domingo, 12 de maio de 2013

A verdadeira oração faz-nos sair de nós próprios... para as chagas de Jesus e dos irmãos: Papa Francisco na homilia da Missa



A verdadeira oração é a que nos faz sair de nós mesmos e nos abre ao Pai e aos irmãos mais necessitados: recordou o Papa Francisco neste sábado de manhã, na homilia da Missa celebrada na capela da Casa de Santa Marta, com a participação de alguns agentes da polícia do Vaticano e um grupo de jornalistas argentinos, com as respetivas famílias.
“Por vezes, aborrecemo-nos na oração” – considerou o Papa, observando que mais do que pedir isto ou aquilo, a oração é antes de mais, como lembrava o Evangelho de hoje, “a intercessão do próprio Jesus diante do Pai, fazendo-lhe ver as suas chagas”.

"Ele reza por nós diante do Pai…. Eu sempre gostei disto. Jesus, na sua ressurreição, teve um corpo bonito: as chagas da flagelação, dos espinhos, desapareceram, todas elas. Os hematomas dos golpes, desapareceram. Mas Ele quis ter sempre as chagas, e as chagas são precisamente a sua oração de intercessão ao Pai: "Mas ... olha ... este Te pede em meu nome, olha!". Esta é a novidade que Jesus nos diz. Diz-nos esta novidade: ter confiança na sua paixão, ter confiança na sua vitória sobre a morte, ter confiança nas suas chagas. Ele é o sacerdote, e este o sacrifício: as suas chagas. E isso nos dá confiança, hein?, nos dá a coragem para rezar".

"A oração ao Pai em nome de Jesus faz-nos sair de nós mesmos; a oração que nos aborrece está sempre dentro de nós mesmos, como um pensamento que vai e vem. Mas a verdadeira oração é sair de nós mesmos para o Pai em nome de Jesus, é um êxodo de nós mesmos".

"Se nós não conseguirmos sair de nós mesmos para o irmão necessitado, para o doente, o ignorante, o pobre, o explorado, se nós não conseguirmos fazer esta saída de nós mesmos para aquelas chagas, nunca aprenderemos a liberdade que nos leva à outra saída de nós mesmos, para as chagas de Jesus. Há duas saídas de nós mesmos: uma para as chagas de Jesus, a outra para as chagas dos nossos irmãos e irmãs. E este é o caminho que Jesus quer na nossa oração".
(Fonte: Rádio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário