O professor da Educação de Jovens e Adultos tem a responsabilidade de conhecer a realidade da escola. Ele sabe que é necessário descer para o meio dos jovens e adultos e aprender a escutar também nossos jovens. Nossos alunos falam a partir do seu meio. Eles possuem uma linguagem, nós possuímos outra. A realidade causa impacto, ela é dolorosa e ao mesmo tempo desafiadora. Os maiores e melhores recursos não faltam na escola, o humano. Elaborar projetos sem a participação do aluno e suas necessidades significa reforçar a exclusão. A escola é também um campo de prática e de reflexão. Sendo assim, o aluno também constrói conhecimento, ele é capaz.
Um "objeto" a ser observado na escola é a prática educativa. Mas, observar a prática educativa dos outros é fácil. Cada um seja o observador de sua prática e descubra em que melhorar. Adotar o antigo discurso de que não tem recursos é querer sentar no banco e ver a chuva passar. Esse jeito não condiz com o compromisso político daqueles que estão na luta em defesa do bem comum. A escola não é lugar para endeusamento do individualismo, é lugar de promoção humana. (Carlos: Professor)