domingo, 15 de julho de 2012

Escola e Vida
 Escola e vida formam uma unidade necessária para a sobrevivência do homem. O homem como um ser essencialmente intelectual não pode deixar de pensar numa sociedade onde a justiça, igualdade de direitos e fraternidade possam estar na ordem do dia. Para isto acontecer temos que ter uma escola que vá além do tradicionalismo e conservadorismo. O aluno, principalmente adulto, não deve ser pensado simplesmente para o mercado de trabalho. Mas, antes deve-se formar um cidadão que consiga compreender a razão de sua existência. Uma escola que consegue abrir os olhos de seus alunos para esta realidade cumpre bem o seu papel. "Conhecer é ser consciente de alguma coisa"(Mondin). É missão do aluno se apropriar do conhecimento historicamente produzido e também produzir conhecimento pela pesquisa.
A escola não deve se separar da vida da comunidade. É na comunidade que se faz presente aquele que é o protagonista da escola, o aluno. Qual é a ideia que temos de comunidade? É na comunidade que nos realizamos, colocamos em comum aquilo que temos. Nesse sentido, a escola é fundamental em compartilhar o que foi produzido, os resultados do trabalho. O mundo está ao nosso alcance através do conhecimento. Dessa forma, a escola passa a ter o reconhecimento da sociedade. 
A grande responsabilidade da escola não é atribuir notas aos alunos mas formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Sair de uma educação bancária para uma educação libertadora. "Mas essa liberdade consiste num modo de relacionamento entre todos os membros"(Comblin). Numa escola que considera a vida temos muito o que mostrar. O povo encontra a sua identidade na cultura. Por isso, a escola é um espaço de elevação cultural, e a cultura nos devolverá a segurança completa. (Carlos: Professor)

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