domingo, 17 de junho de 2012

FÉ E POLÍTICA
Ter fé é reconhecer que Jesus veio para libertar os homens de toda forma de escravidão. O Cristão sabe que Jesus era um homem livre. E sua liberdade estava a serviço do Reino de Deus. Nesse sentido, para servir como Jesus serviu é necessário obediência ao projeto de Deus. O cristão que assume o projeto de Deus é empurrado para um conflito com os poderes do seu tempo. Tudo isso porque o projeto de Deus não está em consonância com o projeto político do mundo. A política deixou de ser um instrumento do bem comum e passou a ser possibilidade para poucos chegarem ao poder. E utilizam o poder como privilégio. Na agenda cristã o poder tem o nome de serviço aos mais necessitados. O momento histórico pede a todos que fazem parte do mundo cristão fidelidade ao projeto de Deus. 
A Igreja diante da sociedade assume uma tarefa crítica e libertadora. Para quem acompanha as campanhas da Fraternidade sabe muito bem que é uma grande contribuição para a formação política do povo brasileiro. Mas acima de tudo possibilita a vivência cristã. Temos que ter cuidado com as contra-indicações. Com a setorização das paróquias, a Igreja se mantém fiel a Cristo porque segue inspirada pelo Espírito Santo de Deus. A Igreja se torna vida e esperança do povo. O cristianismo nunca perdeu o seu caráter porque toda a sua força vem do Espírito Santo. Diferente da política construída sem ética, não tem conteúdo necessário para transformar o mundo. 
A Igreja Católica já nos dá tudo aquilo que precisamos. A esperança de um mundo melhor nunca nos faltou porque nossa história registra a missão de vários líderes cristãos católicos que deram sua vida pela Igreja de Jesus Cristo. O mundo hoje tem a Igreja para resgatar o que parece perdido. A fé sobrevive em meio às tempestades, calúnias, perseguições. Por tudo isso, demos graças a Deus pelos nossos padres que entregam suas vidas pela Igreja. Que desejam o melhor para seu povo oferecendo formação, missão e celebração da Palavra de Deus. (Carlos: bacharelando em teologia)

Um comentário: