segunda-feira, 25 de março de 2013

Caridade e Humildade

Caridade e humildade são coladas uma na outra. É muito difícil encontrá-las, hoje, fora da Igreja. Muitas instituições se autopromovem. A Igreja promove o povo de Deus porque segue nos trilhos da caridade e da humildade. (Carlos)
 

domingo, 24 de março de 2013

Respeito à dignidade humana

Os professores que lutam por uma educação de qualidade levam em sua bagagem o respeito à dignidade da pessoa humana, o respeito aos direitos de todos.

Mina de conhecimentos



Tema: Escola, lugar de descoberta
Os projetos devem ser fecundos para os alunos. Temos que olhar o passado mas não podemos esquecer o presente. Olhando com cuidado para o passado percebemos no presente os passos que foram dados no sentido de promover ou eleger o aluno como um sujeito que faz história, que está presente na história. Por isso, a escola é um fundamento que não pode ser substituída por outra coisa. Ela não deve perder a sua essência em época de descrença.
A escola é um tesouro a ser descoberta pelos que estão no seu interior. A escola é uma mina de conhecimentos que precisa ser revelada em primeiro lugar aos doutores da educação, mestres, professores e alunos. Dizer que a escola não tem nada é apostar no fracasso da mina de conhecimentos. O tesouro será enterrado e os talentos removidos. Nesse sentido, impotente é quem defende a impotência da escola.
Se formam novas formas de injustiças quando associam o pobre com incapacidade, ser descartável do sistema. Ele não é. Ele representa uma maioria produtora de riquezas que simplesmente permanece nessa condição por imposição de um esquema político e econômico. Mas a reflexão se inicia com uma questão escolar. E sobre ela temos que dar uma satisfação.
Uma escola que se inspira em Paulo Freire assume um novo comportamento diante das dificuldades. Jamais deixará de fazer o necessário tendo em vista a promoção do aluno. A escola continua sendo o lugar de promoção humana. Lugar do despertar das raízes de todos e principalmente dos mais necessitados. Fazer parte dessa escola é motivo de felicidade. (Carlos: Professor)

sábado, 23 de março de 2013

Plano Pastoral

Hoje apresentaremos o plano pastoral da Região Episcopal Sul ao ECC da Paróquia de São José de Mipibu. São 35 ações para a região (agreste). Entre as ações não podemos perder de vista formação missionária. Não existe ação missionária sem formação. Por isso mesmo, a paróquia investe nesse ponto. O Documento de Aparecida deve ser estudado por todos, é um fundamento importante para o discípulo missionário. 
Precisamos de diretrizes para a caminhada pastoral. Diretrizes quer dizer rumos que indicam o caminho a seguir. Nesse sentido, o plano pastoral vai nos ajudar, apontar as perspectivas, metas e ações. Vamos recuperar a influência no campo da fé, com o Papa Francisco sendo o nosso maior exemplo de humildade a ser seguido por todos. Lembram-se ? "Quem quiser ser o maior seja o servo de todos". A Igreja se revigora com a humildade. (Carlos: Fé e Luz)

Educador de Jovens e Adultos

O professor da Educação de Jovens e Adultos tem a responsabilidade de conhecer a realidade da escola. Ele sabe que é necessário descer para o meio dos jovens e adultos e aprender a escutar também nossos jovens. Nossos alunos falam a partir do seu meio. Eles possuem uma linguagem, nós possuímos outra. A realidade causa impacto, ela é dolorosa e ao mesmo tempo desafiadora. Os maiores e melhores recursos não faltam na escola, o humano. Elaborar projetos sem a participação do aluno e suas necessidades significa reforçar a exclusão. A escola é também um campo de prática e de reflexão. Sendo assim, o aluno também constrói conhecimento, ele é capaz.
Um "objeto" a ser observado na escola é a prática educativa. Mas, observar a prática educativa dos outros é fácil. Cada um seja o observador de sua prática e descubra em que melhorar. Adotar o antigo discurso de que não tem recursos é querer sentar no banco e ver a chuva passar. Esse jeito não condiz com o compromisso político daqueles que estão na luta em defesa do bem comum. A escola não é lugar para endeusamento do individualismo, é lugar de promoção humana. (Carlos: Professor)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ele nos fortalece

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O verdadeiro poder é o serviço. O Papa deve servir a todos, especialmente aos mais pobres, aos mais fracos, aos mais pequeninos.
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Leitor da obra freiriana?


Leitor da obra freiriana?
*Roberto Rossellini
Muitos educadores falam sobre Paulo Freire. Mas suas ações comprovam que nunca o compreenderam quando se dizem leitores do patrono da educação brasileira.
Um educador que humilha o colega professor em público, não   compreende o que é educação libertadora. Um educador que enxerga a educação como mercadoria não compreende o propósito da educação libertadora. O educador que se submete a opressão da rede privada não conhece a educação libertadora.
A leitura de fragmentos da obra freiriana supostamente confere a determinados educadores a citação de fragmentos de fragmentos como se fosse a  totalidade.
Esse equívoco histórico promove uma educação escolar baseada na pura e simples transmissão do professor "conhecedor, detentor do saber".
Onde fica o leitor crítico nesse contexto? É possível cidadania sem olhar crítico? A que e a quem se destina a educação escolar? Preparar para o mundo globalizado que chega ao ápice da exploração do homem pelo "homem"? Elevar simultaneamente a economia do país e a miséria? Sucatear os serviços públicos que são direitos do cidadão e obrigação do Estado?
Qual a responsabilidade do professor nessa história? Torna-se leitor crítico para depois formar leitores críticos. Libertar-se do opressor e ao mesmo tempo libertar o opressor dessa condição.
Não é possível conviver com professor opressor de professor e subserviente ao seu opressor.
 *Professor da rede pública