domingo, 10 de fevereiro de 2013

Para refletir: a educação em nosso município



Como está a educação em nosso município?
Educação é coisa ampla, não é correspondente da matemática e de outras ciências. Educação também diz respeito ao comportamento humano, as relações entre as pessoas. Pelo que parece, esse ponto foi esquecido ou abandonado. Desse modo corremos o risco de entrarmos em crise de identidade porque o ser humano é um ser holístico. Ele não é só alma, também não é somente corpo. Ao olhar o ser humano, vemos a sua forma corporal mas não vemos a sua essência. Não podemos ficar no campo da aparência mas nos encorajarmos para a profundidade do ser. “Conhece-te a ti mesmo”. Esta frase do filósofo Sócrates nos indica um caminho.
O investimento em educação é fundamental para a sobrevivência dos valores que regem o ser humano. Mas, por onde anda a solidariedade? E o respeito mútuo? São valores determinantes para uma boa convivência. Esses valores devem ser atualizados na vida de cada pessoa. Pois, uma comunidade afetada pela solidariedade e o respeito mútuo dá abertura para o mundo ser melhor. Fazer educação de qualidade compreende um conjunto de ações que leva o homem a experimentar a felicidade. Quem é o homem? Que lugar ele ocupa no mundo? Duas questões para cada pessoa responder olhando para si mesmo.
A vida é para todos. Vida no sentido pleno é ter garantias no campo econômico, cultural, social e político. Mas, a maioria não tem todas as garantias para poder se realizar. Então, a vida não é para todos. Portanto, que a educação possa trilhar nesse caminho que conduza o homem à felicidade. Uma educação para a felicidade exige melhores condições, respeito, espírito de luta, liberdade e outros.
O mundo nos preocupa porque nos mostra a decadência dos valores, a falta de diálogo, o isolamento das pessoas, o individualismo. Família, escola e sociedade são afetadas pelo mesmo fenômeno da violência, por exemplo. Algumas pessoas se relacionam como soberanas e outras como servas. E desse modo se institucionalizam as barreiras que dificultam o crescimento harmônico entre as pessoas. A nova educação tem um grande desafio. Qual? (Carlos: Professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário