dinâmica da renovação litúrgica não se exaure no texto do “Sacrossanto Concílio”.

E Maria ocupou, no Vaticano II, o lugar que merece, no coração da Obra de Cristo.

Esses comentários por ocasião do 50º aniversário da realização do último Concílio desejam estimular a leitura e o estudo dos 16 documentos que marcaram profundamente este milênio. O fato de ter havido, e ainda perduram, desvios, não justifica restrições ao Vaticano II. Ele é resultado de pessoas que não souberam ou não quiseram interpretá-lo à luz do Espírito Santo.

O “Legado do Concílio” é um grandioso movimento que marcou e ainda assinala hoje – e o fará no futuro - , a vida da Igreja de Cristo.



Rádio Catedral


  + Arcebispo Emérito
Dom Eugenio Sales
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A Palavra do Senhor
João Paulo II
Catechesi Tradendae


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26/01/2011
Cardeal Eugenio de Araujo Sales - Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de JaneiroA+a-ImprimirAdicione aos FavoritosRSSEnvie para um amigo
Há cinco décadas realizou-se o Concílio Ecumênico Vaticano II. Fica a interrogação: qual o seu legado? Suas diretrizes estão sendo postas em prática?

Em comentário anterior, buscamos ver o relacionamento Igreja-mundo. Hoje, os frutos, no interior da própria obra instituída por Cristo.

Sem modificar absolutamente nada do que constitui sua identidade – nem podia ser de outra forma! – foram introduzidas alterações de grande e benéfica repercussão na vida dos fiéis. Podemos comparar com um rejuvenescimento.

Antes, a Igreja se apresentava preponderantemente como uma sociedade de estrutura vertical. A partir das decisões do Vaticano II, sob as luzes do Espírito Santo, desencadeou-se um profundo e constante processo de comunhão e participação em todos os níveis da vida cristã. Perdura a estrutura existente, mas surgiu uma nova consciência: todo batizado efetivamente a força redentora de Jesus. Como diz São Paulo: “Completo em minha carne o que falta à Paixão do Cristo” (Cl 1,24).

A Constituição “Lumen Gentium”, fazendo eco a documentos mais antigos, nos lembra que todos os fiéis se integram no sacerdócio santificador de Cristo. Esta visão da realidade eclesial tem igualmente uma estrutura hierárquica. Por vontade do Fundador, cada cristão recebe parte do seu poder redentor, sem que a comunidade se transforme em massa amorfa, em aglomerado anônimo. Há um corpo orgânico que se assemelha a uma família bem constituída. A dignidade de cada filho, pequeno ou crescido, em nada enfraquece a autoridade específica dos pais. Pelo contrário, confirma-a, em sua plena dimensão. Na instituição fundada por Cristo, a atuação do leigo não diminui o insubstituível ofício do Pastor que, em nome do Senhor, é o guia de uma sociedade participativa. O Bispo exerce sua múmus, não por deputação dos fiéis mas em nome de Jesus que a outorga. Por isso, não se podem comparara o governante civil, os dirigentes políticos com a função dos Sucessores dos Apóstolos. O cristão deve ver nos Pastores o dom do amor redentor de Jesus a seu rebanho: “Quem vos ouve é a mim que ouve” (Lc 10,16) é “A quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (Jo 20,23).

Hoje são múltiplas as formas de trabalho dos leigos nas paróquias e dioceses. Sabem-se corresponsáveis não somente em atividades internas, como a catequese, mas também na ação junto ao mundo: atividade social, nos meios de comunicação, nos campos educacional e ecumênico. Antes do Concílio já existiam, mas com exceções ou em nível não-oficial. Hoje, é comum perceber esse novo procedimento. São membros ativos da missão confiada por Cristo aos Apóstolos. Das celebrações, todos tomam parte, embora em grau diverso; vários ministérios, de forma extraordinária, não são exclusivos dos ministros sacros; na elaboração do planejamento pastoral é ampla a cooperação.

A introdução da língua vernácula na Liturgia foi, sem dúvida, fator importante de maior integração entre os diferentes níveis que formam o Povo de Deus.

O Vaticano II trouxe uma preciosa modificação no relacionamento entre a Igreja Católica e as demais religiões. Recebeu valioso incentivo o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, uma nova perspectiva em relação aos Judeus. Parte da preservação da identidade, para abrir-se aos que têm outras crenças. O resultado, embora lento, é indiscutível. Grandes problemas da Humanidade, como a busca da paz, hoje são abordados dentro de uma convivência cordial. O respeito mútuo permite o esforço sincero e leal em benefício dos povos. As reuniões ocorridas em Assis, promovidas pelo Santo Padre e com a presença de líderes religiosos os mais diversos, são a prova desse bom êxito do Concílio.

O reconhecimento amplo e claro da liberdade de consciência suprimiu áreas de estéril atrito. Reafirma o Concílio a verdade única, o dever de buscá-la com afinco, mas não agride a convicção dos demais filhos de Deus. Para nós, a Igreja Católica é a única fundada por Jesus Cristo, mas o Vaticano II proclama que há nas diversas confissões cristãs elementos verdadeiros da herança cristã (“Lumem Gentium”, nº 15) e naqueles que, sem culpa, não conhecem Jesus Cristo, existem “sementes do Verbo” de Deus (Decreto “Ad Gentes”, nº 11).

Os meios de comunicação social mereceram, com justiça, uma atenção especial. O documento “Inter Mirifica”, com as subsequentes Instruções “Communio et Progressio” e a mais recente, “Aetatis Novae”, revelam uma mudança de atitudes, enfatizando o valor desses inestimáveis instrumentos para propagar a Mensagem do Evangelho.

A 18 de novembro de 1965, quando Paulo VI promulgava a Constituição Apostólica “Dei Verbum” sobre a divina Revelação, abriu novo e importante capítulo na vida da Igreja. Nesse Documento estavam postos os fundamentos para um profundo e eficaz retorno à Bíblia. Ela sempre ocupou um lugar de destaque em toda vida católica. Mas a partir do Vaticano II, alargaram-se novos horizontes, com efeitos benéficos em toda a atuação eclesial.

A Palavra de Deus escrita goza, na Igreja Católica, especialmente na Liturgia, catequese, ação pastoral de uma vivacidade que, nem sempre, é encontrada em outras denominações cristãs.

A dinâmica da renovação litúrgica não se exaure no texto do “Sacrossanto Concílio”.

E Maria ocupou, no Vaticano II, o lugar que merece, no coração da Obra de Cristo.

Esses comentários por ocasião do 50º aniversário da realização do último Concílio desejam estimular a leitura e o estudo dos 16 documentos que marcaram profundamente este milênio. O fato de ter havido, e ainda perduram, desvios, não justifica restrições ao Vaticano II. Ele é resultado de pessoas que não souberam ou não quiseram interpretá-lo à luz do Espírito Santo.

O “Legado do Concílio” é um grandioso movimento que marcou e ainda assinala hoje – e o fará no futuro - , a vida da Igreja de Cristo.



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segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Equipe Executiva do Conselho Missionário Nacional se reúne em Brasília


A sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), acolheu nos dias 30 e 31 de agosto, mais uma reunião da Equipe Executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA). A pauta contemplou uma avaliação das principais atividades coordenadas pelos organismos envolvidos da animação e reflexão missionária.

Ao abrir a reunião, dom Sérgio Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e do COMINA, citou o Documento de Aparecida: “A renovação das paróquias no início do terceiro milênio exige a reformulação de suas estruturas, para que seja um a rede de comunidades e grupos, capazes de se articular conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo em comunhão” (172). Dom Sérgio justificou a escolha dessa citação ao anunciar o tema central da próxima Assembleia Geral da CNBB em 2013: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Recordou ainda que o trabalho do COMINA deverá ajudar a não deixar de lado a dimensão missionária das paróquias.

