Caridade e humildade são coladas uma na outra. É muito difícil encontrá-las, hoje, fora da Igreja. Muitas instituições se autopromovem. A Igreja promove o povo de Deus porque segue nos trilhos da caridade e da humildade. (Carlos)
segunda-feira, 25 de março de 2013
domingo, 24 de março de 2013
Respeito à dignidade humana
Os professores que lutam por uma educação de qualidade levam em sua bagagem o respeito à dignidade da pessoa humana, o respeito aos direitos de todos.
Mina de conhecimentos
Tema: Escola, lugar de descoberta
Os
projetos devem ser fecundos para os alunos. Temos que olhar o passado mas não
podemos esquecer o presente. Olhando com cuidado para o passado percebemos no
presente os passos que foram dados no sentido de promover ou eleger o aluno
como um sujeito que faz história, que está presente na história. Por isso, a
escola é um fundamento que não pode ser substituída por outra coisa. Ela não
deve perder a sua essência em época de descrença.
A
escola é um tesouro a ser descoberta pelos que estão no seu interior. A escola
é uma mina de conhecimentos que precisa ser revelada em primeiro lugar aos
doutores da educação, mestres, professores e alunos. Dizer que a escola não tem
nada é apostar no fracasso da mina de conhecimentos. O tesouro será enterrado e
os talentos removidos. Nesse sentido, impotente é quem defende a impotência da
escola.
Se
formam novas formas de injustiças quando associam o pobre com incapacidade, ser
descartável do sistema. Ele não é. Ele representa uma maioria produtora de
riquezas que simplesmente permanece nessa condição por imposição de um esquema
político e econômico. Mas a reflexão se inicia com uma questão escolar. E sobre
ela temos que dar uma satisfação.
Uma
escola que se inspira em Paulo Freire assume um novo comportamento diante das
dificuldades. Jamais deixará de fazer o necessário tendo em vista a promoção do
aluno. A escola continua sendo o lugar de promoção humana. Lugar do despertar
das raízes de todos e principalmente dos mais necessitados. Fazer parte dessa
escola é motivo de felicidade. (Carlos: Professor)
sábado, 23 de março de 2013
Plano Pastoral
Hoje apresentaremos o plano pastoral da Região Episcopal Sul ao ECC da Paróquia de São José de Mipibu. São 35 ações para a região (agreste). Entre as ações não podemos perder de vista formação missionária. Não existe ação missionária sem formação. Por isso mesmo, a paróquia investe nesse ponto. O Documento de Aparecida deve ser estudado por todos, é um fundamento importante para o discípulo missionário.
Precisamos de diretrizes para a caminhada pastoral. Diretrizes quer dizer rumos que indicam o caminho a seguir. Nesse sentido, o plano pastoral vai nos ajudar, apontar as perspectivas, metas e ações. Vamos recuperar a influência no campo da fé, com o Papa Francisco sendo o nosso maior exemplo de humildade a ser seguido por todos. Lembram-se ? "Quem quiser ser o maior seja o servo de todos". A Igreja se revigora com a humildade. (Carlos: Fé e Luz)
Educador de Jovens e Adultos
O professor da Educação de Jovens e Adultos tem a responsabilidade de conhecer a realidade da escola. Ele sabe que é necessário descer para o meio dos jovens e adultos e aprender a escutar também nossos jovens. Nossos alunos falam a partir do seu meio. Eles possuem uma linguagem, nós possuímos outra. A realidade causa impacto, ela é dolorosa e ao mesmo tempo desafiadora. Os maiores e melhores recursos não faltam na escola, o humano. Elaborar projetos sem a participação do aluno e suas necessidades significa reforçar a exclusão. A escola é também um campo de prática e de reflexão. Sendo assim, o aluno também constrói conhecimento, ele é capaz.
Um "objeto" a ser observado na escola é a prática educativa. Mas, observar a prática educativa dos outros é fácil. Cada um seja o observador de sua prática e descubra em que melhorar. Adotar o antigo discurso de que não tem recursos é querer sentar no banco e ver a chuva passar. Esse jeito não condiz com o compromisso político daqueles que estão na luta em defesa do bem comum. A escola não é lugar para endeusamento do individualismo, é lugar de promoção humana. (Carlos: Professor)
quinta-feira, 21 de março de 2013
Ele nos fortalece

Papa Francisco
@Pontifex
O verdadeiro poder é o serviço. O Papa deve servir a todos, especialmente aos mais pobres, aos mais fracos, aos mais pequeninos.
quarta-feira, 20 de março de 2013
Leitor da obra freiriana?
Leitor da obra freiriana?
*Roberto Rossellini
Muitos
educadores falam sobre Paulo Freire. Mas suas ações comprovam que nunca o
compreenderam quando se dizem leitores do patrono da educação brasileira.
Um educador que humilha o colega professor em público, não compreende o que é educação libertadora. Um
educador que enxerga a educação como mercadoria não compreende o propósito da
educação libertadora. O educador que se submete a opressão da rede privada não
conhece a educação libertadora.
A leitura de fragmentos da obra freiriana
supostamente confere a determinados educadores a citação de fragmentos de
fragmentos como se fosse a totalidade.
Esse equívoco histórico promove uma
educação escolar baseada na pura e simples transmissão do professor
"conhecedor, detentor do saber".
Onde fica o leitor crítico nesse
contexto? É possível cidadania sem olhar crítico? A que e a quem se destina a
educação escolar? Preparar para o mundo globalizado que chega ao ápice da
exploração do homem pelo "homem"? Elevar simultaneamente a economia
do país e a miséria? Sucatear os serviços públicos que são direitos do cidadão
e obrigação do Estado?
Qual a responsabilidade do professor
nessa história? Torna-se leitor crítico para depois formar leitores críticos.
Libertar-se do opressor e ao mesmo tempo libertar o opressor dessa condição.
Não é possível conviver com professor
opressor de professor e subserviente ao seu opressor.
*Professor da rede pública
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