quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Concílio Vaticano II e a Renovação da Igreja
A Igreja passou por uma renovação profunda com a realização do Concílio Vaticano II. Quem fez a abertura do Concílio foi o Papa João XXIII, por inspiração do Espírito Santo, Ele mesmo conseguiu um sentido novo para a Igreja. Muitos desejavam uma renovação da Igreja Católica, especialmente Dom Hélder Câmara que empenhou sua vocação em defesa dos empobrecidos. A partir daquele concílio o mundo católico nunca mais foi o mesmo. Pois, a semente da renovação e atualização é permanente na Igreja. O texto e o contexto do concílio continua avançado para as gerações. Mesmo assim estamos dando passos para uma Igreja comunhão e participação. Dando passos para dialogar com o mundo, podemos constatar na Gaudium et Spes. Segundo esta constituição pastoral : "Para levar a cabo esta missão, é dever da Igreja investigar a todo momento os sinais dos tempos, e interpretá-los à luz do Evangelho; para que assim possa responder, de modo adaptado a cada geração, às eternas perguntas dos homens a cerca do sentido da vida presente e da futura, e da relação entre ambas"(GS, 4).
A Igreja está permanentemente em diálogo com o mundo, interpretando os sinais dos tempos. É missão da Igreja levar toda a humanidade para Cristo. Muitos são chamados a cooperar por intermédio do batismo e confirmação na salvação do mundo. É importante lembrar que nosso mundo é dominado pela técnica e ciência, apresenta soluções fáceis para quem tem o domínio do poder. Mas por outro lado destrói a esperança de um mundo regulado pelo amor, bondade e justiça. 
A nossa missão nasce daí, da falta de esperança de muitos se criam as possibilidades do amor de Deus reinar nos corações dos homens. Não ignoramos o movimento da história mas participamos dela como fermento na massa para fazer crescer a vontade de Deus no coração humano. Toda nossa gratidão a Deus Pai pelo evento Concílio Vaticano II. (CARLOS: bacharelando em teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário