sábado, 25 de agosto de 2012

OPÇÃO PELOS POBRES
A vida pública de Jesus foi preferencialmente dedicada aos pobres e oprimidos. Havia sempre uma multidão de pessoas necessitadas procurando e ouvindo as palavras de Jesus Cristo. Ele comunica o Reino de Deus que traduz justiça, amor, paz. É preciso ser como Jesus: JUSTO. Jesus conta-nos uma parábola que deixa claro sua posição diante da realidade do mundo. Em Mt 25, 31-46, Jesus mostra que no mundo precisamos ter discernimento e acolher aquilo que é de Deus. Ele mesmo acolhe os pequenos e humilhados para o seu coração, a sua vida. Quem não acolhe Jesus também não acolhe os pequenos e quem não acolhe os pequenos não acolhe Jesus. Disse Jesus: "Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram". A opção do cristão é fazer o bem principalmente aos mais pobres e humilhados.
Com a setorização abrimos um novo jeito de evangelizar atendendo o pedido de Jesus: "Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a todos". A realidade aparece aos nossos olhos, uma realidade nunca vista por aqueles que se dizem "poderosos" mas que tem a colaboração dos mesmos. A realidade do pecado social é criada no modelo de sociedade excludente. Por isso mesmo os pobres são aquelas pessoas que o sistema cria na condição de empobrecidas sem voz e vez. 
Os excludentes vêem os pobres como aqueles que não tem vez nem voz mas tem o voto e os transforma em massa de manobra. Mas os cristãos tem a obrigação de ver como Jesus viu. "Felizes os pobres porque alcançarão o Reino de Deus". Continuemos a nossa missão em construção do Reino de Amor e Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário