quinta-feira, 28 de março de 2013

A QUESTÃO SOCIAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

O atraso histórico de Mipibu transforma-se numa questão social. É tão profunda a questão que não se toca no assunto. O problema aqui não é crise de identidade, é desemprego e desesperança. Quando falo em direitos humanos apresento o problema da educação, saúde, emprego, moradia digna, lazer, salário digno para todos, alimentação e outros. Só existe justiça social com a garantia dos direitos humanos. O próprio homem é responsável por este retrato social. 
A dignidade humana é ferida quando falta o necessário para a sobrevivência. Mas, geralmente só falta o necessário para os mais pobres o que justifica o desrespeito aos direitos humanos fundamentais. Ofender a dignidade humana significa ofender o próprio Deus. Quem colabora com os poderosos injustos ajuda a construir a cultura da fome e empobrecimento. Esse jeito não está de acordo com o projeto de amor e liberdade que o povo de Deus busca alcançar.
Muitas vezes, o opressor aproveita os eventos religiosos para passar uma imagem de pessoa boa para o povo de Deus. Consegue passar uma imagem falsa porque quem persegue o povo em seus direitos não pode ser bom. Vamos pedir a Deus que suscite homens e mulheres justos para construção de um mundo melhor. (Carlos: bacharelando em teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário