quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"A humildade é uma descida rumo às alturas do amor"

13/02/2013

Bento XVI e a geração YOUCAT Publicado por:

É natural a surpresa de todos diante do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI ao Ministério Petrino. Diante desse grande gesto de humildade e desprendimento, ficamos admirados, porque foge da lógica que pouco a pouco fomos aprendendo: a de que a fragilidade humana é um aparente estado de fracasso e perda. O nosso querido Papa Bento XVI com sua atitude nos ensina o contrário. Reconhecer-se fraco é um grande ato de coragem, que somente os humildes o fazem. “A humildade é uma descida rumo às alturas do amor”, dizia São Gregório. Por essa razão é que o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, Presidente da Conferência Episcopal da Áustria, a quem o Santo Padre confirmou a responsabilidade de todas as ações do YOUCAT, disse-nos que “a declaração de renúncia do Papa Bento XVI é um passo extraordinário que merece respeito e admiração”.
Agora, o que temos diante de nós? A bonita tarefa de sustentá-lo com nossas orações e apresentá-lo a nossa gratidão pela vida de sacrifício e serviço ofertada à Barca de Pedro. Particularmente, podemos dizer que Bento XVI guiou o seu pontificado preocupado com a formação e a evangelização dos jovens. A Carta Magna do YOUCAT (o prefácio) é um dos seus discursos que nos revela esse bonito zelo. O seu desejo de ver jovens se dedicando com “paixão e perseverança no estudo do Catecismo”, é um dos seus maiores legados. Somos os jovens da “geração Bento XVI”, a “geração YOUCAT”, por isso lhe somos muito gratos”.  Com seu pontificado vivemos o tempo em que a terra foi generosamente arada e lançada as sementes da confiança nos jovens. Agora será o tempo de adubá-la e regá-la, em vista dos frutos a que somos esperados a produzir, sobretudo nesse Ano da Fé.
O Papa Bento XVI, pessoalmente nos recordou isso no último dia 07 de fevereiro: “Queridos amigos, eu também quero reafirmar com força: a Igreja tem confiança nos jovens, ela espera neles e em suas energias, ela precisa deles e da sua vitalidade, para continuar a viver a missão confiada por Cristo com renovado entusiasmo. Espero sinceramente, portanto, que o Ano da Fé seja, mesmo para as jovens gerações, uma preciosa oportunidade para redescobrir e fortalecer nossa amizade com Cristo, que traz alegria e entusiasmo para transformar profundamente culturas e sociedade”.
Como ficar inerte e indiferente a tanta confiança? Como não deixar-se ser contagiado pelo amor que brota do coração desse Grande Pastor? É o próprio Cristo olhando para cada um de nós com esperança. O abraço e a realização do seu desejo quanto ao estudo da nossa Fé, seria talvez de nossa parte um dos maiores gestos de gratidão e resposta a ele, rumo à JMJ-Rio 2013. Por sinal, em sua Mensagem, o Papa nos indica mais uma vez o caminho: “Ser missionário pressupõe o conhecimento deste patrimônio recebido que é a fé da Igreja: é necessário conhecer aquilo em que se crê, para podê-lo anunciar. Como escrevi na introdução do YOUCAT, o Catecismo para jovens que vos entreguei no Encontro Mundial de Madri, «tendes de conhecer a vossa fé como um especialista em informática domina o sistema operacional de um computador. Tendes de compreendê-la como um bom músico entende uma partitura. Sim, tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação».
Ao passo que rezamos pelo Papa Bento XVI e por seus últimos dias de Pontificado, também dirigimos ao Cristo Bom Pastor as nossas preces pelo Novo Pontífice que no coração de Deus já existe. Já o amamos e lhe somos também fiéis. Que o olhar da Virgem Maria e o sopro do Espírito Santo que sempre nos assistiram em todo o tempo da Igreja, estejam ainda mais inclinados sobre todos nós!
Jerônimo Lauricio
Equipe Catecismo Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário