Cristo é o modelo do amor aos pobres. [449]
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Opinião: "As escolas devem ser espaços de felicidade?"
ARIANA COSME
ESPECIAL PARA A FOLHA
Devem as escolas ser espaços de felicidade para os alunos que as frequentam?
ESPECIAL PARA A FOLHA
Os mais conservadores repudiam tal exigência porque defendem que as escolas, em nome da disciplina, não poderão deixar de confrontar os alunos com atividades que nem sempre lhes são simpáticas. Aqueles que abordam as escolas numa perspetiva focalizada nos interesses e no bem-estar dos alunos defendem, pelo contrário, que a felicidade é condição fundamental de um projeto de escolarização bem-sucedido.
Será esse um debate útil? A experiência que temos tido, sempre que o assunto é abordado, mostra que não.
O tema é interessante, mas o modo como é discutido nos desvia da questão crucial: a de saber qual é a missão das escolas nas sociedades contemporâneas. Uma questão para a qual há uma resposta mais ou menos consensual, em função da qual se entende que as escolas existem para que os alunos se apropriem de um conjunto de informações, instrumentos, procedimentos e atitudes entendido como necessário à afirmação e à vida de cada um nas sociedades contemporâneas.
Assim, as divergências que possam existir no modo de pensar a missão das escolas têm a ver, sobretudo, com o modo como se concebe a realização de um projeto.
É que, para alguns, os alunos são alunos porque são ignorantes que podem deixar de o ser graças à ação educativa das escolas. Para outros, alunos são seres portadores de saberes que as escolas terão que ser capazes de reconhecer para que aquela ação esteja em conformidade com os valores e as exigências do mundo em que vivemos.
Basta-nos recorrer ao nosso bom senso para compreendermos que nem os alunos são ignorantes, nem basta respeitar, apenas, os seus saberes para que eles possam compreender outras perspetivas ou encontrar outras respostas e outras maneiras de agir. Por isso é que a função das escolas é fazer com que cada um saia da sua zona de conforto e se aventure num mundo desconhecido, vivendo experiências pessoais, sociais e culturais que de outro modo não viveria.
O que é que esse projeto tem a ver com a felicidade? Não sei. Mais do que a felicidade dos seus alunos, a preocupação das escolas deverá ser a de tentar que eles estabeleçam uma relação significativa com todas as tarefas e os desafios intelectuais, relacionais e éticos que aí lhes são propostos.
Talvez passe a haver mais momentos de felicidade nessas escolas. O que vai acontecer dependerá do rigor com que as instituições assumam uma tarefa tão exigente.
ARIANA COSME é professora da Universidade do Porto (Portugal),
doutora em Ciências da Educação e especialista nas áreas da gestão e
organização do trabalho pedagógico e da intervenção com crianças e
jovens em risco de insucesso escolar
(Fonte: Folha de São Paulo)
Etica e moral: que significam?
Face a crise generalizada de ética e de moral, importa resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a mesma coisa? É e não é.
1. O significado de ética Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?
A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de moral. Etica existe uma só para todos. Moral existem muitas, consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter uma casa(ética). O estilo e a maneira de construi-la pode variar(moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica, contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a moral.
Leonardo Boff
Face a crise generalizada de ética e de moral, importa resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a mesma coisa? É e não é.
1. O significado de ética Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?
O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra
de ouro é esse: “nao faças ao outro o que não
queres que te façam a ti”. Ou positivamente: “faça
ao outro o que quere que te façam a ti” Esse princípio
áureo pode ser traduzido também pela expressão de
Jesus, testemunhada em todas as religiões: “ama o próximo
como a ti mesmo”. É o princípio do amor universal
e incondicional. Quem não quer ser amado? Quem não quer
amar? Alguém quer ser odiado ou se tratado com fria indiferença?
Ninguém.
Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado.
Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à
sua própria sorte, morre poucas horas após. O cuidado é
tão essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem acompanhado
de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com cuidado, tudo pode dar
certo e dura mais. Tudo o que amamos também cuidamos.
A ética do cuidado hoje é fundamental: se não cuidarmos
do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as condições
que permitem o projeto planetário humano. A própria política
é o cuidado para com o bem do povo.
Outro princípio reside da solidariedade universal. Se nossos
pais não fossem solidários conosco quando nascemos e nos
tivessem rejeitado, não estaríamos aqui para falar de tudo
isso. Se na sociedade não respeitamos as normas coletivas em solidariedade
para com todos, a vida seria impossível. A solidariedade para existir
de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos
e dos que mais sofrem. A solidariedade se manfiesta então como
com-paixão. Com-paixão quer dizer, ter a mesma paixão
que o outro, alegrar-se com o outro, sofrer com o outro para que nunca
se sinta só em seu sofrimento, construir junto algo bom para todos.
Pertence também à humanidade essencial a capacidade e
a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar involuntariamente
e prejudicar o outro conscientemente. Como gostaríamos de ser perdoados,
devemos também nós perdoar. Perdoar significa não
deixar que o erro e o ódio tenham a última palavra. Perdoar
é conceder uma chance ao outro para que possa refazer as relações
boas.
Tais princípios e inspirações formam a ética.
Sempre que surge o outro diante de mim, ai surge o imperativo ético
de tratá-lo humanamente. Sem tais valores a vida se torna impossível.
Por isso, ethos, donde vem ética, significava para os gregos,
a casa. Na casa cada coisa tem seu lugar e os que nela habitam devem ordenar
seus comportamentos para que todos possam se sentir bem. Hoje a casa não
é apenas a casa individual de cada pessoa, é também
a cidade, o estado e o planeta Terra como casa comum. Eis, pois, o que
é a ética. Vejamos agora o que é moral.
2. O significado de moralA forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de moral. Etica existe uma só para todos. Moral existem muitas, consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter uma casa(ética). O estilo e a maneira de construi-la pode variar(moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica, contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a moral.
Hoje devemos construir juntos a Casa Comum para que nela todos possam
caber inclusive a natureza. Faz-se mister uma ética comum, um consenso
mínimo no qual todos se possam encontrar. E ao mesmo tempo, respeitar
as maneiras diferentes como os povos organizam a ética, dando origem
às várias morais, vale dizer, os vários modos de
organizar a família, de cuidar das pessoas e da natureza, de estabelecer
os laços de solidariedade entre todos, os estilos de manifestar
o perdão.
A ética e as morais devem servir à vida, à convivência
humana e à preservação da Casa Comum, a única
que temos que é o Planeta Terra.
Leonardo Boff
Felipe Aquino
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar a sua
vida, não aceitando o amor e conselhos de outras pessoas. Mário
Quintana
Frei Betto recebe prêmio José Martí 2013 da Unesco
Nova York (RV) - A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) concedeu o Prêmio José Martí 2013 ao teólogo mineiro, Frei Betto. Segundo a Unesco, o religioso tem trabalhado para promover a paz universal.
Frei Betto, que deve receber o prêmio em Cuba, falou à Rádio ONU sobre a distinção. Segundo ele, o caminho da paz é o mesmo que foi pregado pelo profeta Isaías, 700 anos antes de Jesus Cristo. Ele disse seguir a receita bíblica em seu trabalho e em suas ações.
"A paz tem que vir da justiça. Para isso, eu tenho lutado e este também é o significado do prêmio, que é um reconhecimento de todos que lutam nesta linha assinalada pelo profeta Isaías", frisou o religioso.
Frei Betto que foi preso pela ditadura militar duas vezes no Brasil nos anos 60, disse que muitos jovens hoje são engajados, mas segundo ele, as drogas ainda são um problema preocupante.
De acordo com o teólogo, a juventude atualmente precisa de mais ideologias.
"Na minha geração aquela que tinha 20 anos nos anos 60 do século 20, havia drogas. Mais a incidência não era tão grande porque nós éramos viciados em utopia. E estou convencido de quanto mais utopias menos drogas, quanto menos utopia, mais drogas. E o mundo hoje carece de utopias libertárias. Hoje, as grandes ambições são de bem-estar material. Não há uma preocupação altruísta. Hoje, os herois da juventude não são mais aquelas pessoas como Gandhi, Che Guevara, Mandela, Luther King. Hoje, não. São as celebridades da moda, do mundo pop, do esporte" - destacou
O prêmio será entregue a Frei Betto na Terceira Conferência Internacional sobre o Equilíbrio Mundial, que se realizará em Havana, Cuba, no fim deste mês. (MJ/Rádio ONU)
Piso salarial dos professores tem reajuste menor
No ano passado, o reajuste foi de 22,22%. O piso é
aplicado a docentes da rede pública dos níveis de ensino infantil,
fundamental e médio, que possuem carga horária de 40 horas semanais
14/01/2013
Daniele Silveira,
O
valor do piso salarial nacional dos professores da educação básica em
2013 será de R$ 1.567,00. O reajuste de 7,97% sobre o valor de 2012 (R$
1.451,00) foi confirmado na última quinta-feira (10) pelo Ministério da
Educação (MEC).
No ano passado, o reajuste foi de
22,22%. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, justificou que a
queda no percentual se deu devido à desaceleração da economia e à queda
na arrecadação de receitas. O piso é aplicado a docentes da rede pública
dos níveis de ensino infantil, fundamental e médio, que possuem carga
horária de 40 horas semanais.
O ajuste é
calculado com base na arrecadação do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (Fundeb). Os valores repassados nos últimos dois anos aos
governos estaduais e às prefeituras para cobrir o custo anual de cada
aluno também entram no cálculo.
A lei que
instituiu o piso nacional foi aprovada pelo Congresso Nacional em 16 de
junho de 2008. No ano passado, a Confederação Nacional dos Trabalhadores
da Educação (CNTE) denunciou que nenhum estado ou município cumpria a
determinação integralmente.
Um dispositivo prevê
que a União complemente o pagamento nos casos em que os governos
municipais e estaduais não possuam recursos necessários. Para este ano, o
governo estima repassar R$ 116,8 bilhões do Fundeb para estados e
municípios.
(Fonte: Brasil de fato)
Catecismo da Igreja
Alguns chefes de Israel acusaram Jesus de agir contra a Lei...
contra o templo de Jerusalém, e em particular contra a fé no Deus único, porque Ele se proclamava Filho de Deus.
Por isso, O entregaram a Pilatos, para que O condenasse à morte.
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