sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aqui tem lobos com peles de ovelhas

A teologia não é para condenar mas simplesmente para libertar. Alguém tem problema com a LIBERTAÇÃO? Quem se incomoda com a temática da libertação são os responsáveis pela condenação de milhares de pobres e famintos. Feitos pobres por um sistema do mal, assessorado muitas vezes por pessoas com peles de ovelhas mas são verdadeiros lobos. Vejamos o aspecto histórico: os pobres ficam cada vez mais pobres, sem trabalho, sem salário, sem moradia digna, sem educação de qualidade, sem saúde, sem nada. Foi Schillebeeckx que disse que a teologia da libertação é "o espírito de Medellin materializado numa teologia". A Conferência de Medellin aconteceu em 1968. Aqui, estamos no contexto de 1968 onde os pobres são o resultado da injustiça. E os nossos governantes? Qual é a sensação de um governo fracassado? Ora, um governo que só assiste a desgraça dos mais pobres deve ser demitido. Por que não o são? Claro! Eles tem um seguro que chamamos de ALIENAÇÃO. O Deus em quem acredito fica do lado dos oprimidos, contra a pobreza, a favor dos pobres. 
O que se passava em 1968? Uma ditadura militar que reprimiu principalmente quem pretendia um mundo mais justo. É uma tristeza um país que se diz cristão reprimir seus filhos porque reivindicam melhores condições de vida. Quero lembrar que os repressores jamais alcançarão o nível do ser cristão. Eles podem ser qualquer coisa menos dizer que são cristãos. Podem até mesmo frequentar os mesmos espaços como disfarce. Mas suas práticas não escondem suas intenções. O joio está junto do trigo para confundir. Você um dia pode até mesmo ver um governante, assim como seus assessores, secretários participando das coisas juntos aos fiéis. Eles aparentam uma coisa mas são outra coisa. Jesus Cristo não se rendeu aos presentes dos opressores. E você que se diz cristão? A quem você está servindo? Hipócrita e sepulcro caiado, são todos aqueles que estão a serviço do mal. Só conseguem enganar os tendenciosos.
Vamos rezar para que Deus nos livre dos corruptos, dos ladrões, dos que se apossam das coisas dos outros. Além de rezar precisamos acompanhar suas atividades e denunciá-los. (Carlos Alberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário