quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bento XVI: "Reconhecer a face de Jesus no pobre e no sofredor"



  Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI recebeu fiéis e peregrinos na Sala Paulo VI, no Vaticano, para a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras.

Em sua catequese, o Papa falou sobre a “revelação da face de Deus”. A história da salvação, disse o Pontífice, é a história da relação de Deus que se revela ao homem progressivamente.

Esta obra tem início com o chamado de Abraão e passa por outros mediadores, como Moisés, os profetas e os juízes. Todas essas alianças recordam a exigência de fidelidade e mantêm a expectativa plena e definitiva das promessas divinas.

É um longo caminho em que o Senhor se deixa conhecer, revela a Si mesmo, entra na história com fatos e palavras.

“Algo de completamente novo acontece, porém, com a Encarnação. A busca da face de Deus recebe uma guinada inimaginável, porque este rosto agora pode ser visto: é o de Jesus, do Filho de Deus que se faz homem, que é ao mesmo tempo mediador e plenitude de toda a Revelação.”

Jesus inaugura na história um novo modo da presença de Deus, porque quem O viu, viu o Pai; ele é “o mediador” da nova e da eterna aliança; Nele encontramos Deus, ao qual podemos invocar com o nome de “Abba, Pai” e por ele nos é dada a salvação.

Se queremos ver a face de Deus, disse o Papa, Aquele rosto que dá sentido, solidez e serenidade ao nosso caminho, devemos seguir Cristo, mas não somente quando precisamos Dele, quando encontramos um espaço entre os milhares de afazeres cotidianos.

“É toda a existência que deve ser orientada ao encontro com Ele, ao amor por Ele; e com isso, um lugar privilegiado tem que ter o amor ao próximo, aquele amor que, à luz do Crucifixo, nos faz reconhecer a face de Jesus no pobre, no fraco e no sofredor.”

Depois de concluir sua catequese em italiano, Bento XVI fez um resumo da mesma em várias línguas, entre as quais em português. Eis as palavras do Pontífice, seguidas da saudação aos peregrinos lusófonos:

Queridos irmãos e irmãs, Deus dá-se a conhecer, revela-se, entra na história, agindo por meio de mediadores, como Moisés, os Juízes, os Profetas, que comunicam ao seu povo a Sua vontade. Esta revelação alcança a sua plenitude em Jesus Cristo. Nele, Deus vem visitar a humanidade, de um modo que excede tudo o que se podia esperar: fazendo-Se homem. Com Cristo, se concretiza um desejo que permeava todo o Antigo Testamento: ver a face de Deus. De fato, por um lado, o povo de Israel sabia que Deus tinha uma face, ou seja, é Alguém com quem podemos entrar em relação, mas por outro lado, estavam cientes de que era impossível, nesta vida, ver a face de Deus; esta permanecia misteriosa, inacessível e, portanto, não representável. Mas, com a Encarnação, Deus assume uma face humana. Jesus nos mostra a face de Deus e por isso é o Mediador e a plenitude de toda a revelação: Nele vemos e encontramos o Pai; Nele podemos invocar a Deus como Pai; Nele temos a salvação.
Uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo de “Cantorias”, da Diocese de Viseu: me quisestes recordar em vosso canto. Agradeço-vos e, de bom grado, vos encorajo na consagração à Virgem Maria para um feliz êxito na vossa configuração a Cristo. Desçam sobre vós e vossas famílias as Bênçãos de Deus. Obrigado.
(BF) (Fonte: Rádio Vaticano)

Cardeal Vegliò: migrações, esperança e oportunidade



Cidade do Vaticano (RV) - "Dizer que os migrantes buscam somente melhorar de situação é uma simplificação exagerada da realidade." Foram palavras do presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò, que neste domingo, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, presidiu a celebração eucarística na paróquia Santa Lúcia em Roma com os principais grupos de migrantes presentes na Itália: romenos, filipinos, poloneses, ucranianos, brasileiros e demais latino-americanos.

O tema deste dia e da Mensagem do Papa para a edição deste ano foi "Migrações: peregrinação de fé e de esperança". Um tema que nos leva a pensar na multidão de pessoas que no mundo de hoje se encontra numa situação entre o "desespero de um futuro impossível de construir" e o "desejo de uma vida melhor", disse o Cardeal Vegliò.

Em sua peregrinação existencial rumo a um futuro melhor, os migrantes carregam consigo sentimentos de fé e de esperança. "Na verdade – ressaltou o purpurado –, no íntimo do coração, eles "alimentam a confiança de encontrar acolhimento, de obter uma ajuda solidária e de entrar em contato com pessoas que, compreendendo as dificuldades e a tragédia de seus semelhantes, e também reconhecendo os valores e os recursos dos quais são portadores, estejam dispostas a partilhar humanidade e recursos materiais com quem se encontra necessitado e desfavorecido".

No centro da reflexão do presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes esteve presente também a perspectiva de uma melhoria da qualidade de vida dos migrantes, perspectiva esta que "está ligada àqueles que os migrantes encontram nas novas realidades em que são acolhidos".

"Nos momentos do sofrimento e da solidão, como é importante encontrar pessoas que abram o coração à esperança e à vida" – ressaltou.

Em seguida, fez uma consideração sobre as ocasiões para os cristãos, nesse contexto, de serem missionários.

"No contexto das migrações hodiernas, embora nem todos os migrantes considerem a sua viagem como um caminhar rumo a Deus, num certo modo – explicou –, é justamente nas pessoas que ainda não conhecem que eles podem descobrir o próprio Deus que lhes estende a mão".

"Isso se vê particularmente nos países de tradição cristã, onde os migrantes podem experimentar a genuína bondade de muitas realidades eclesiais, que as acolhem e as ajudam", acrescentou o Cardeal Vegliò. (RL)  (Fonte: Rádio Vaticano)

20 anos do Catecismo: o papel dos leigos na transmissão da fé



Cidade do Vaticano (RV) - No ciclo de reflexões dedicadas ao novo Catecismo da Igreja Católica (CIC) – por ocasião dos 20 anos de sua publicação –, o Pe. Dariusz Kowalczyk aborda em particular, nesta edição, o papel dos fiéis na compreensão e na transmissão da verdade da fé, como apresentado e desenvolvido no Catecismo.

O ofício de interpretar a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição foi confiado ao Magistério da Igreja, ou seja, aos bispos em comunhão com o Sucessor de Pedro. O Magistério não age, porém, à margem do Povo de Deus, mas é um instrumento, querido por Deus, para compreender bem a ação do Espírito Santo em relação a toda a Igreja. Não é somente o Magistério, porém, que interpreta a fé.

O Catecismo afirma no nº 91: "Todos os fiéis participam da compreensão e da transmissão da verdade revelada. Receberam a unção do Espírito Santo, que os instrui e os conduz à verdade em sua totalidade".

Todo o povo fiel (dos bispos até o último dos fiéis leigos) possui o dom que chamamos sentido sobrenatural da fé. Graças àquele sentido da fé suscitado pelo Espírito de verdade, o povo de Deus adere à fé de modo mais profundo, aplicando-a na vida na forma mais plena (cfr. CIC 93).

O Catecismo recorda o famoso nº 8 da Constituição dogmática sobre a Divina Revelação "Dei Verbum", onde se lê que a Igreja progride na inteligência da fé e também na contemplação e no estudo dos fiéis que têm uma profunda experiência das coisas espirituais. Desse modo, o Espírito Santo introduz os fiéis, obviamente não sem a guia do Magistério, à verdade em sua totalidade.

Um exemplo de desenvolvimento da inteligência da fé do Povo de Deus consiste na verdade da Imaculada Conceição, afirmada como dogma de fé em 1854.

A compreensão mais profunda do mistério revelado de Maria não teria sido possível sem a experiência e a reflexão dos fiéis, ou seja, sem o sentido de fé deles. Portanto, cada um de nós fiéis deve sentir-se sujeito de compreensão e transmissão da fé revelada em Jesus. (RL)

(Fonte: Rádio Vaticano)

Greve Nacional

CNTE marca greve nacional para abril de 2013
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Durante o encontro do Conselho Nacional de Entidades, a CNTE definiu que realizará uma Semana Nacional da Educação em abril de 2013 que será focada na valorização dos profissionais em educação e também agendou uma greve de 3 dias. "Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23,24 e 25 de abril", explica o presidente da CNTE, Roberto Leão. (Fonte: CNTE)

E o reajuste?

Para a CNTE, reajuste do piso é insuficiente
leao_oficialComo previsto, o Ministério da Educação acaba de anunciar o reajuste de 7,97% para o piso do magistério em 2013, totalizando R$ 1.567. Além de representar o menor índice dos últimos 3 anos, o valor não corresponde ao que foi proposto pela CNTE.
A entidade lembra que o MEC se baseia no parecer da Advocacia Geral da União, com o qual a CNTE não concorda. O parecer leva em conta o percentual do reajuste do custo aluno do Fundeb nos dois anos anteriores ao exercício vigente. A CNTE entende que o artigo 5º da Lei que criou o Piso é muito claro e estabelece que o custo-aluno é prospectivo. Se o custo-aluno está sendo reajustado em 2013 em 23,46%, esse deveria ser o reajuste do Piso.
Além disso, a CNTE considera que deveria ter havido um reajuste do Piso de 2008 para 2009. O MEC, levando em conta a interpretação do acórdão do STF quando do julgamento da primeira ação de inconstitucionalidade movida pelos governadores, entende que o Piso só passou a vigorar em 2009 e não em 2008. Para a CNTE, é uma interpretação sem lógica, já que a Lei do Piso é de 2008 e passou a vigorar assim que foi sancionada.
"Esse ano é um exemplo claro disso, houve um rebaixamento do Custo-Aluno estimado no início do ano. O índice estava previsto para ser reajustado em 21,75% e terminou sendo ajustado em 7,97%, o que também contribui para essa diferença de valores entre o Piso do MEC e da CNTE. Nossa análise é a seguinte: o Governo, ao anunciar o percentual de reajuste, deve ter mecanismos que banquem esse percentual de reajuste até o final, para não acontecer o que acabou de acontecer", afirma o presidente da CNTE, Roberto Leão.
A grande maioria dos Estados e municípios não cumpre a Lei, que inclui a jornada de trabalho, composta de 1/3 de hora atividade. Praticamente nenhum Estado cumpre a Lei do Piso na íntegra, alguns estão com negociações avançadas com os sindicatos, mas a CNTE lembra que a maioria insiste em desconsiderar esse artigo da Lei. (Fonte: CNTE)
Mensagem do dia
 
Quarta-Feira, 16 de janeiro 2013
Comungue para vencer o pecado O remédio para acabar com as doenças espirituais que nós, infelizmente, adquirimos é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma. Ao comungar o Corpo do Senhor descontaminamos nosso corpo e alma: nossos pensamentos, sentimentos, idéias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Além de recebermos Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se, por vários motivos, você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus no sacrário. Adorar ao Senhor é reconhecê-Lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o livro do Deuteronômio (6,13).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Evangelho (Mc 1,29-39)

Hoje vemos claramente como Jesus dividia a jornada. Por um lado, dedicava-se à oração e, por outro, à missão de predicar com palavras e com obras. Contemplação e ação. Oração e trabalho. Estar com Deus e estar com os homens.

De fato, vemos Jesus entregado em Corpo e alma em sua tarefa de Messias e Salvador: cura aos doentes, como à sogra de São Pedro e muitos outros, consola os que estão tristes, expulsa demônios, predica. Todos levam-lhe seus doentes e endemoniados. Todos querem escutá-lo: «Todos te procuram» (Mc 1,37),dizem os discípulos. Seguro que tinha uma atividade frequentemente cansativa, que quase não lhe deixava nem respirar.

Mas, Jesus procurava também tempo de solidão para se dedicar à oração: «De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava» (Mc 1,35). Em outras partes dos Evangelhos vemos Jesus dedicado à oração em outras horas e, inclusive a altas horas da noite. Sabia distribuir o tempo sábiamente, para que sua jornada tivesse um equilíbrio razoável de trabalho e oração

Nós dizemos frequentemente: Não tenho tempo! Estamos ocupados com o trabalho do lar, com o trabalho profissional e, com as inumeráveis tarefas que enchem nossa agenda. Com frequência cremo-nos dispensados da oração diária. Fazemos muitas coisas importantes, isso sim, mas corremos o risco de esquecer a mais necessária: a oração. Devemos criar um equilíbrio para fazer umas sem desatender as outras.

São Francisco o propõe assim: «Há que trabalhar fielmente e com dedicação, sem apagar o espírito da santa oração e devoção, para o que hão de servir as outras coisas temporais».

Deveríamos nos organizar um pouco mais. Disciplinar-nos, “domesticando” o tempo. O que é importante há de caber. Ainda mais o que é necessário.