domingo, 10 de março de 2013

Povo feliz?

As grandes expedições marítimas inauguraram uma nova história na América. Os povos indígenas sofreram ataques profundos em sua cultura, tentaram destruir por completo a matriz tupi. Os grandes navegadores vieram em busca de riquezas sem a mínima preocupação com a cultura diferente. A riqueza e o poder estava acima de tudo. Vidas foram ceifadas em nome de certas coroas. A exploração sempre se dá em nome de alguém. Alguns povos tinham um estilo de vida comunitária em que os alimentos eram partilhados entre todos. Os invasores destruíram um modo de vida, os índios deram verdadeira lição de organização social.
Hoje, na era tecnológica, não somente os povos indígenas mas milhões de seres humanos vivem à margem da sociedade na condição de explorados e esquecidos. Não basta rezar é preciso lutar de forma organizada e honesta para construírmos um mundo de iguais em direitos e deveres.
O que faz um povo feliz? Já pensou nisso? Povo sem proteção é povo sem liderança. O povo precisa de uma liderança do seu próprio meio. Que não seja burguês nem amante da burguesia. mas que possua algumas paixões, como exemplo: a verdade, o conhecimento, a fidelidade, a coragem, o profetismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário