sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Estamos na Região Episcopal Sul

I URGÊNCIA DA REGIÃO EPISCOPAL SUL
Igreja em estado permanente de missão é a primeira urgência do plano pastoral que estamos desenvolvendo aqui em nossa paróquia com a motivação do Padre Matias Soares e do Padre Lenilson. Os setores missionários com sua dinâmica própria e com fidelidade ao projeto contribui com esse investimento que fortalece a Igreja Povo de Deus. "Todos os homens são chamados ao povo de Deus"(Lumen Gentium, 13). A primeira perspectiva nos aponta para a "evangelização das categorias sociais e grupos humanos necessitados de atenção especial". Os universitários, as comunidades virtuais e políticos entram nessa perspectiva. É importante, nesse sentido, uma leitura da doutrina social da Igreja que oferece o caminho adequado para o exercício do ser missionário. A segunda perspectiva vem a ser a "descoberta da comunidade cristã como mensagem e mensageira simultaneamente". Essa dinâmica é real. Somos mensagem e mensageiro. Isso acontece todos os dias da vida: na escola, na família, na comunidade. A terceira perspectiva, "atenção especial para os jovens". O ano da jornada mundial da juventude é uma possibilidade de mobilizarmos os jovens para amar a Igreja no menor que padece e para se tornar um discípulo missionário de Jesus.
A paróquia faz um investimento para o exercício da missão. Temos muitas lideranças que pelos setores fazem acontecer o objetivo do projeto pastoral. Que os setores missionários não percam de vista o testemunho missionário dos nossos padres que incansavelmente anunciam a Palavra de Deus. Em outro momento escreverei sobre a 2ª urgência. A missão continua.

A paróquia e mais formação para animadores de comunidades

A Paróquia promove encontro de formação para os animadores de comunidades, sábado às 9hs no Instituto Pio XII. O tema a ser estudado é da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Juventude. É mais um momento de formação que a paróquia oferece aos animadores de comunidades.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Padre Matias Soares


Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim

Nota de Esclarecimento
Nestes últimos dias fui tomado de surpresa por tantos comentários que surgiram por causa de um “possível” aluguel do Instituto Pio XII, vinculado e pertencente à paróquia de Sant’Ana e São Joaquim e que deve ser uma extensão da sua ação evangelizadora e promoção humana, como foi pensado pelo Mons. Antonio Barros, para a promoção educacional das crianças deste e de outros municípios. Alguns pontos devem ser esclarecidos, depois de informações que publicamente foram apresentadas, a saber:

1)    Não existe nenhuma proposta de municipalização do Instituto Pio XII. Seria interessante saber o que significa “municipalização”, antes de falar sobre e como tudo seria elaborado;
2)    Não houve nenhum “oferecimento” por parte da paróquia e de seu representante canônico, como também Diretor-Presidente do Instituto Pio XII, das suas instalações para o aluguel; mas sim, um “interesse do Poder Executivo” em locar 20 salas, no horário vespertino e claro que ociosas, para que crianças pudessem estudar num lugar apropriado e digno às necessidades infantis;
3)    Duas preocupações estavam presentes na possível locação das salas: a) o apoio econômico ao Instituto Pio XII, que passa por sérias dificuldades, e a promoção humana e social que poderia ser proporcionada às crianças;
4)    Para quem conhece o estatuto da Instituição, sabe que seria um modo de real “fidelidade” à memória do Mons. Antonio Barros;
5)     Não existe nada firmado entre o Poder Executivo e o Instituto Pio XII quanto ao aluguel das salas;
6)    Como só houve um “interesse e um primeiro diálogo”, no momento oportuno haveria uma reunião para que as questões fossem tratadas com aqueles que tivessem interesse;
7)    Não foi formalizada nenhuma proposta, que subtende valores, condições etc, para que o contrato pudesse ser firmado;
8)    Nas cláusulas do contrato seriam tipificadas as obrigações e direitos das partes, caso houvesse qualquer parceria;
9)    A atenção a manutenção física e pedagógica do Instituto seria vista como uma das prioridades, como também, as prerrogativas que não dificultassem as ações da Instituição;
10)                      Por fim, o nosso reconhecimento a todos que se preocupam, tanto quanto o Diretor-Presidente da Instituição, pela preservação histórica e estrutural do Instituto, pois fica a certeza que a direção, o corpo docente e discente, funcionários, pais, mídia local e demais homens e mulheres de Boa Vontade, não medirão esforços para que aquela honrosa Instituição não venha a sofrer nenhum prejuízo, nem no presente e nem no futuro. Fico feliz e convido a todos para que viabilizem melhoras à Instituição. Confio em todos! Que Sant’Ana e São Joaquim intercedam por todos!


Que Deus nos abençoe e nos conceda a paz, especialmente em nossas famílias e instituições!




Pe. Matias Soares
Pároco e Diretor-Presidente do Instituto Pio XII


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prova Brasil



Prova Brasil avaliará ciências a partir deste ano

6/02/2013 
O governo federal vai introduzir neste ano, de forma amostral, questões de ciências na Prova Brasil, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Hoje, o exame, que é aplicado aos alunos de 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e 3.º ano do ensino médio das redes públicas do País, avalia português e matemática.
“Num primeiro momento, (a medida) não terá o objetivo de interferir na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas será a preparação para isso. A Prova Brasil do 5.º e do 9.º ano (do ensino fundamental) terá ciências também”, disse. O Ideb combina o resultado do desempenho dos estudantes em avaliações (Prova Brasil/Saeb) com a taxa de aprovação.
A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicada a cada dois anos em escolas públicas urbanas e rurais que possuem turmas de 20 ou mais estudantes. O objetivo é avaliar o sistema educacional, analisando o desempenho de alunos, docentes e servidores.
As escolas são selecionadas pelo Inep com base em dados do Censo Escolar. As provas são formadas por quatro blocos – dois de língua portuguesa e dois de matemática. Não são divulgados resultados individuais dos estudantes, já que o objetivo é avaliar a unidade e o sistema de ensino.
Simulado
Mercadante também afirmou que o Inep está disposto a apoiar todas as prefeituras que quiserem promover simulados da Prova Brasil. “Teremos uma avaliação pedagógica que indicará onde a escola está bem, onde não está. Estamos dispostos a apoiar todo mundo que quiser fazer simulado. Vamos colocar as questões à disposição e ajudar a viabilizar as provas.”
No caso do ensino médio, o MEC quer substituir a Prova Brasil/Saeb, amostral, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Questionado sobre o assunto, o ministro disse que “as administrações públicas, as secretarias de Educação e os estudantes já trocaram” a Prova Brasil/Saeb pelo Enem na avaliação do ensino médio. “Já trocaram porque é concreto: a escola coloca ou não o estudante em uma federal, no ProUni (Programa Universidade para Todos), no Ciência sem Fronteiras, nas cotas. Esse vai ser o debate, não tem outro”, afirmou.
O ministro considerou “bobagem”as críticas de que o governo estaria tentando “maquiar” a avaliação do ensino médio, após o resultado do Ideb do ensino médio apontar para uma estagnação – o índice foi de 3,6 (Ideb 2009) para 3,7 (2011). “O Enem hoje é o foco dos estudantes do ensino médio, é o que define a vida deles. É para onde os pais estão olhando, para onde a escola está olhando.”
Mercadante também elogiou o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que flexibiliza a Lei Geral da Copa e autoriza as escolas de todo País a manterem suas atividades durante o campeonato. O texto determina que os sistemas de ensino “deverão ajustar os calendários escolares” de forma que o período de férias compreenda todo o período do Mundial. “Não tem Copa em todas as cidades nem todos os jogos são prioridade. Temos de mostrar que educação é prioridade.”
Debate
A inclusão de ciências na Prova Brasil – o que deixará o exame mais parecido com o teste do Programa Internacional de Avaliação (Pisa) – é vista com bons olhos por especialistas consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo. No entanto, alguns deles criticam a falta de debate sobre como os assuntos deveriam abordados no exame. “A discussão não aconteceu até hoje, nem mesmo com a definição das matrizes curriculares de português e matemática”, diz Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Especialistas também questionam a não inclusão de outras disciplinas na avaliação. “Por que não incluir de forma amostral história e geografia?”, questiona Alexandre Oliveira, da consultoria Meritt Informação Educacional. O ideal, segundo Marcio da Costa, professor da Faculdade de Educação da UFRJ, é que a matriz funcione como um indutor do próprio currículo do ensino básico. “Queremos finalizar até julho as diretrizes de ciências e esperamos que o MEC se guie por esse estudo”, diz José Fernandes de Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Autor: Estado de S. Paulo
Fonte: Undime

domingo, 3 de fevereiro de 2013

PADRE MATIAS: AÇÕES REALIZADAS NA PARÓQUIA EM TRÊS ANOS

Vamos enumerar as ações do Padre Matias Soares em três anos de ação pastoral.
1) Confissões diárias (3ª a sábado);
2) Atendimentos diários;
3) Missão nos setores;
4) Formação permanente;
5) Celebração da palavra (leigos e religiosas nos setores);
6) Campanha da Fraternidade e via sacra pelas ruas dos setores;
7) Descentralização da via sacra no centro (por rua atendendo 15 famílias numa única noite);
8) Natal em família com gesto concreto;
9) Preparação para a festa dos padroeiros;
10) Mês missionário;
11) Resgate do espaço físico da Matriz;
12) Zelo pelas instituições da paróquia;
13) Incentivo à formação do leigo;
14) Implantação do plano pastoral;
15) Revitalização do Conselho Pastoral;
16) Formação permanente para os animadores de comunidades;
17) Formação permanente para os catequistas;
18) Dia votivo à Santana e São Joaquim;
19) Centro Social e Pastoral Monsenhor Antônio Barros;
20) Experiência da comunhão e participação na comunidade;
21) Encontro de formação e espiritualidade: padres, religiosas e religiosos da paróquia;
22) Envolvimento das religiosas nos setores missionários;
23) Novo modelo de paróquia com a setorização;
24) Avaliação das ações pastorais;
25) Transparência nas prestações de contas;
26) Semana Nacional da Família;
27) Assistência religiosa ao Abrigo;
28) Três missas aos domingos: 07: 00 hs / 10 : 00 hs / 19 : 00;
29) Criação do ECC;
30) Missa da comunidade na capela São Francisco (Todo primeiro domingo às 17 horas).
31) Centro administrativo paroquial em construção;
32) Casa dos dependentes químicos (Comunidade Boa Nova);
33) Construção das capelas;
34) Presença da Igreja na Comunidade da Bica.
É importante lembrar que o conselho administrativo fez sua avaliação que também positiva. A Paróquia vai muito bem, obrigado! Mas tudo isso graças ao empenho de todos que acreditam na força do Amor de Deus. E aqui vai todo apoio aos Padres e Religiosas de nossa paróquia. (Equipe do Setor I, Centro)
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Padre Matias Soares: Competência e Compromisso Pastoral

O Conselho Pastoral da Paróquia de Santana e São Joaquim avaliou bem o Padre Matias Soares nesses três anos de atuação. Aprendemos muito, principalmente, na ação missionária. Seu sacerdócio a serviço da Igreja é um exemplo de dedicação e amor à Igreja. O trabalho pastoral está apresentando frutos em todos os setores. Explicando: as ações realizadas na paróquia em três anos é confirmada pelos coordenadores dos setores. Todos concordam que o pastoreio do Padre Matias valoriza a paróquia e o laicato. Que Deus o proteja em sua caminhada.
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Como ser uma liderança comprometida?

Moisés e o povo hebreu no Egito antigo foi a grande expressão de luta contra a opressão do faraó. No Egito antigo, poder político e religioso era uma só coisa. Em outras palavras, desgraça para os pobres e oprimidos. O poder de Deus é maior e tudo supera. É revolucionário no sentido de mudanças radicais. O Egito era a casa da escravidão. Contudo, o projeto de Deus é a liberdade e a conquista da terra onde corre leite e mel. Nesse sentido, o povo hebreu precisa de um líder forte e independente. Para ser forte e independente necessita romper com o projeto político do faraó. O encontro de Moisés e Deus na sarça ardente foi determinante. Moisés teve que escolher entre o prestígio na casa da escravidão ou servir a Deus. Moisés reconhece que a sua força e coragem está em Deus da liberdade, Iahweh.
Trazendo para a nossa realidade, somos chamados a refletir de forma correta e decidida. De que lado deve ficar as lideranças cristãs? O ser humano é um sujeito de interesses. Ele pode ficar do lado dos oprimidos ou opressores. Mas, a consciência da pessoa é o seu próprio juiz. O seu testemunho, sua prática, é o que vai dizer de que lado você se apoia. Abandonar os mais pobres para se apoiar em projetos faraônicos significa sepultar a dignidade dos mais sofridos. É importante lembrar que não temos poder político nem econômico mas temos certeza que a nossa segurança está em Jesus. "Muito tempo depois morreu o rei do Egito, e os israelitas, gemendo sob o peso da servidão, gritaram; e do fundo da servidão o seu clamor subiu até Deus. E Deus ouviu os seus gemidos; Deus lembrou-se da sua Aliança com Abraão, Isac e Jacó"(EX 2, 23-24). 
Deus se dá a conhecer no meio dos pobres e oprimidos. Com fidelidade ao projeto de Deus, seguiremos à luz do Documento de Aparecida. A história do êxodo de Moisés aponta para o caminho da salvação que vai ter culminância em Jesus. Ele é o nosso libertador, não existe outro. Que todas as lideranças bebam dessa fonte que é Jesus. (Carlos: Coordenador, Setor I)