O assessor do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), padre Paulo Suess fez uma reflexão sobre a relação entre o Estado secular e as religiões. “Até onde o Estado pode intervir na religião?”, indagou o teólogo citando como exemplo a recente decisão do Tribunal Regional de Colônia na Alemanha de considerar crime de lesão corporal a circuncisão de menores. Ele se referia ao caso de um garoto muçulmano de quatro anos de idade que em 2010, fora submetido à uma intervenção cirúrgico-ritual de circuncisão. Diante da complexidade do tema padre Suess questionou: “Onde se situa a circuncisão: entre o direito à integridade física da criança e o dever dos pais de introduzi-la na cultura religiosa que lhe confere identidade, pertença, passado e futuro?” Na opinião do teólogo, “tais proibições não contribuiriam para salvar direitos individuais de crianças ou adolescentes, mas seria o início do fim da identidade do respectivo povo”. Para ele, “o Estado secular não só tolera as diferentes religiões, mas as reconhece como sujeitos coletivos de direitos humanos. Ele as necessita porque o mundo religioso mantém viva a consciência daquilo, que falta ao Estado secular”, concluiu.

Avaliação do 3º Congresso Missionário Nacional

O evento realizado em Palmas (TO) no mês de julho reuniu mais de 600 pessoas e foi avaliado positivamente. Padre Fábio Gleiser, da Arquidiocese de Palmas, secretário executivo do Congresso relatou a avaliação da equipe local. “Realizar um congresso desse porte em Palmas, diante das dificuldades, já foi muito positivo. Houve um entrosamento entre as 12 equipes de trabalho e a disponibilidades das 280 famílias na hospedagem dos participantes foi louvável”, destacou padre Fábio.

A maioria dos presentes achou que os problemas pontuais foram consideradas normais para um evento de grande porte. Para o diretor Nacional das POM, padre Camilo Pauleti, “o importante foi fazer uma reflexão sobre a missão da Igreja e a necessidade de intensificar a participação do Brasil na missão universal”.

JMJ - Rio 2013

Por ocasião da JMJ-Rio 2013, as Pontifícias Obras Missionárias de vários países do mundo promoverão uma Semana Missionária em São Gonçalo (RJ), no mesmo período em que se realiza a Semana Missionária em todas as dioceses do Brasil (dias 16 a 20 de julho 2013). Segundo padre Marcelo Gualberto Monteiro, secretário da Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, o objetivo é reunir jovens que virão para a JMJ e desejam refletir sobre a Missão. No dia 23 de julho acontecerá o Encontro Internacional da Juventude Missionária. Durante a JMJ as POM terão sua sede Missionária na paróquia São Domingos em Niterói (RJ) e um espaço na Expo católica do Rio.

Missão na Amazônia e Povos Indígenas

Irmã Irene Lopes dos Santos, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB falou sobre o Encontro realizado em julho para marcar os 40 anos do Documento de Santarém (PA). Relatou ainda, aspectos da viagem que fez a Macapá e ao Oiapoque, na fronteira com a Guiana. “Passando pelas comunidades da região percebe-se a realidade triste do tráfico de meninas para fins de exploração sexual, a prostituição, o consumo elevado de bebidas alcoólicas e drogas, inclusive em comunidades indígenas”, lamentou a religiosa. “Diante desses desafios, acredito muito na Igreja missionária da Amazônia”, disse Irmã Irene.

O representante do CIMI, Cleber Buzatto, informou sobre a situação dos Povos Indígenas em diversas regiões do Brasil, de maneira particular com relação à saúde e questões fundiárias. Explicou que Advocacia Geral da União (AGU) publicou uma orientação (Portaria 203), na qual pede que os advogados da União utilizem como parâmetro as atenuantes propostas no caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para todas as Terras Indígenas no Brasil. “O que mais preocupa é a questão fundiária e especificamente alguns instrumentos que vem sendo usado nas diferentes instâncias do Estado (Congresso e Senado) para atacar os direitos dos povos indígenas”, afirmou Buzatto.

Solidariedade com o Haiti

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) foi representada pela irmã Antônia Mendes. Sobre o Projeto de Solidariedade com o Haiti, realizado numa parceria entre a CRB e a CNBB, com a ajuda da Cáritas brasileira, irmã Antônia comunicou o envio de mais uma religiosa. Trata-se da irmã Goreth Ribeiro dos Santos, missionária teresiana que em breve vai reforçar a equipe de seis religiosas atuando pelo Projeto naquele país. O trabalho contempla ação evangelizadora, humana e social. Irmã Antônia comunicou também a realização do “Fórum de atuação profético-missionário”, promovido pelas CRB e marcado para os dias 06 a 09 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Sob a coordenação da irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Secretária Executiva do COMINA, a Equipe tratou também de assuntos referentes à Missão Continental, cursos realizados no Centro Cultural Missionário (CCM), Seminário “Juventude e Missão”, site “Além-fronteiras” e publicação das memórias do 3º Congresso Missionário Nacional.

O COMINA é um organismo da Igreja católica no Brasil que tem como finalidade a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária além-fronteiras das igrejas locais através de um serviço qualificado de assessoria, de coordenação e de projeto. É formado pelos bispos responsáveis e assessores da Dimensão Missionária da CNBB, pelo diretor e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do Centro Cultural Missionário (CCM), presidente da Conferências dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e pelos representantes de institutos, organismos e imprensa missionária.

Fonte: CNBB

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Conversa, domingo 02 de setembro 2012

Através do meu irmão e amigo, o padre João Pubben, acabo de saber da passagem definitiva do Cardeal Carlo Maria Martini, que conheci como arcebispo de Milão no começo dos anos 90. Um homem excepcional. Uma vez, escreveram um livro coletivo sobre as pessoas que marcaram o século XX. Havia um capítulo dedicado ao papa João XXIII. Não me lembro o nome do autor, mas o título chamava a atenção: "João XXIII: finalmente, um cristão no Vaticano". Lembro-me desse título ao me recordar do cardeal Martini. Não que ele fosse um homem do Vaticano. Nunca foi. Jesuíta, era exegeta e dirigiu o Instituto Bíblico em Roma. De lá foi nomeado arcebispo de Milão e se tornou cardeal. Distinguiu-se por ser um humanista aberto e homem de diálogo. Em Milão, fundou uma cátedra sobre o diálogo da fé com os não crentes. E de fato manteve diálogo com vários filósofos e intelectuais importantes. Em   
Roma, não era muito estimado, nem pelo atual papa nem pelo anterior. Mas, sempre o respeitaram, por causa de sua profunda integridade e pela profundidade do seu pensamento. No ano 2000, propôs abertamente que o papa convocasse um novo concílio ecumênico para renovar a Igreja e inseri-la no século XXI. Depois, como percebeu que, em Roma, a cúria nunca aceitaria a sua proposta e se a acolhesse, a transformaria tanto que ela perderia seu objetivo, ele propôs não mais um concílio (que seria só de bispos e teria de ser convocado pelo papa), mas um fórum ecumênico mundial e que integrasse todos os que crêem. O tema seria o já proposto por um teólogo dos anos 40 (Bonhoeffer): "Paz, justiça e defesa da natureza". Creio que um dia, ao estudar nossa época, os historiadores do futuro mostrarão a importância que teve para a nossa Igreja a presença e a atuação de um homem como o Cardeal Martini. Que descanse em paz. E a sua herança profética permaneça viva e atuante. 

domingo, 2 de setembro de 2012


30/08/2012 Reflexão

A dimensão do profundo: o espírito e a espiritualidade

O ser humano não possui apenas exterioridade que é sua expressão corporal. Nem só interioriadade que é seu universo psíquico interior. Ele vem dotado também de profundidade que é sua dimensão espiritual.
O espírito não é uma parte do ser humano ao lado de outras. É o ser humano inteiro que por sua consciência se percebe partencendo ao Todo e como porção integrante dele. Pelo espírito temos a capacidade de ir além das meras aparências, do que vemos, escutamos, pensamos e amamos. Podemos apreender o outro lado das coisas, o seu profundo. As coisas não são apenas ‘coisas’. O espírito capta nelas símbolos e metáforas de uma outra realidade, presente nelas mas que não está circunscrita a elas, pois as desborda por todos os lados. Elas recordam, apontam e remetem à outra dimensão a que chamamos de profundidade.
Assim, uma montanha não é apenas uma montanha. Pelo fato de ser montanha, transmite o sentido da majestade. O mar evoca a grandiosidade, o céu estrelado, a imensidão, os vincos profundos do rosto de um ancião, à dura luta da vida e os olhos brilhantes de uma criança, o mistério da vida.
É próprio do ser humano, portador de espírito, perceber valores e significados e não apenas elencar fatos e ações. Com efeito, o que realmente conta para as pessoas, não são tanto as coisas que lhes acontecem mas o que elas significam para suas vidas e que tipo de experiências marcantes lhes proporcionaram.
Tudo que acontece carrega, e xistencialmente, um caráter simbólico, ou podemos dizer até sacramental. Já observava finamente Goethe:”tudo o que é passageiro não é senão um sinal”(Alles Vergÿngliche ist nur ein Zeichen”). É da natureza do sinal-sacramento tornar presente um sentido maior, transcendente, realizá-lo na pessoa e faze-lo objeto de experiência. Neste sentido, todo evento nos relembra aquilo que vivenciamos e nutre nossa profundidade, vale dizer, nossa espiritualidade.
É por isso que enchemos nossos lares com fotos e objetos amados de nossos pais, avós, familiares e amigos; de todos aqueles que entram em nossas vidas e que tem significado para nós. Pode ser a última camisa usada pelo pai que morreu de um enfarte fulminante com apenas 54 anos, o pente de madeira da avó querida que faleceu já há anos ou a folha seca dentro de um livro, enviada pelo namorado cheio de saudades. Estas coisas não são apenas objetos; são sacramentos que nos falam para o no sso profundo, nos lembram pessoas amadas ou acontecimentos significativos para nossas vidas.

O espírito nos permite fazer uma experiência de não-dualidade, tão bem descrita pelo zenbudismo. “Você é o mundo, é o todo” dizem os Upanishads da Índia enquanto o guru aponta para o universo. Ou “Você é tudo” como muitos yogis dizem. O Reino de Deus (Malkuta d’Alaha ou ‘os Princípios Guias do Todo) estão dentro de vós” proclamou Jesus. Estas afirmações nos remetem a uma experiência viva ao invés de uma simples doutrina.
A experiência de base é que estamos ligados e religados (a raiz da palavra ‘religião’) uns aos outros e todos com a Fonte Originária. Um fio de energia, de vida e de sentido passa por todos os seres tornando-os um cosmos ao invés de caos, uma sinfonia ao invés de cacofonia. Blaise Pascal que além de genial matemático era também místico, disse incisivamente; “é o coração que sente Deus, n ão a razão” (Pensées, frag. 277). Este tipo de experiência transfigura tudo. Tudo se torna permeado de veneração e unção.
As religiões vivem desta experiência espiritual. Elas são posteriores a ela. Articulam-na em doutrinas, ritos, celebrações e caminhos éticos e espirituais. Sua função primordial é criar e oferecer as condições necessárias para permitir a todas as pessoas e comunidades de mergulharem na realidade divina e atingir uma experiência pessoal do Espírito Criador. Infelizmente muitas delas se tornaram doentes de fundamentalismo e de doutrinalismo que dificultam a experiência espiritual.
Esta experiência, precisamente por ser experiência e não doutrina, irradia serenidade e profunda paz, acompanhada pela ausência do medo. Sentimo-nos amados, abraçados e acolhidos pelo Seio Divino. O que nos acontece, acontece no seu amor. Mesmo a morte não nos mete medo; é assumida como parte da vida, como o grand e momento alquímico da transformação que nos permite estar verdadeiramente no Todo, no coração de Deus. Precisamos passar pela morte para viver mais e melhor.
Leonardo Boff é autor de Espiritualidade: caminho de realização. Vozes 2003.