domingo, 17 de março de 2013

Não está em comunhão com a Igreja quem está contra os pobres



O DESAFIO DE SE FAZER FRANCISCANO
O testemunho de São Francisco continua tão vivo e presente nos corações dos homens de boa vontade. Basta uma palavra para que a fé e a esperança seja reanimada. O Papa Francisco inicia seu pontificado tocando num ponto muito importante: “Ah, como eu queria uma Igreja dos pobres e para os pobres!”(Papa Francisco, 16/03/2013) Ele sinalizou para o Cristo marginalizado na sociedade pós moderna. Ele vai de encontro às estruturas opressoras que mantém a pobreza, sendo ele mesmo a dar o primeiro passo para que aconteça uma mudança de mentalidade e atitude.
Quem faz o caminho pela América Latina não esquece dos pobres. Quem vive no nordeste do Brasil não pode ignorá-los porque eles são visíveis. O grande problema é que os pobres não tem vez nem voz, só tem o voto. O teólogo Mário de França Miranda em seu livro “Igreja e Sociedade” disse: “A importância dos pobres na configuração eclesial tem seu fundamento na própria revelação”. Cabe aqui dizer que Jesus se fez pobre e viveu entre os pobres. Nesse sentido, a Igreja é convidada a descer para o meio dos pobres e servi-los não como uma ONG piedosa mas como a manifestação de Deus que continua a dizer: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: quando fizeres o povo sair do Egito, vós servireis a Deus nesta montanha” (Ex 3,12). Em nota de rodapé explica que: se a segunda parte do versículo é um acréscimo, o sinal dado é a própria assistência de Deus e não um ato de culto sobre a “Montanha de Deus”. Quem se afasta dos pobres, se afasta de Deus, os frutos são amargos e apodrecem.  Contudo, o povo em sua sabedoria conhece quem está do seu lado.
Se fazer franciscano é um desafio que exige renúncia e compromisso com os mais pobres. É uma revolução que mexe com o coração. É necessário agora coragem como teve coragem o Papa Francisco. Quem deseja uma Igreja dos pobres e para os pobres está em comunhão com a Igreja.
(Carlos: Movimento Fé e Luz)


Um comentário:

  1. Importa saber se amar o pobre é amar a pobreza, ou se se ama o homem independentemente dos bens que lhe cabem.

    ResponderExcluir