quinta-feira, 12 de julho de 2012

POLUIÇÃO E DESTRUIÇÃO AMBIENTAL
Céu intoxicado, povo penalizado. Isso não é mais "privilégio" das grandes metrópoles. Hoje, milhares de cidades interiorizadas do Brasil sofrem as consequências da poluição do ar. A campanha da Fraternidade 2011 tratava dessa questão, levando o povo brasileiro a refletir sobre o futuro do meio ambiente. As comunidades cristãs foram chamadas para reflexão, a se preocuparem com a formação da consciência ambiental a saber que todos são responsáveis pela vida no planeta. Essa campanha é permanente. É preciso defender a vida no planeta através da mobilização das comunidades tendo em vista a superação dos problemas sócios-ambientais.
É missão do povo de Deus defender a vida. Jesus disse: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância"(Jo 10,10). O planeta é nossa casa com todas as condições para sobrevivermos mas alguns tiram essas possibilidades quando destroem nossos mananciais, poluem nosso ar e desmatam as florestas. Essa realidade deposita no coração do cristão um sentimento de indignação. Esse sentimento é importante para reconhecermos o sentido de ser cristão no mundo de hoje.
A criação continua a gemer em dores de parto. O que podemos fazer como cristãos? Continuemos com fé, esperança e amor!
(Carlos: Coordenador do Setor I)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Faleceu no Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Eugênio
Ontem, dia 9 de julho, faleceu o Cardeal Dom Eugênio Sales. O Cardeal foi um grande nome na história da Igreja no Brasil. Sua vida foi um testemunho de fidelidade à Igreja de Jesus Cristo. Sempre se dirigiu aos católicos como o bom pastor que cuida de todas as ovelhas e orienta para bem viver a comunhão e participação. O mesmo cumpriu a sua missão com autoridade dada por Deus. A ele, todo reconhecimento de bom pastor.

domingo, 8 de julho de 2012

O Setor I em estado permanente de missão
O Setor I de nossa paróquia realizou visitas nesta manhã com a presença de quatro seminaristas do Seminário São Pedro. Estamos nos preparando para a festa dos padroeiros: Santana e São Joaquim. Logo mais, às 15 horas, estaremos reunidos para um momento de reflexão.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

NOVENAS NO SETOR I
Iniciamos, ontem, o novenário por ruas no setor missionário. A rua contemplada foi a Padre Cícero na residência da senhora Maria Lúcia. A novena foi presidida pela Irmã Lourdes e o coordenador do setor I, Carlos.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LIBERTAÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos possibilita à classe popular a oportunidade de ascensão social. Pois a escola que atende a EJA está totalmente aberta para esta realidade. A realidade dos trabalhadores, de seus filhos, de desempregados, de subempregados e empregados torna-se bastante exigente. Nesse sentido, os alunos precisam de educadores comprometidos com uma educação libertadora. Educação libertadora não dispensa conteúdo, educação libertadora não fracassa com a desculpa de falta de recursos. O maior recurso, também indispensável, é o humano. Este não pode faltar. Não pode faltar, principalmente o protagonista, o aluno. Ele tem direito ao conteúdo historicamente construído. Por isso, as dificuldades que encontramos na escola devem ser compartilhadas com todos. Escola diz respeito a toda sociedade.
O educador que surgiu da caminhada da escola pública tem mais facilidade para compreender as relações que acontecem no meio popular. Ele acumula experiência na prática e fundamenta nos livros, na pesquisa e na interação com os outros. O educador que surgiu da caminhada da escola pública oferece aos alunos as condições para que, eles mesmos, se façam sujeitos de sua história. O educador de jovens e adultos, da classe popular, quando diante de um problema escolar difícil cria passos pedagógicos para poder conferir a eficácia e a eficiência no âmbito escolar. Ele não argumenta em defesa da desqualificação da escola pública. O respeito à escola pública é necessário na teoria e prática.
Aos educadores do povo: não se apeguem aos aspectos negativos da educação. Acreditem no potencial dos alunos, confiem na inteligência humana, não usem como desculpas os poucos recursos destinado à educação, "pois de pé no chão também se aprende a ler". (Carlos: Professor da rede pública)

quarta-feira, 4 de julho de 2012


DOM TAVARES: FOI UM SACERDOTE APAIXONADO POR JESUS

Para os mais pobres, ele era um homem de:
Ternura
Amável
Valoroso
Amigo
Religioso
Elegante
Sábio
Participe da santa Missa dos 100 anos de D. Manoel Tavares. Se estivesse vivo, estaria com 100 anos. A celebração Eucarística acontecerá sábado na Igreja Matriz às 19 horas.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Escola e Cidadania
A escola é lugar privilegiado para para formação de cidadãos críticos, é lugar de oportunidades iguais. Não existe um outro lugar capaz de inserir a pessoa na sociedade com dignidade e conhecimento historicamente produzido que não seja a escola. Precisamos cuidar da escola E cuidar tem um grande significado para os verdadeiros educadores. "Tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou da falta de cuidado"(Leonardo Boff). Por isso é importante olharmos com carinho para o contexto escolar e depositarmos a nossa solidariedade e vontade de contribuir para que prevaleça o conhecimento significativo na vida de todos.
A democracia na escola não pode ser vista como uma utopia, coisa metafísica. Mas, este tipo de escola está ao nosso alcance, uma escola essencialmente democrática. O que não podemos é isolar a escola do fenômeno social. O mundo não é o mesmo, tudo avança. Tomara que o avanço não tenha a direção do nada.
Os professores tem papel fundamental na construção da gestão democrática. A democracia da escola não está ligado a um aspecto da escola como o administrativo ou pedagógico mas "é um aspecto da democratização de toda a sociedade"(Neidson Rodrigues). Com isso não vamos esperar que a sociedade se democratize primeiro. É importante lembrar que a escola está dentro da sociedade. Agora é necessário que os interesses da escola atravesse toda a sociedade. Precisamos avançar nesse sentido, levar a sociedade a acreditar num projeto de educação que rompa com as desigualdades.
(Carlos: Professor da rede pública)