domingo, 22 de julho de 2012

DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO NOS SETORES
São muitos os desafios que enfrentamos no dia a dia de nossa paróquia. Um deles que vamos aqui refletir é construir uma forte consciência missionária em toda a Igreja. Para isto acontecer é necessário conversão pastoral, mudança de mentalidade, leitura da Palavra de Deus e fidelidade ao projeto de evangelização. Nesse sentido, o conteúdo tem que ter mais peso do que as dinâmicas. Tudo isso porque não podemos ter déficit de conteúdo. O conteúdo do evangelizador é Jesus Cristo, o primeiro e maior missionário. Não podemos recuar agora nem ter medo de avançar na dimensão missionária. 
Com a setorização da paróquia saímos da "sacristia" para o meio do povo, lugar onde encontramos os maiores desafios da Igreja missionária. Para ser uma Igreja missionária não podemos nos apequenar dentro de uma sala de aula. Eu não posso ser um evangelizador só de sala de aula. Há muitos lá fora esperando por nós, querendo ouvir a Palavra de Deus. É importante saber que a maioria está do lado de fora. Faz sentido o que disse Jesus: "Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". O que não faz sentido, é não sair para o lado de fora e perceber a grande maioria sem rumo e sem direção espiritual.
Em termos estratégicos, fazer missão é sair de um lugar para outro a fim de evangelizar. É claro que existem os problemas, as limitações mas também existem as oportunidades para superarmos tudo isso. Contudo, é necessário que todos se encontrem em estado de atualização e missão permanente.
(Carlos: bacharelando em teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário