quarta-feira, 28 de novembro de 2012


O sentido de ver a Terra de fora da Terra

28/11/2012
Os últimos séculos se caracterizaram por infindáveis descobertas: continentes,povos originários, espécies de seres vivos, galáxias, estrelas, o mundo subatômico, as energias originárias e ultimamente o campo Higgs, espécie de sutil fluido que pervade o universo; as partículas virtuais ao tocá-lo recebem massa e se estabilizam. Mas não havíamos descoberto ainda a Terra como planeta, como a nossa Casa Comum. Foi preciso que saíssemos da Terra para vê-la de fora e então descobri-la e constatar a unidade Terra-Humanidade.
Este é o grande legado dos astronautas que tiveram, por primeiro, a oportunidade de contemplar a Terra a partir do espaço exterior. Produziram em nós o que foichamado de Overview Effect, vale dizer, “o efeito da visão de cima”. Belíssimos testemunhos de astronautas foram recolhidos por Frank White em seu livro Overview Effect (Houghton Mifflin Company, Boston 1987). Eles produzem em nós forte impacto e um grande sentimento de reverência, uma verdadeira experiência espiritual. Leiamos alguns testemunhos.
O astronauta James Irwin dizia:”A Terra nos recorda uma árvore de natal dependurada no fundo negro do universo; quanto mais nos afastamos dela, tanto mais vai diminuindo seu tamanho, até finalmente ser reduzida a uma pequena bola, a mais bela que se possa imaginar; aquele objeto vivo tão belo e tão caloroso parece frágil e delicado; contemplá-lo muda a pessoa, pois ela começa a apreciar acriação de Deus e a descobrir o amor de Deus”. Outro, Eugene Cernan, confessava:” Eu fui o último homem a pisar na lua em dezembro de 1972; da superfície lunar olhava com temor reverencial para a Terra num transfundo muito escuro; o que eu via era demasiadamente belo para ser apreendido, demasiadamente ordenado e cheio de propósito para ser fruto de um mero acidente cósmico; a gente se sentia, interiormente, obrigado a louvar a Deus; Deus deve existir por ter criado aquilo que eu tinha o privilégio de contemplar; espontaneamente surge a veneração e a ação de graças; é para isso que existe o universo”.
Com fina intuição observou Joseph P. Allen, outro astronauta:” Discutiu-se muito, os prós e os contras a respeito das viagens à lua; não ouvi ninguém argumentar que deveríamos ir à lua para poder ver a Terra de lá, de fora da Terra; depois de tudo, esta tem sido seguramente a verdadeira razão de termos ido à lua”.
Ao fazer esta experiência singular, o ser humano desperta para a compreensão de que ele e a Terra formam uma unidade e que esta unidade pertence a uma outra maior, à solar, e esta à outra ainda maior, a galáctica e esta nos remete ao inteirouniverso e o inteiro universo ao Mistério e o Mistério ao Criador.
“De lá de cima”, observava o astronauta Eugene Cernan,”não são perceptíveis as barreiras da cor da pele, da religião e da política que lá em baixo dividem o mundo.” Tudo é unificado no único planeta Terra”. Comentava o astronauta Salman al-Saud:“no primeiro e no segundo dia, nós apontávamos para o nosso país, no terceiro equarto para o nosso continente; depois do quinto dia tínhamos consciência apenas da Terra como um todo”.
Estes testemunhos nos convencem de que Terra e Humanidade formam de fato um todo indivisível. Exatamente isso foi escrito por Isaac Asimov num artigo no The New York Times de 9 de outubro de1982 por ocasião dos 25 anos do lançamento do Sputnik que foi o primeiro a dar a volta à Terra. O título era:”O legado do Sptutnik: o globalismo”. Ai dizia Asimov:”impõe-se às nossas mentes relutantes a visão de que Terra e Humanidade formam uma única entidade”. O russo Anatoly Berezovoy que ficou 211 dias no espaço afirmou a mesma coisa. Efetivamente não podemos colocar de um lado a Terra e do outro a Humanidade. Formamos um todo orgânico e vivo. Nós humanos somos aquela porção da Terra que sente, pensa,ama, cuida e venera.
Contemplando o globo terrestre presente em quase todos os lugares, Irrompe, espontaneamente em nós, a percepção de que apesar de todas as ameaças de destruição que montamos contra Gaia, o futuro bom e benfazejo, de alguma forma, está garantido. Tanta beleza e esplendor não podem ser destruídos. Os cristãos dirão: Esta Terra é penetrada pelo Espírito e pelo Cristo cósmico. Parte de nossa humanidade por Jesus já foi eternizada e está no coração da Trindade. Não será sobre as ruinas da Terra que Deus completará a sua obra. O Ressuscitado e seu Espírito estão empurrando a evolução para a sua culminância.
Uma moderna legenda dá corpo a esta crença: “Era uma vez um militante cristão do Greenpeace que foi visitado em sonho pelo Cristo ressuscitado. Este o convidou para passearem pelo jardim. O militante acedeu com grande entusiasmo. Depois de andarem por longo tempo, admirando a biodiversidade presente naquele recanto, perguntou o militante:”Senhor, quando andavas pelos caminhos da Palestina, disseste, certa feita, que voltarias um dia com toda a tua pompa e glória. Está demorando demais esta tua vinda!. Quando, finalmente, retornarás de verdade, Senhor? Depois de momentos de silêncio que pareciam uma eternidade, o Senhor respondeu:”Meu irmãozinho, quando minha presença no universo e na natureza for tão evidente quanto a luz que ilumina este jardim; quando minha presença sob a tua pele e no teu coração for tão real quanto a minha presença aqui e agora; quando esta minha presença se tornar corpo e sangue em ti a ponto de não mais precisares pensar nela; quando estiveres tão imbuído desta verdade que não mais perguntarás insistentemente como estás perguntando agora, então, meu irmãozinho querido, é sinal de que eu terei retornado com toda a minha pompa e com toda a minha glória”.
Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor, autor de O Tao da Libertação,Vozes 2012.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Igreja e o direito à vida

Muito antes de se falar em direitos humanos, a Igreja já defendia os direitos humanos. Podemos dizer que o maior dos direitos humanos é a vida. Deus é o Deus e Senhor da vida. Jesus Cristo que é a autocomunicação de Deus defende a vida. Em sua vida prática se colocou permanentemente a favor dos pobres e oprimidos. Ele mesmo pede respeito pela casa do Pai. A história da Igreja nos dá a esperança de alcançarmos um mundo melhor. O maior presente que temos, a Igreja Católica traz os benefícios que necessitamos para nos salvar. Ela está ao nosso lado. Mas precisamos também dar nossa contribuição para o mundo ser melhor. O Evangelho cobre todos os direitos humanos. Direitos humanos sem Evangelho é nada. A Palavra de Deus já contém todas as verdades que precisamos pois nossa luta é vazia sem o Evangelho de Jesus cristo. 

Um certo Rei de um certo Reino...


Sobre o Reino de Cristo...
Seu Reino é o mesmo Reino do Pai. É no Filho amado que o Reino se manifesta, porque no Filho, no Seu modo de ser e viver o Pai Se manifestou plenamente! Quem vê Jesus, vê o Pai reinando. Assim, dizer Reino de Deus e Reino de Cristo é quase a mesma coisa. Com uma diferença, apenas: o Reino de Deus se manifesta plenamente em Cristo quando da Sua ressurreição e será consumado no final dos tempos, quando Cristo cristificar em glória todas as coisas e tudo entregar ao Pai, para que Deus, o Pai, seja tudo em todos.
Quanto ao Reino de Cristo, ele é como a semente semeada no chão do mundo, mais precisamente, no chão do seu coração: pode cair na beira do caminho e ser levado pelos pássaros da sua distração, do seu pouco caso... E aí, então, esse Reino bendito será levado da sua vida... Você perderá o Reino... Pode também cair num coração superficial, como a semente caída na terra rasa: neste caso, cresce logo, em tantos entusiasmos de doação, amém e aleluia... Mas, é um reinozinho de momento: logo cresce, logo seca... Também, esse Reino, pode cair num coração preocupado com mil coisas, sobretudo consigo mesmo: pobre Reino: crescerá e logo será sufocado! Pobre você, que matou o Reino... Finalmente – tomara! –, pode num terreno fecundo de um coração bom! Aí vem o fruto: trinta, sessenta, cem por um! O Reino frutificou porque entrou em você! Feliz de você: se o Reino de Cristo entrou em você, você entrou no Reino de Cristo aqui e por toda a eternidade!
O Reino de Cristo parece tão fraco, tão sufocado como o trigo plantado por ele, perdido no meio do joio deste mundo... Desanime não! Descreia não! Duvide não! Um dia – naquele Dia – esse joio vai ser juntado e jogado fora, queimado, eliminado para sempre! Só o trigo, fruto da boa semente caída e frutifica no bom coração, permanecerá por toda a eternidade! Espere, confie! Você vai ver! É assim o Reino do Cristo: presente, potente, mas só no fim aparecerá sem ambiguidade alguma! – Que venha o Teu Reino Senhor Jesus! Que se manifeste logo com toda a clareza! Passe este mundo e venha a Tua graça!
O Reino de Cristo? Parece de nada, parece insignificante, parece tão pequenininho como um grão de mostarda! Mas, não se iluda: ele está presente no mundo: foi plantado naquela cruz, naquele sepulcro e começou a brotar naquela madrugada de domingo. Esse Reino vai crescendo, crescendo, não por minha força, não por sua força, pela força do próprio Espírito do Senhor... Crescendo, crescendo... E um dia será como uma ramagem tão frondosa que as aves todas, a humanidade inteira poderá abrigar-se nos seus ramos! Nós todos haveremos de ver! É esperar, é desejar, é caminhar para este Dia bendito! Mas, tenha paciência, que a mostarda não cresce de vez, não se desenvolve de um dia para a noite! Paciência e certeza! O nome disto é esperança! Afinal, Quem prometeu é fiel!
Já viu alguém colocando um tiquinho de fermento na massa? Pois assim é o Reinado de Cristo! Pouquinho... Mas, penetra, impregna esse mundo massificado, esse mundo cão! Ninguém pode contar, ninguém pode calcular, ninguém pode dizer “ei-lo aqui, ei-lo ali!”... Mas, está presente, atuante, potente, levedando a massa deste mundo! Preste atenção! Tenha cuidado: “O Reino de Deus trazido por Cristo já está no meio de nós e age na potência do Espírito! É o Espírito a presença, é o Espírito a energia, é o Espírito a potência, é o Espírito o fermento! Dizer: Reino de Cristo presente é o mesmo que dizer Espírito de Cristo atuando! Dizer “venha o Teu Reino” é dizer “venha o Teu Espírito”!
Cristo reinando no seu coração é o tesouro da sua vida, é o tesouro escondido até que você tome consciência Dele e para Ele se abra sem medo nem reservas. Até quando você demorará a descobrir, a experimentar que Ele é a pérola de grande valor, a mais bela de todas, daquelas de encher a vista e encantar o coração? Quem deixa o Senhor Jesus reinar na sua vida, encontra o tesouro escondido, compra a pérola mais valiosa de todas! Não tenha dúvida!
Ah, mas que demora, demora! Há dois mil anos esperamos! E o mundo vai de mal a pior, vai se paganizando; parece até uma nau sem rumo, um mundo sem Deus, casa sem dono, reino sem rei! E a Igreja? É cada tipo de cristão, é cada figura, cada escândalo! Não se iluda não! O Reino de Cristo é como rede jogada no mar: pega todo tipo de peixe: vem de tudo! Mas, a rede está sendo puxada! Pouco a pouco Alguém vai puxando a rede do mundo, da Igreja. Um Dia – Dia bendito, Dia santo, Dia sem fim! – essa rede chegará à praia do mar da vida. E então, os peixes bons serão recolhidos nos cestos do Coração do Rei... E – você verá! – o peixe ruim será jogado fora... Se você compreender esta coisas, será feliz! Cristo, o Rei, garante!

 


Escrito por Dom Henrique 

Jesus é o Senhor


Reflexões de Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará

BELÉM DO PARÁ, terça-feira, 27 de novembro de 2012(ZENIT.org) - A cena do julgamento foi bem preparada, começando nas tramas e armadilhas urdidas contra Jesus. Tudo serviu para compor o drama, dentro de um quadro bem definido no jogo do poder. Alguém devia ser eliminado! De fato “os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e discutiam: ‘Que vamos fazer? Este homem faz muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação’. Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote naquele ano, disse: ‘Vós não entendeis nada! Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira’? Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação; e não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos” (Jo 11,47-51).
Jesus está diante de Pilatos (Jo 18,33-37), a multidão pede sua morte, as autoridades conspiram. Prefere-se Barrabás a Jesus. E este Jesus se proclama Rei! Aos olhos de todos, é um rei bufão. Está vestido com um manto vermelho certamente esfarrapado, sobre a cabeça uma coroa de espinhos e seu cetro é uma cana. Ridículo! Terão dito os passantes! No entanto, ele diz ser Rei e que seu Reino não é deste mundo! Há que se posicionar a favor do trono representado por Pilatos, ou daquele que, sendo Rei parece apenas fazer parte de uma comédia de mau gosto.
Mesmo distantes da cena, demos um jeito de entrar no palco ou na plateia. Ali, há dois mil anos os homens e mulheres de todas as línguas, povos e nações, podem participar e passar da comédia à tragédia, desta às ruas, dali à crua realidade do Calvário, diante do abandonado crucificado, para aguardar ansiosos a manhã da Ressurreição e proclamar que Ele é Rei e Senhor. Ninguém fique de fora.
De quem foi a vitória entre o Reino de Jesus e o Reino representado por Pilatos? Muitos poderes se iludiram nestes mais de vinte séculos, ao pretenderem escrever a palavra “fim” no processo chamado “Jesus”, pensando tê-lo liquidado culturalmente ou politicamente. Reinos políticos ou filosofias se alternaram na tentativa de reduzi-lo a personagem marginal da história, mas a pedrinha profetizada por Daniel (Dn 2,34s) não cessa de atingir, uma depois da outra, as muitas estátuas de argila que são os impérios terrenos, e estes ruíram estrondosamente (cf. Raniero Cantalamessa, La Parola e La Vita, Città Nuova, Roma 1990, Pág. 353). Sem adesão a ele, mais cedo ou mais tarde todos caem!
O confronto continua e não é possível buscar uma conciliação fácil e superficial entre Jesus, que é Rei e Senhor, com o espírito do mundo. Seu Reino continua não sendo do mundo, mas ele veio para ser Rei, para dar testemunho da verdade e provocar todas as pessoas, a fim de que escutem sua voz e tomem partido da verdade. Quando Pilatos lhe perguntou, em meio a distraído muxoxo, “que é a verdade?”, nem suspeitava que em Jesus se realizasse a palavra: “foi-lhe dada a soberania, a glória e a realeza. Todos os povos, nações e línguas hão de servi-lo. Seu poder é um poder eterno, que nunca lhe será tirado e sua realeza é tal, que jamais será destruída (Dn 7,14)!
Aquele que era ridicularizado pelas autoridades e pela multidão dali a pouco, Cordeiro imolado, abriria o Livro da Vida. Ele “fez de nós um reino de sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá – como também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! ‘Eu sou o Alfa e o Ômega’, aquele que é, que era e que vem, o todo-poderoso’ (Ap 1,6-8). Na oferta de sua vida, que tem nome de salvação, quis incluir a todos: “Pai, perdoai-lhes. Eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34). E depois um dos ladrões lhe disse: ‘Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar’. Ele lhe respondeu: ‘Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso’ ”(Lc 23,42-43). De fato, Jesus nos ama e nos libertou com o seu sangue. Esta é a Verdade oferecida a todos os homens e mulheres de todos os tempos, mesmo aqueles que o traspassaram ou os que carregam o fardo de seus muitos pecados!
Proclamar Jesus e reconhecê-lo Rei e Senhor, como faz a Igreja na Solenidade de Cristo Rei, tem consequências. É necessário fazer opções claras pelos valores do Reino de Deus e abandonar tudo o que a ele se opõe. Se o dinheiro, o poder, a vaidade e a insaciável busca de prazer ocuparem o espaço de nossas decisões cotidianas, tornando-se “deuses” – e falsos! – não haverá espaço para Jesus Cristo.
Faz-se cada dia mais necessário um caminho de discernimento, diante das “ofertas e oportunidades” que nos são oferecidas, como num grande mercado de religiões! Quem procura vantagens, confundindo Jesus Cristo com um fornecedor de carro do ano, casa nova, roupas de grife, oportunidades imediatas de emprego, elogios de todos, ou mesmo milagres fáceis como numa banca da feira da esquina, verá muito cedo a estátua de barro desmoronar.
Quem resolver crescer e fazer opções claras no seguimento de Jesus Cristo verá consolidada uma existência cheia de sentido, terá herança de dignidade e retidão para transmitir às gerações que se seguirem, terá construído sua casa sobre a rocha, proclamando que Jesus é o Senhor e vivendo sua Palavra (cf. Mt 7,21-27), no cumprimento da vontade de Deus, que liberta e salva.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ADVENTO

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba
A vida passa por transformações e se renova. Por isto, iniciamos mais um Ano Litúrgico, começando com o Ciclo do Natal, na certeza de vida renovada. O Natal é celebrado com muitas festas, contemplando o nascimento de um Rei, o Filho de Deus, cumprindo uma promessa feita pelo Senhor ao Rei Davi.

São quatro domingos chamados de “Advento”, que nos despertam, dentro de um itinerário, para a vinda de Jesus Cristo, Àquele que vem de Deus e assume as condições e realidades humanas. Seu objetivo foi de realizar a reta ordem do universo no cumprimento das Leis divinas marcadas no coração das pessoas.

No mundo dos conflitos, da violência e do caos na ordem social, caímos numa situação de temor e angústia. Nossa esperança fica fragilizada e somos incapazes para uma paz de sustentabilidade. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar força e coragem para superar as limitações contidas em nossas fraquezas.

O Advento é tempo de preparação para o Natal. É colocar-se de prontidão para acolher Aquele que nasce transformando a história. Hoje isto acontece no coração das pessoas vigilantes e sensíveis às realidades do bem. Este deve ser o caminho do cristão, reconhecendo a presença de Deus em sua vida.

Todo clima natalino, que começa com o Advento, deve fazer aumentar o amor entre as pessoas. É uma realidade que deve acontecer no relacionamento, na convivência familiar, no trabalho, na escola, enfim, na vida real. É importante a consciência de que a fonte de tudo isto está em Deus. É por isto que Ele vem a nós e fica conosco. “O amor de Deus foi derramado em nossos corações” (I Ts 4,9).

Sabemos que a fonte do amor é Deus, mas isto não dispensa o esforço pessoal. Temos que viver o amor no meio dos conflitos e tensões a todo instante. Os afazeres da vida não podem obscurecer a ação de Deus em nossa prática de vida. É Ele quem nos dá sustentação para uma realidade de fraternidade e vida mais feliz.
(Fonte: CNBB)

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Abertura do II Encontro Preparatório: A caminho da JMJ Rio2013



Cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de 75 países, chegaram ao Rio de Janeiro neste domingo, 25, para participar do II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O encontro acontece até sexta-feira, 29.
A abertura das atividades se deu com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. A celebração foi concelebrada pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello e demais bispos e sacerdotes presentes.
O objetivo do II Encontro é apresentar os preparativos para a JMJ, esclarecendo questões como a geografia da cidade, inscrições e hospedagens. Além da Santa Missa de abertura, estão previstas atividades como: painéis organizados pelos diversos setores do COL, visita aos locais dos Atos Centrais e um encontro com jovens. Esta é a continuação de um primeiro encontro realizado em março deste ano em Rocca di Papa, cidade próxima a Roma.
Durante a Homilia, Dom Orani agradeceu a presença dos delegados e ressaltou a providência de inciar o encontro durante a Solenidade de Cristo Rei – que representa a conclusão do ano litúrgico – olhando para a perspectiva do ano seguinte.
“Abrimos esse encontro no domingo de Cristo Rei, na conclusão do ano litúrgico, na perspectiva de iniciarmos um novo ano, dentro do Ano da Fé, a caminho da JMJ em julho de 2013. A providência nos conduziu a essa data pelo seguinte: de um lado, ao concluir o ano litúrgico também agradecemos a Deus por todos os dons, pelas graças recebidas na caminhada feita até hoje. Por outro lado, passaremos esta semana olhando a perspectiva do novo ano, do inicio. E este novo ano litúrgico traz para nós a Jornada Mundial da Juventude,” disse.
O Arcebispo destacou ainda a missão da JMJ em proporcionar aos jovens uma experiência de encontro com Cristo. “Este contexto da Festa Solene de Cristo Rei, nos indica também a missão da nossa Jornada que nos fala desse encontro com Jesus que os jovens são chamados a fazerem através da experiência de Igreja, de encontro com Cristo e com os irmãos. (…) Por isso a nossa Arquidiocese se coloca à serviço da Igreja para proporcionar uma experiência com Cristo a todos que aqui vierem,” ponderou.
Antes do término da Santa Missa foi lida uma carta dos pais de uma das intercessoras da Jornada Mundial da Juventude, Beata Chiara Luce. A beata italiana faleceu jovem e desde os nove anos ingressou no Movimento dos Focolares. Ao longo de sua vida, ofereceu a Jesus as suas dificuldades e sofrimentos.
Na mensagem direcionada à Dom Orani, os pais de Chiara, Maria Teresa e Ruggero Badano, que manifestaram a intenção de participarem da Jornada Mundial da Juventude, expressaram a gratidão de verem sua filha como uma das intercessoras da JMJ.
“É com imensa alegria que nós acolhemos a notícia de que Chiara foi escolhida para ser um dos intercessores da JMJ. Somos imensamente gratos pela decisão de Dom Orani e temos a certeza de que Chiara, junto às outras esplendidas figuras que o senhor Arcebispo indicou, saberá cooperar para proteger e sustentar a multidão de jovens que virão ao Rio.”
Sobre a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, ressaltou a presença marcante e a alegria dos jovens brasileiros em participação para este grande encontro da fé.
“Vejo também a alegria dos jovens e não somente para estar junto do Papa, mas através do testemunho, dessa conscientização de serem jovens e também serem missionários, de levarem essa fé contagiosa ao mundo. Fico muito feliz em poder participar deste II Encontro e vamos continuar acompanhando essa Jornada de perto”, afirmou.
Fonte: Canção Nova
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Projeto Missão Continental propõe Paróquia Missionária



O 3º Encontro Nacional da Missão Continental encerrou seus trabalhos nesta sexta-feira, 23 de novembro, com propostas para intensificar a animação missionária na Igreja local. O evento organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial, da CNBB, em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) reuniu, desde o dia 19, em Brasília, 60 pessoas de todo o país para refletir sobre a paróquia em estado permanente de missão.
As contribuições dos assessores motivaram propostas para dinamizar a evangelização no interior das paroquiais e lançar a comunidade na missão além-fronteiras. Criar e fortalecer os Conselhos Missionários Paroquiais e Diocesanos (COMIPAs e COMIDIs), realizar as Santas Missões Populares e outras experiências semelhantes, planejar a pastoral de conjunto e implementar a setorização das paróquias, foram algumas das propostas indicadas.
Outra preocupação é a formação missionária das lideranças para que as paróquias se abram à missão além-fronteiras de forma organizada e articulada.
Segundo padre Sidnei Ferreira, assessor da CNBB para a Missão Continental, este 3º Encontro deu um salto de qualidade nos trabalhos. “Conseguimos reunir representantes de todos os Regionais da CNBB. Com isso, além de realizarmos reuniões com os bispos da Comissão fizemos um encontro de partilha com representantes dos Regionais o que nos deu uma ideia geral do trabalho em todo o Brasil”, avaliou.
O assessor destacou ainda a importância da paróquia missionária. “Com relação a esse tema existe uma sensibilidade muito grande nas igrejas locais. Dioceses como Vitória da Conquista (BA), Itapetininga (SP) e Toledo (PR), por exemplo, enviaram vários representantes pensando em como implantar a paróquia missionária dentro do Plano Pastoral da diocese”.
Para dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da prelazia de São Félix (MT), a cada encontro realizado se evidenciam com maior clareza os objetivos, os meios e os métodos da Nova Evangelização. O bispo destaca ainda o envolvimento das dioceses no compromisso missionário. “O encontro foi muito positivo com muita participação e partilha de experiências. Creio que é necessário continuar a traduzir as ideias em práticas para que as dioceses assumam esse rosto missionário. A colaboração entre as POM, o CCM e a Comissão para a Missão da CNBB é um testemunho de comunhão. Parece uma equipe só trabalhando em setores diferentes. Precisamos fortalecer essa comunhão”, sublinhou.
Rosângela de Souza Urt representou o Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul) onde coordena o COMIRE. “O Encontro ajudou a esclarecer sobre o que é a Missão Continental. Vimos como trabalhar esse projeto em todos os âmbitos, principalmente na paróquia. Estou voltando para o meu regional entusiasmada”, destacou.
Padre Guido Labonté explicou que na arquidiocese de Manaus (AM), em 2010, realizou um Ano Missionário com várias iniciativas de evangelização. “Trabalhamos com o conhecido método Ver, Julgar e Agir. Primeiro procuramos entender o que é Missão, depois veio o tempo da análise e em seguida, do agir que foi o Congresso Missionário”. Em nível regional, padre Guido informou que algumas Prelazias priorizaram o trabalho nas comunidades ribeirinhas. As comunidades do centro urbano enviam pessoal para acompanhar essas comunidades do interior.
O próximo Encontro Nacional da Missão Continental está programado para o mês de setembro de 2013.
Fonte: CNBB