sábado, 12 de maio de 2012

Igreja em estado permanente de missão é uma Igreja que avança sob a direção do Evangelho de Jesus Cristo. A catequese permanente é tão necessária quanto o ar que respiramos. Tudo isso implica em investimento na formação dos catequistas e responsáveis para servir da melhor maneira. Servir da melhor maneira significa vivenciar o espírito de unidade dos cristãos. Que essa atmosfera de evangelização seja feita com amor e fidelidade. Desse modo podemos celebrar com sentido verdadeiro o encontro pessoal com Jesus. 
A pedagogia do amor ao próximo é insuperável. O maior exemplo de amor ao próximo encontra-se em Jesus Cristo. Ele mesmo soube aplicar essa pedagogia que foi compreendida, principalmente, pelos mais pobres. É importante lembrar que ela exige entrega e disponibilidade para o serviço com o interesse no bem comum. Esse nível de consciência se desenvolve numa catequese qualificada pela palavra de Deus que é amor preferencial pelos mais pobres. "Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor"(I Jo 4,8). Colocar no coração e na vida o projeto de Deus é um ato de amor profundo. Uma catequese bem feita prepara o homem para viver de acordo com a pedagogia de Jesus. O testemunho e a argumentação sincera e rigorosa do catequista são instrumentos eficazes para uma evangelização que liberta e transforma a sociedade.
A catequese permanente necessita de formação permanente para todos os catequizandos e catequistas. A grande prioridade é investir na formação dos leigos. Só assim colheremos frutos bons para a messe do Senhor Jesus. Para isto acontecer a setorização é necessária porque possibilita o fortalecimento da comunidade eclesial. (Carlos: Bacharelando em Teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário