domingo, 3 de fevereiro de 2013

Como ser uma liderança comprometida?

Moisés e o povo hebreu no Egito antigo foi a grande expressão de luta contra a opressão do faraó. No Egito antigo, poder político e religioso era uma só coisa. Em outras palavras, desgraça para os pobres e oprimidos. O poder de Deus é maior e tudo supera. É revolucionário no sentido de mudanças radicais. O Egito era a casa da escravidão. Contudo, o projeto de Deus é a liberdade e a conquista da terra onde corre leite e mel. Nesse sentido, o povo hebreu precisa de um líder forte e independente. Para ser forte e independente necessita romper com o projeto político do faraó. O encontro de Moisés e Deus na sarça ardente foi determinante. Moisés teve que escolher entre o prestígio na casa da escravidão ou servir a Deus. Moisés reconhece que a sua força e coragem está em Deus da liberdade, Iahweh.
Trazendo para a nossa realidade, somos chamados a refletir de forma correta e decidida. De que lado deve ficar as lideranças cristãs? O ser humano é um sujeito de interesses. Ele pode ficar do lado dos oprimidos ou opressores. Mas, a consciência da pessoa é o seu próprio juiz. O seu testemunho, sua prática, é o que vai dizer de que lado você se apoia. Abandonar os mais pobres para se apoiar em projetos faraônicos significa sepultar a dignidade dos mais sofridos. É importante lembrar que não temos poder político nem econômico mas temos certeza que a nossa segurança está em Jesus. "Muito tempo depois morreu o rei do Egito, e os israelitas, gemendo sob o peso da servidão, gritaram; e do fundo da servidão o seu clamor subiu até Deus. E Deus ouviu os seus gemidos; Deus lembrou-se da sua Aliança com Abraão, Isac e Jacó"(EX 2, 23-24). 
Deus se dá a conhecer no meio dos pobres e oprimidos. Com fidelidade ao projeto de Deus, seguiremos à luz do Documento de Aparecida. A história do êxodo de Moisés aponta para o caminho da salvação que vai ter culminância em Jesus. Ele é o nosso libertador, não existe outro. Que todas as lideranças bebam dessa fonte que é Jesus. (Carlos: Coordenador, Setor I)


Nenhum comentário:

Postar um comentário