sábado, 23 de junho de 2012

O leigo e os novos desafios
Um laicato de verdadeira expressão vive a comunhão na Igreja e ajuda no anúncio do Evangelho, missão recebida no batismo. A Igreja, através dos seus documentos reconhece a importância do leigo na Igreja. "Que todos os leigos sejam protagonistas da nova evangelização, da promoção humana e da cultura cristã"(Santo Domingo,p.97). Aceitar essa condição de protagonista na Igreja exige mudança de mentalidade,  formação e muita oração. Seguir o rumo da Igreja na mentalidade do Documento de Aparecida é um desafio que só um apaixonado por Jesus é capaz de superar as dificuldades. 
Alguns caminham ignorando o projeto da paróquia demonstrando resistência ao projeto por falta de conhecimento e caridade. Quem disse que era fácil? Temos aqueles que desistem no meio do caminho, deixam de acreditar por conta da exigência. O próprio Jesus disse: "Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos". As lideranças cristãs que enfrentam esse desafio que tem disponibilidade para o serviço do Reino de Deus devem assumir essa linguagem da Igreja e alimentar o sentimento de pertença à Igreja pela oração, missão e celebração. Lembramos que Jesus não agradou o antigo sistema. Quem estava preso ao antigo sistema teve dificuldade para aceitar Jesus e sua proposta de amor e liberdade. O lava pés basta-nos para explicar a reação de Pedro e a resposta de Jesus. Quem está com a Igreja não pode se comportar como o jovem rico que entristeceu Jesus. Disse não ao projeto salvífico.
Com a setorização, a Igreja abre-se para uma nova etapa na vida da comunidade. Ela passa a ser, na prática, uma comunidade de comunidades. Não deixemos que isso se torne uma utopia em nossa paróquia. Para a missão todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário