sábado, 10 de agosto de 2013

19º Domingo Comum

 Saber esperar e vigiar em qualquer momento
É ser amigo de Deus!

São Lucas 12, 32-48
              «Não tenhas medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino”. Vendei vossos bens e dai esmola [...] (vv. 32-34)». Antes de qualquer uma outra iniciativa, Jesus tem a preocupação de exortar aos seus discípulos missionários com essas recomendações ao abandono na Providência amorosa de Deus e ao desprendimento dos bens efêmeros. Eles não se sentem tão seguros, porque têm consciência de que são resumidos e fracos, e que estão diante de um mundo hostil: apesar de ser um pequeno número e sem recursos humanos, os discípulos, aos poucos vão vencendo o medo, pois foram admitidos no Reino de Deus que é indestrutível (cf. Lc 1, 33).
                   Jesus recomenda a não acumular bens, mas a reparti-los com os carentes. As boas obras de misericórdia em geral (cf. Mt 25, 31-46) constituem uma riqueza que não se perde, pois essas obras terão uma recompensa eterna nos céus.
                   O texto nos apresenta três parábolas: a dos “criados vigilantes” (vv. 35-36), a do “ladrão” (v. 39) e a dos “servos administradores”. De que tratam as parábolas? As duas primeiras referem-se à necessidade da vigilância e a terceira à necessidade da fidelidade.
                   Criados vigilantes (35-40).
                   Esta parábola aborda o tema da vigilância ativa na espera do Senhor, que está a serviço de qualquer um. Por isso as expressões «Rins cingidos» e “lâmpadas acesas” lembram a atitude básica do discípulo missionário seguidor de Jesus: “Estejam com as mangas arregaçadas”, ou seja, rins cingidos e com as lâmpadas acesas: Isto é, literalmente falando, rins cingidos é o mesmo que colocar ao redor da cintura o cordão que amarra a túnica: é um gesto habitual, próprio de quem quer trabalhar; estar à disposição de Deus.
                   Iluminados pela história contada a respeito dos servos que esperam seu senhor voltar do casamento (vv. 36-38), compreendemos melhor a vigilância e a prontidão própria de nossa parte como cristãos. E, para fins de complemento e ajuste ao sentido da parábola, o senhor que retorna para casa, ao encontrar os servos vigiando, os fará sentar á mesa e os servirá. Agora, sim, a nossa compreensão cada vez se amplia diante da certeza de que esse senhor significa ser Jesus Cristo que veio para dar a vida.
                   Atenção! É possível que alguém pense que a vida concedida por Ele chega de qualquer jeito, de mãos encruzadas; não, é preciso interação entre a fé, a esperança e o amor, ou seja, vigilância e prontidão. Vitória da Vida sobre a morte, não se aguarda cochilando, mas lutando, construindo sempre. É uma questão de parceria entre Deus e o homem.     
ü Outra parábola: A do ladrão que chega sem ser esperado (vv. 39-40)
                   Parece ser intrigante essa parábola! Como um ladrão, que de forma inesperada, imprevista pode arrombar a nossa casa e roubar tudo o que temos, Deus se apresenta na nossa história, na nossa vida, vindo de improviso. Se for assim, Deus parece ser estranho, não é?
                   Qual é mesmo o sentido da parábola? Vejamos bem, entre as tantas vindas do Senhor, há uma que é definitiva: Aquela que registra o Senhor no final da nossa vida! Essa é a mais importante das suas vindas e é necessário que nos encontre devidamente preparados. Mas sempre é bem vindo o alerta: Cuidado! Esforcemo-nos para que a sonolência, mãe do indiferentismo, não nos domine! Pessimismo, nunca! Otimismo, sempre!
ü A terceira parábola (vv. 41-48): A do administrador fiel e responsável!(41-46)
                   Pedro pergunta ao Mestre: “Senhor, estás contando esta parábola só para nós, ou para todos?” (v. 41). Todos – responde o Mestre – devem vigiar, mas, sobretudo aqueles que na comunidade são os responsáveis por esse ou aquele ministério (1 Pd 4,10-11).
                   Aqui é válido salientar que, nessa parábola, a vigilância se transforma em serviço-doação-promoção ao próximo, a exemplo doSenhor que veio para servir e amar.
                   O Mestre nos chama atenção para os dois tipos de administradores: um fiel e prudente, o outro negligente e arrogante. A tarefa que o Senhor nos dar quando nos chama, não é a de dominar as pessoas, mas acolher, servindo-as sem distinção. Ofereçamos a todas elas o Pão da Palavra, o Pão da Eucaristia, o diálogo, o acolhimento, a compreensão, a solidariedade sempre. É esta a característica de nossa missão como administradores fieis e responsáveis, frente à comunidade.
                   Agindo diferentemente, ou seja, como negligente e arrogante, aguardemos, portanto a sentença, que, aliás, será drástica: “O Senhor o expulsará de sua casa e o fará participar do destino dos infiéis” (v. 46).
                   Livra-nos, Senhor, em vez de sermos servidores, sermos patrões dominadores, senhores. Ai desses administradores: diáconos, padres (nós), bispos, animadores de comunidades infiéis – diz Jesus – que se comportam deste modo!
ü Quanto maior for o conhecimento, maior será o compromisso (vv. 47-48)
                   « A quem muito foi dado…». Temos aqui a forma impessoal da voz passiva para, segundo o costume judaico, evitar pronunciar o nome inefável de Deus, por motivo de respeito, equivalendo a: «a quem Deus muito deu...». No dia de juízo haverá uma desigualdade de castigos proporcionada à responsabilidade de cada um. É fácil perceber que os discípulos de Jesus são aqueles que «sabem o que o Senhor quer» (v. 47) e aqueles «a quem muito foi dado» (v. 48).
                   O que foi dado e confiado aos discípulos de Jesus? “Não tenha medo, pequenino rebanho, pois foi da vontade do Pai dar a vocês o Reino” (v. 32).
Padre Francisco de Assis
Pároco

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN
Fonte: Pascom Nova Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário