sábado, 15 de dezembro de 2012

|

Fruto da Visita Pastoral: Lei da Ficha Limpa para cargos comissionados será aplicada em Jaboatão

As Visitas Pastorais realizadas há quase dois anos pelo arcebispo de Olinda e Recife tem motivado as paróquias e fiéis a assumir um compromisso com a missão a eles confiada no Batismo. Não é só a dimensão espiritual que tem sido levada em conta. São suscitadas também ações concretas para transformar a realidade local tanto no âmbito social quanto no político.  Várias propostas e projetos têm surgido ao longo deste período.

Na visita à Paróquia Santo Amaro, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, ocorrida entre os dias 27 e 29 de abril deste ano, foi realizado encontro com autoridades políticas e candidatos aos cargos municipais. Na ocasião, ocorreu debate sobre a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) defendida e proposta pela Igreja através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição publicou a nota “Eleições Municipais de 2012″ durante a 50ª Assembleia Geral (18 e 26 de abril) defendendo entre outras coisas “a necessidade de a “Ficha Limpa” ser aplicada também aos cargos comissionados para maior consolidação da democracia. Desta forma, dá-se importante passo para colocar fim à corrupção, que ainda envergonha o nosso país.” A proposta foi reafirmada pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, durante a reunião com as lideranças políticas da cidade.
Os frutos do encontro de abril começam a surgir. O prefeito reeleito, Elias Gomes, revelou ao arcebispo durante audiência nesta quinta-feira, 13, que fará um decreto, posteriormente, transformado em lei exigindo dos nomeados para os cargos comissionados de Jaboatão a apresentação até o dia da posse de documento comprovando que ele cumpre a lei da Ficha Limpa, ou seja, que ele não tenha sido condenado por órgão judicial colegiado. “A CNBB influenciou na decisão ao colocar este tema. A gente decidiu fazer porque concorda e pode ajudar a muitos gestores a dar este passo”, afirmou o prefeito.
A notícia foi recebida com alegria por Dom Fernando. “Fiquei muito contente pela iniciativa e em saber que o prefeito tomou esta atitude após o encontro realizado na Visita Pastoral e com base na Mensagem da CNBB. É uma conquista não só para a Igreja, mas para o município de Jaboatão”, ressaltou o arcebispo.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário