sexta-feira, 31 de agosto de 2012


SER PROFETA
O profeta numa perspectiva cristã está a serviço da vida, comprometido com o projeto de Deus para o povo sofrido que caminha em busca da sua libertação. Ele não é aquela pessoa que adivinha as coisas. Mas aquela pessoa segura de Deus orientada para a missão de anunciar o reino de justiça, amor e fraternidade. O olhar do profeta, é o olhar de Deus porque é Deus que age, o mérito pode ficar com o profeta mas é Deus que age. O profeta é apenas um instrumento nas mãos de Deus.
Com essa visão somos chamados a assumir a missão profética, a anunciar o reino de Deus e também denunciar o pecado. Tudo o que leva à morte do homem é pecado e deve ser denunciado. Por isso mesmo, o profeta da modernidade é aquela pessoa que está no mundo consciente dessa missão. E sabe que está no mundo para fazer acontecer o que Deus quer. Além da sua vida pública o profeta não se descuida de sua espiritualidade. Procura sempre um lugar reservado para rezar, para se fortalecer diante das armadilhas do maligno. As três tentações que Jesus sofreu e venceu no deserto, são as três tentações que todos os profetas sofrem. Mas, a exemplo de Jesus são capazes da vitória. Deus promove os profetas, e porque promove coloca suas regras. O projeto de Deus anunciado da boca dos profetas ao mundo transforma-se na maior e melhor proposta de vida para todos.
Ser profeta é aceitar a vontade de Deus e ser fiel até o fim da vida. Quem caminha à luz do Documento de Aparecida está comprometido sim, com o projeto de salvação. Nesse sentido estamos caminhando nos setores missionários formando lideranças de comunidades. As lideranças que seguem a orientação da Igreja demonstram fidelidade ao projeto de evangelização. Que a força do evangelho continue a revigorar nossas forças. (Carlos: bacharelando em teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário