segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Viva a Igreja! Viva o Papa!

Igreja alemã: o Papa, um exemplo luminoso de autêntico sentido de responsabilidade



Cidade do Vaticano (RV) - "A notícia da renúncia do nosso Santo Padre impressionou-me profundamente: com essas palavras, o arcebispo de Freiburg im Breisgau e presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch, comenta o anúncio da renúncia de Bento XVI.

"O Papa Bento XVI dá ao mundo inteiro um exemplo luminoso de autêntico sentido de responsabilidade e de amor vivo pela Igreja. Cristo, através dos cardeais, confiou-lhe o sólio petrino. No momento em que as suas forças tornam-se insuficientes para desempenhar o serviço exigido pela Igreja, ele se retira com uma decisão tomada diante de Deus. Trata-se de um grande gesto humano e religioso."

Nós, bispos alemães, prossegue Dom Zollitsch, "agradecemos ao Santo Padre pelo serviço prestado no sólio petrino e estamos cheios de grande respeito e admiração por sua decisão".

O arcebispo reitera que Bento XVI é um grande docente da nossa Igreja. Sempre teve um desejo constante, presente em toda a sua vida e as suas obras: reconciliar fé e razão. Bento XVI é um Pontífice a partir de muitos pontos de vista: quis construir pontes entre fé e razão, pontes para se chegar a Deus, pontes entre as confissões e as religiões, para preparar o caminho da paz no mundo e oferecer crescimento ao reino de Deus.

Em seguida, o presidente dos bispos alemães faz uma referência à encíclica "Caritas in veritate", definindo-a "Carta Magna de uma globalização bem sucedida, orientada o mais possível na equidade social e na conservação da criação".

Dom Zollitsch afirma que a Igreja alemã é "profundamente reconhecedora ao Papa Bento por suas obras e por seu incansável empenho. O Papa alemão passará agora o timão da Igreja para outro. Ele nos fará falta. Mas ficará muito dele, porque ele forjou a Teologia e a Igreja de modo duradouro, como construtor de pontes, como pastor do seu rebanho, como cientista e docente".

"Sabemos que continuará colocando a sua força vital a serviço das pessoas – afirma Dom Zollitsc, invocando a bênção de Deus e assegurando as orações dos bispos alemães ao Papa." (RL) (Fonte: Rádio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário