Na Sociedade das relações sensíveis,
pensar a administração sem gestão de pessoas é auto-destruição e sinal
de incapacidade de adaptação.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
TÂNIA ZAGURY
IDEB melhorou? Ainda temos muito o que corrigir: 93% dos bachareis em
Direito são reprovados em Língua Portuguesa no exame da OAB!
FGV lança aulas online e questões para Enem
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lança esta semana, em caráter
experimental, um ambicioso portal gratuito com foco no ensino médio.
Além de cerca de 90 aulas que podem ser usadas por candidatos na
preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a FGV liberou,
no link ensinomediodigital.fgv.br, o acesso para um banco com 4,6 mil
questões que seguem o modelo do Enem.
As aulas estão agrupadas em 15 cursos que abordam as quatro grandes áreas de conhecimento nas quais o Enem é dividido: Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Linguagem e suas Tecnologias. Quando estiver completa, a coleção terá 30 cursos. No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto na sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.
Batizado de FGV Ensino Médio Digital, o projeto nasceu de duas áreas de atuação da fundação, a produção de livros didáticos, iniciada há 8 anos, e a FGV Online, que oferece aulas virtuais de nível superior há mais de 15 anos, assistidas por 13 milhões de usuários. “Nossa missão como fundação é estimular o desenvolvimento socioeconômico do País, o que passa, entre várias outras coisas, pela educação”, diz o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen. “E todos os dados econômicos e acadêmicos que a gente analisou mostravam claramente a importância de aperfeiçoar o ensino médio.”
A junção entre experiência com livros didáticos e tecnologia levou à criação de aulas com um padrão diferente do das grandes universidades americanas ou da Khan Academy, referências mundiais no ensino online. Elas não têm áudio nem a participação de professores em vídeos. Os conteúdos são apresentados por personagens animados, como o “Machado de Assis” que guia o estudante pela aula inicial de Literatura, remetendo a um texto do escritor Moacyr Scliar.
“Quando você usa pessoas, é fácil quem está assistindo prestar atenção ao apresentador e perder o foco no conteúdo”, diz Simonsen. “E o uso de recursos como áudio e vídeo torna a navegação mais lenta.”
A FGV não pretende produzir vídeos por enquanto, mas já está desenvolvendo o áudio para as aulas. “O aluno vai ter um botão com a opção de áudio”, afirma Simonsen. “Pode desabilitá-la se a navegação ficar lenta.”
Candidata a uma vaga em Economia, Gabriela Moreira, de 19 anos, está recorrendo ao site da FGV na preparação para o vestibular. Gabriela, que terminou o ensino médio em 2010, fez a prova de seleção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e vai prestar o Enem na disputa por uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“Gostei da abordagem, o material é bem interativo e me ajuda na revisão do que tenho de estudar”, diz Gabriela, moradora de Botafogo, zona sul do Rio. Ela soube das aulas, que estavam disponíveis para testes no site antes do lançamento do projeto, pela mãe, que trabalha na Editora FGV. “Uma coisa especialmente útil do site são os testes de múltipla escolha que eu posso fazer depois de ver cada conteúdo.”
O banco da FGV tem 6 mil questões prontas - além das 4,6 mil já disponíveis, outras 1,4 mil serão publicadas até abril. Desse total, cerca de 1 mil são relacionadas ao conteúdo do ensino médio e podem servir para avaliar alunos de 1.ª e 2.ª séries. As demais seguem fielmente o formato das usadas no Enem.
“O estudante pode escolher a área em que pretende fazer a autoavaliação, como Ciências da Natureza, por exemplo, e o sistema vai gerar um simulado com 10 a 15 questões”, diz a diretora executiva da Editora FGV, Marieta de Moraes Ferreira.
Para montar o banco de questões, a fundação articulou uma rede de mais de cem professores de escolas públicas e privadas, a maioria delas do Rio. Do grupo fazem parte docentes de Colégios como Pedro II, Santo Inácio e Santo Agostinho e o Andrews.
Banco de questões públicas
O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen, propôs ao Ministério da Educação um novo modelo de banco de questões para o Enem. “Se você trabalhar em larga escala, com algo da ordem de 50 mil questões, não vai mais precisar de itens inéditos para garantir a segurança do exame”, diz. “O sistema sorteia aleatoriamente questões e as agrupa em provas diferentes para cada candidato. Costumo brincar dizendo que, se existe alguém capaz de memorizar 50 mil questões, ele merece vaga na universidade.”
Para Simonsen, outra vantagem do banco aberto é permitir que alunos da rede pública saibam exatamente qual seu grau de preparação para prestar o Enem - e a qualidade do ensino que recebem. Para ele, é “perfeitamente legítimo” que escolas usem o banco para melhorar a performance dos estudantes. “Isso reforça o papel do Enem como sinalizador do que se pretende para o ensino médio.”
Quanto à qualidade, Simonsen acredita que as avaliações atuais são um instrumento desenhado mais para uso de governos do que das famílias. “Nosso banco será um instrumento para a cobrança de melhorias no ensino.”
As aulas estão agrupadas em 15 cursos que abordam as quatro grandes áreas de conhecimento nas quais o Enem é dividido: Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Linguagem e suas Tecnologias. Quando estiver completa, a coleção terá 30 cursos. No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto na sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.
Batizado de FGV Ensino Médio Digital, o projeto nasceu de duas áreas de atuação da fundação, a produção de livros didáticos, iniciada há 8 anos, e a FGV Online, que oferece aulas virtuais de nível superior há mais de 15 anos, assistidas por 13 milhões de usuários. “Nossa missão como fundação é estimular o desenvolvimento socioeconômico do País, o que passa, entre várias outras coisas, pela educação”, diz o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen. “E todos os dados econômicos e acadêmicos que a gente analisou mostravam claramente a importância de aperfeiçoar o ensino médio.”
A junção entre experiência com livros didáticos e tecnologia levou à criação de aulas com um padrão diferente do das grandes universidades americanas ou da Khan Academy, referências mundiais no ensino online. Elas não têm áudio nem a participação de professores em vídeos. Os conteúdos são apresentados por personagens animados, como o “Machado de Assis” que guia o estudante pela aula inicial de Literatura, remetendo a um texto do escritor Moacyr Scliar.
“Quando você usa pessoas, é fácil quem está assistindo prestar atenção ao apresentador e perder o foco no conteúdo”, diz Simonsen. “E o uso de recursos como áudio e vídeo torna a navegação mais lenta.”
A FGV não pretende produzir vídeos por enquanto, mas já está desenvolvendo o áudio para as aulas. “O aluno vai ter um botão com a opção de áudio”, afirma Simonsen. “Pode desabilitá-la se a navegação ficar lenta.”
Candidata a uma vaga em Economia, Gabriela Moreira, de 19 anos, está recorrendo ao site da FGV na preparação para o vestibular. Gabriela, que terminou o ensino médio em 2010, fez a prova de seleção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e vai prestar o Enem na disputa por uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“Gostei da abordagem, o material é bem interativo e me ajuda na revisão do que tenho de estudar”, diz Gabriela, moradora de Botafogo, zona sul do Rio. Ela soube das aulas, que estavam disponíveis para testes no site antes do lançamento do projeto, pela mãe, que trabalha na Editora FGV. “Uma coisa especialmente útil do site são os testes de múltipla escolha que eu posso fazer depois de ver cada conteúdo.”
O banco da FGV tem 6 mil questões prontas - além das 4,6 mil já disponíveis, outras 1,4 mil serão publicadas até abril. Desse total, cerca de 1 mil são relacionadas ao conteúdo do ensino médio e podem servir para avaliar alunos de 1.ª e 2.ª séries. As demais seguem fielmente o formato das usadas no Enem.
“O estudante pode escolher a área em que pretende fazer a autoavaliação, como Ciências da Natureza, por exemplo, e o sistema vai gerar um simulado com 10 a 15 questões”, diz a diretora executiva da Editora FGV, Marieta de Moraes Ferreira.
Para montar o banco de questões, a fundação articulou uma rede de mais de cem professores de escolas públicas e privadas, a maioria delas do Rio. Do grupo fazem parte docentes de Colégios como Pedro II, Santo Inácio e Santo Agostinho e o Andrews.
Banco de questões públicas
O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen, propôs ao Ministério da Educação um novo modelo de banco de questões para o Enem. “Se você trabalhar em larga escala, com algo da ordem de 50 mil questões, não vai mais precisar de itens inéditos para garantir a segurança do exame”, diz. “O sistema sorteia aleatoriamente questões e as agrupa em provas diferentes para cada candidato. Costumo brincar dizendo que, se existe alguém capaz de memorizar 50 mil questões, ele merece vaga na universidade.”
Para Simonsen, outra vantagem do banco aberto é permitir que alunos da rede pública saibam exatamente qual seu grau de preparação para prestar o Enem - e a qualidade do ensino que recebem. Para ele, é “perfeitamente legítimo” que escolas usem o banco para melhorar a performance dos estudantes. “Isso reforça o papel do Enem como sinalizador do que se pretende para o ensino médio.”
Quanto à qualidade, Simonsen acredita que as avaliações atuais são um instrumento desenhado mais para uso de governos do que das famílias. “Nosso banco será um instrumento para a cobrança de melhorias no ensino.”
O BRASIL É O QUINTO...
Brasil é o quinto país que mais baixa música pirata, revela estudo
O site Musicmetric desenvolveu um estudo
chamado "The Digital Music Index", no qual aponta o Brasil como o quinto
país com mais usuários baixando arquivos de música de maneira ilegal na
rede. São mais de 19 milhões de downloads em formato BitTorrent.
17/09/2012 12h04 - Atualizado em 17/09/2012 12h08
Por Aline Jesus
Para o TechTudo
O site Musicmetric desenvolveu um estudo chamado "The
Digital Music Index", no qual aponta os dados sobre downloads de canções
na Internet em diversos países. E, segundo o relatório, o Brasil é o
quinto país com mais usuários baixando arquivos de música de maneira
ilegal na rede. São mais de 19 milhões de downloads de arquivos em
formato BitTorrent.
A pesquisa, que analisou os dados dos seis primeiros meses deste ano, identificou 405 milhões de downloads de músicas de um total de 750 mil artistas. Entre eles, muitos foram legais por meio de serviços como Spotify , iTunes e Deezer , porém a grande maioria é ilegal. Estima-se que cerca de 97 milhões de faixas foram baixadas em torrent nos Estados Unidos, país líder do ranking.
Em segundo lugar, vem o Reino Unido, com 43 milhões, seguido da Itália, com 33 milhões, Canadá, com 24 milhões, e o Brasil, com quase 20 milhões. De acordo com este relatório do Musicmetric, o rapper Drake é o mais “popular” nas buscas por arquivos ilegais de músicas nos Estados Unidos, enquanto Ed Sheeran é o mais procurado no Reino Unido, Laura Pausini fica no topo na Itália, Kanye West lidera no Canadá e Billy Van ocupa a primeira colocação no Brasil.
Vale lembrar que no Brasil não há tantas alternativas legais para se realizar streaming ou download de música pela web. Serviços como o Spotify, por exemplo, muito popular nos Estados Unidos, ainda não funcionam em terras brasileiras.
Via TorrentFreak
A pesquisa, que analisou os dados dos seis primeiros meses deste ano, identificou 405 milhões de downloads de músicas de um total de 750 mil artistas. Entre eles, muitos foram legais por meio de serviços como Spotify , iTunes e Deezer , porém a grande maioria é ilegal. Estima-se que cerca de 97 milhões de faixas foram baixadas em torrent nos Estados Unidos, país líder do ranking.
Em segundo lugar, vem o Reino Unido, com 43 milhões, seguido da Itália, com 33 milhões, Canadá, com 24 milhões, e o Brasil, com quase 20 milhões. De acordo com este relatório do Musicmetric, o rapper Drake é o mais “popular” nas buscas por arquivos ilegais de músicas nos Estados Unidos, enquanto Ed Sheeran é o mais procurado no Reino Unido, Laura Pausini fica no topo na Itália, Kanye West lidera no Canadá e Billy Van ocupa a primeira colocação no Brasil.
Vale lembrar que no Brasil não há tantas alternativas legais para se realizar streaming ou download de música pela web. Serviços como o Spotify, por exemplo, muito popular nos Estados Unidos, ainda não funcionam em terras brasileiras.
Via TorrentFreak
Aonde
vamos? Até onde chegará a vulgaridade da nossa sociedade de consumo,
que tudo consome e extingue de moral, de respeitabilidade, de senso de
vergonha, de tudo quanto aprendemos dos nossos antepassados que era
justo, reto, belo, louvável, digno?
Eis a sociedade ocidental:
perdeu sua matriz, a fé cristã. Foi o cristianismo a principal seiva a
alimentar a consciência do Ocidente, foi a fé cristã a raiz que
sustentou nossa civilização, agora moribunda e irremediavelmente
condenada à morte. Assim, tudo se pode esperar de deriva, de confusão
moral, de leviandade, de inversão de valores!
Por que escrevo isto?
Pelo leilão de virgindade! Isto mesmo – e imagino que você, meu Leitor,
já tenho visto a internet: um jovem russo de 23 anos e uma jovem
brasileira de 20 anos estão leiloando sua virgindade. Ela quer construir
casas para os pobres com o dinheiro arrecadado(!); ele, tímido(!),
heterossexual, pede que respeitem sua sexualidade(!) e os homossexuais
não façam lance – até agora os maiores lances são de homens!
Que
pensar de tudo isto? É condenável do ponto de vista humano, do ponto de
vista cristão e de todos os pontos de vista que partam de algum critério
de decência! O nome disso? Prostituição!
Nada justifica que pessoas
brinquem assim com sua sexualidade e, pior ainda, num tremendo mau
exemplo, difunda sua imoralidade como algo louvável. E mais um detalhe:
os familiares apoiam ou, no mínimo, respeitam! Eis aonde chegamos! Nem
Roma no seu período de degradação moral pagã chegou a estes requintes!
Basta! Não me alongarei mais! Não merece! Somente chamo atenção para a
triste situação moral em que nos encontramos e da qual coisas desse tipo
são sintomas. Mas, se olharmos bem, em maior ou menor escala, a
mentalidade pagã e imoral (e não somente no aspecto sexual) está por
toda parte, aplaudida, endossada, defendida e difundida.
Como pode
um cristão aplaudir um mundo assim? Pense nisto. Como você se coloca,
meu Leitor amigo? Um discípulo de Cristo não deve se amargurar, não deve
ser soberbo, não deve se julgar melhor que ninguém, não deve condenar
em bloco o mundo, não se arvora em juiz mesquinho, feito beata de
novela. Mas, sabe distinguir o bem do mal – e seu critério é Cristo, o
Filho de Deus, que a todos julgará. O cristão não deve ter medo de dizer
claramente que o mal é mal e que o bem é bem!
Eis a sociedade ocidental: perdeu sua matriz, a fé cristã. Foi o cristianismo a principal seiva a alimentar a consciência do Ocidente, foi a fé cristã a raiz que sustentou nossa civilização, agora moribunda e irremediavelmente condenada à morte. Assim, tudo se pode esperar de deriva, de confusão moral, de leviandade, de inversão de valores!
Por que escrevo isto? Pelo leilão de virgindade! Isto mesmo – e imagino que você, meu Leitor, já tenho visto a internet: um jovem russo de 23 anos e uma jovem brasileira de 20 anos estão leiloando sua virgindade. Ela quer construir casas para os pobres com o dinheiro arrecadado(!); ele, tímido(!), heterossexual, pede que respeitem sua sexualidade(!) e os homossexuais não façam lance – até agora os maiores lances são de homens!
Que pensar de tudo isto? É condenável do ponto de vista humano, do ponto de vista cristão e de todos os pontos de vista que partam de algum critério de decência! O nome disso? Prostituição!
Nada justifica que pessoas brinquem assim com sua sexualidade e, pior ainda, num tremendo mau exemplo, difunda sua imoralidade como algo louvável. E mais um detalhe: os familiares apoiam ou, no mínimo, respeitam! Eis aonde chegamos! Nem Roma no seu período de degradação moral pagã chegou a estes requintes!
Basta! Não me alongarei mais! Não merece! Somente chamo atenção para a triste situação moral em que nos encontramos e da qual coisas desse tipo são sintomas. Mas, se olharmos bem, em maior ou menor escala, a mentalidade pagã e imoral (e não somente no aspecto sexual) está por toda parte, aplaudida, endossada, defendida e difundida.
Como pode um cristão aplaudir um mundo assim? Pense nisto. Como você se coloca, meu Leitor amigo? Um discípulo de Cristo não deve se amargurar, não deve ser soberbo, não deve se julgar melhor que ninguém, não deve condenar em bloco o mundo, não se arvora em juiz mesquinho, feito beata de novela. Mas, sabe distinguir o bem do mal – e seu critério é Cristo, o Filho de Deus, que a todos julgará. O cristão não deve ter medo de dizer claramente que o mal é mal e que o bem é bem!
Nos dias 16 e 17 de novembro, em Recife/PE, acontece o VIII Encontro Nacional Católico para Magistrados, Membros do Ministério Público e suas famílias. O evento será realizado na Comunidade Obra de Maria.
O tema do encontro será “Confessar, celebrar e testemunhar a fé”. O lema escolhido, é "Apascenta as minhas ovelhas". Além dos membros do Conselho Nacional da RCC, estão confirmadas as presenças dos padres Paulo Ricardo e Pedro Luchi, da doutora Gisela Salviole, do coordenador da Obra de Maria, Gilberto Gomes e do Juiz Dr. Fernando Formolo.
Seguindo o tema proposto pela RCC do Brasil neste ano, o Encontro será uma oportunidade dos participantes ouvirem a voz do Bom Pastor para voltarem para suas realidades com o objetivo de evangelizar e apascentar as ovelhas de Jesus.
As inscrições podem ser feitas através deste link. O evento tem o custo de R$50,00 que devem ser pagos na hora do credenciamento. Além de programação para os encontristas, as crianças terão evangelização especial voltada para sua idade.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do hot site. Informações sobre pacote aéreos e hospedagem na Comunidade Obra de Maria pelo telefone (81) 3081-4749, fax (81) 3081-4734 ou pelo e-mail rosamistica@obrademaria.com.br.
Acompanhe a programação completa:
Sexta-feira - 16/11
13h30 - Acolhida e Oração
14h00 – Pregação: Confessar a Fé
15h00 - Terço da Misericórdia
15h15 - Pregação: Carismas: Testemunho de fé e vida
16h00 - Intervalo
16h30 – Santa Missa
17h45- Pregação: Celebrar a Fé
18h30 - Avisos e orientações
18h45 - Recolhimento e descanso
Sábado - 17/11
08h30 - Acolhida e Oração
09h00 – Pregação: A religião e o estado
09h45 - Intervalo
10h15 – Pregação: A RCC na Igreja Católica
11h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração por Cura e Libertação
11h45 - Avisos e orientações
12h00 - Almoço
13h30 - Acolhida e Oração
14h00 – Pregação: Fraternidade e Saúde Pública
14h45 - Intervalo
15h15 - Testemunho: A Fé no meio Jurídico
16h15 - Santa Missa
17h30 – Pregação: Apascenta as minhas ovelhas
18h15 - Agradecimentos e despedidas
21h00 - Show com a dupla DDD (fonte: RCC)
VIII Encontro Nacional Católico para Magistrados, Membros do Ministério Público e suas famílias em novembro
Ter, 02 de Outubro de 2012 16:00 |
Nos dias 16 e 17 de novembro, em Recife/PE, acontece o VIII Encontro Nacional Católico para Magistrados, Membros do Ministério Público e suas famílias. O evento será realizado na Comunidade Obra de Maria.
O tema do encontro será “Confessar, celebrar e testemunhar a fé”. O lema escolhido, é "Apascenta as minhas ovelhas". Além dos membros do Conselho Nacional da RCC, estão confirmadas as presenças dos padres Paulo Ricardo e Pedro Luchi, da doutora Gisela Salviole, do coordenador da Obra de Maria, Gilberto Gomes e do Juiz Dr. Fernando Formolo.
Seguindo o tema proposto pela RCC do Brasil neste ano, o Encontro será uma oportunidade dos participantes ouvirem a voz do Bom Pastor para voltarem para suas realidades com o objetivo de evangelizar e apascentar as ovelhas de Jesus.
As inscrições podem ser feitas através deste link. O evento tem o custo de R$50,00 que devem ser pagos na hora do credenciamento. Além de programação para os encontristas, as crianças terão evangelização especial voltada para sua idade.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do hot site. Informações sobre pacote aéreos e hospedagem na Comunidade Obra de Maria pelo telefone (81) 3081-4749, fax (81) 3081-4734 ou pelo e-mail rosamistica@obrademaria.com.br.
Acompanhe a programação completa:
Sexta-feira - 16/11
13h30 - Acolhida e Oração
14h00 – Pregação: Confessar a Fé
15h00 - Terço da Misericórdia
15h15 - Pregação: Carismas: Testemunho de fé e vida
16h00 - Intervalo
16h30 – Santa Missa
17h45- Pregação: Celebrar a Fé
18h30 - Avisos e orientações
18h45 - Recolhimento e descanso
Sábado - 17/11
08h30 - Acolhida e Oração
09h00 – Pregação: A religião e o estado
09h45 - Intervalo
10h15 – Pregação: A RCC na Igreja Católica
11h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração por Cura e Libertação
11h45 - Avisos e orientações
12h00 - Almoço
13h30 - Acolhida e Oração
14h00 – Pregação: Fraternidade e Saúde Pública
14h45 - Intervalo
15h15 - Testemunho: A Fé no meio Jurídico
16h15 - Santa Missa
17h30 – Pregação: Apascenta as minhas ovelhas
18h15 - Agradecimentos e despedidas
21h00 - Show com a dupla DDD (fonte: RCC)
Papa define tema do próximo Dia Mundial das Comunicações
Papa Bento XVI
Fonte: blog.cancaonova.com
REDE SOCIAIS: PORTAIS DE VERDADE E DE FÉ; NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO".
O tema para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, que em 2013 será celebrado em 12 de maio, foi divulgado sábado (29 de setembro).
Em nota, afirma-se que um dos desafios mais significativos da
evangelização nos dias de hoje é o que emerge do ambiente digital. É
sobre este desafio que o tema deste ano, proposto pelo Papa Bento XVI,
para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Redes Sociais: portais
de Verdade e de fé, novos espaços de evangelização” quer chamar a
atenção, no contexto do Ano da Fé.
Os elementos de reflexão são numerosos e importantes: em um tempo no
qual a tecnologia tende a tornar-se o tecido que conecta muitas
experiências humanas - como as relações e o conhecimento - é necessário
questionar-se: - essa pode ajudar os homens a encontrar Cristo pela fé?
Porém não basta uma superficial adaptação da linguagem, mas é necessário
poder apresentar o Evangelho como resposta a uma contínua pergunta
humana de sentido e de fé, que também emerge da rede e nela mesma se faz
estrada.
Será também este o modo para humanizar e fazer vivo e vitalizado um
mundo digital que impõe, atualmente, um comportamento mais definido: não
se trata mais de como utilizar a internet como um «meio» de
evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem de
hoje se exprime também no ambiente digital. É necessário, de modo
particular, levar em conta o desenvolvimento e a grande popularidade do
social network, que consentiu a acentuação de um estilo dialógico e
interativo na comunicação e na relação.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma data estabelecida pelo
Concílio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963), vem sendo celebrado em
muitos países, com a recomendação dos bispos de todo o mundo, no domingo
que antecede a Festa de Pentecostes (em 2013 será no dia 12 maio).
A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é
tradicionalmente publicada em ocasião da recorrência da Festa de São
Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas (24 de janeiro). (CM)
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