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Ano B - Dia: 23/11/2012![]() O Templo é casa de Oração Leitura Orante Lc 19,45-48 Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores. Ele lhes disse: - Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será uma 'Casa de oração'." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões. Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes do povo queriam matá-lo. Mas não achavam jeito de fazer isso, pois todos o escutavam com muita atenção. Leitura Orante Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra. Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94: (Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem) - Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis) - Ao Deus do universo, venham festejar (bis) - Seu amor por nós, firme para sempre (bis) - Sua fidelidade dura eternamente (bis) - Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis) - Sirva com alegria, venha com fervor (bis) - Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis) - Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis) - Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis) - Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis) 1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Lc 19,45-48 O Evangelho de hoje, escrito por Lucas, nos fala do Templo. Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa de Páscoa, e expulsa do templo os vendedores. E diz: "A minha casa será uma 'Casa de oração'." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões." Jesus quer purificar o templo que fora transformado em lugar de comércio, de exploração do povo pobre e de enriquecimento dos poderosos. O Mestre não suporta a exploração de ninguém. Aqui, ele não só condena, mas age, energicamente. Depois, continua a ensinar todos os dias no Templo. Isto provocou a ira dos mestres da lei, dos chefes dos sacerdotes e dos líderes que queriam matá-lo. 2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? Jesus é misericórdia, mas não tolera a injustiça. Os bispos em Aparecida afirmaram: "A misericórdia sempre será necessária, mas não deve contribuir para criar círculos viciosos que sejam funcionais a um sistema econômico iníquo. Requer-se que as obras de misericórdia estejam acompanhadas pela busca de uma verdadeira justiça social, que vá elevando o nível de vida dos cidadãos, promovendo-os como sujeitos de seu próprio desenvolvimento. Em sua Encíclica Deus Caritas est, o Papa Bento XVI tratou com clareza inspiradora a complexa relação entre justiça e caridade. Ali, disse-nos que "a ordem justa da sociedade e do Estado é uma tarefa principal da política" e não da Igreja. Mas a Igreja "não pode nem deve colocar-se à margem na luta pela justiça". Ela colabora purificando a razão de todos aqueles elementos que ofuscam e impedem a realização de uma libertação integral. Também é tarefa da Igreja ajudar com a pregação, a catequese, a denúncia e o testemunho do amor e da justiça, para que despertem na sociedade as forças espirituais necessárias e se desenvolvam os valores sociais. Só assim as estruturas serão realmente mais justas, poderão ser mais eficazes e sustentar-se no tempo. Sem valores não há futuro e não haverá estruturas salvadoras, visto que nelas sempre subjaz a fragilidade humana." (DAp 385). Como membro da Igreja, a misericórdia que pratico leva este timbre de justiça? 3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione: "Jesus, Mestre: que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria. Que eu ame com o teu coração. Que eu veja com os teus olhos. Que eu fale com a tua língua. Que eu ouça com os teus ouvidos. Que as minhas mãos sejam as tuas. Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas. Que eu reze com as tuas orações. Que eu celebre como tu te imolaste. Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém". 4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus. Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração animado pela misericórdia. Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. Sugestão : - No blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - , no início, do lado direito, clique no selo - Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx - Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ Irmã Patrícia Silva, fsp |
sábado, 24 de novembro de 2012

Cidade do Vaticano (RV) - Jesus é rei, mas de que modo? Seu agir e suas palavras não deixam dúvidas: seu reino não é como os homens entendem. Ele é um rei diferente.
Em primeiro lugar, para tê-lo como rei é necessário que as pessoas tenham fé e exatamente por isso sejam comprometidas com ele. É uma adesão profunda à sua pessoa e ao seu modo de ser: pacificador, libertador, servidor a ponto de dar sua vida em favor de seus súditos.
Ele nos diz no versículo 37 do Evangelho de hoje: “..nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade”, e a verdade aí significa “fidelidade plena”. Portanto Jesus é rei para nos testemunhar até o fim, através da cruz, que o amor de Deus é fiel, que é dom de vida para as pessoas. Em seguida Jesus fala: “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. Ser da verdade significa reconhecer a fidelidade de Deus e aderir ao serviço de proclamá-la, se necessário com o sacrifício da própria vida, como Jesus.
A segunda leitura, tirada do Apocalipse, diz que “Jesus é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos”. Jesus confirma a fidelidade do Pai e sua primazia em ser o primeiro dos homens novos, da nova humanidade, descentralizada de si mesma, mas voltada para o serviço, para a luta pela dignidade do ser humano, mesmo que para isso tenha de se sacrificar.
Concluindo nossa reflexão, celebrar Jesus Cristo, Rei do Universo, não é celebrar um poder que subjuga pessoas e se faz servir, mas, pelo contrário, é celebrar um rei que respeita e adora Deus-Pai e, por isso mesmo, coloca-se a seu serviço, no serviço do ser humano, lutando para que este seja mais fraterno, mais parecido com o próprio Deus. Ser súdito de Cristo é deixar-se elevar à dignidade de filho de Deus, de companheiro do Rei. É deixar os andrajos de escravo e revestir-se das vestes reais da justiça, da verdade e da paz. (CAS)
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Comentário ao Credo do Povo de Deus - III
Escrito por Dom Henrique
Cremos
em um só Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - Criador das coisas
visíveis - como este mundo, onde se desenrola nossa vida passageira -,
Criador das coisas invisíveis - como são os puros espíritos, que também
chamamos anjos -, Criador igualmente, em cada homem, da alma espiritual e
imortal.
O
Deus Uno e Trino, o único Deus verdadeiro é o criador de todas as
coisas que existem. Duas observações: tudo é criado pelo Deus único, mas
cada Pessoa divina participa da obra criadora de um modo pessoalmente
próprio: o Pai cria porque tudo provém do Pai como fonte última; o Filho
cria porque tudo é criado através Dele, de modo que tudo quanto é
criado pelo Pai traz impressa a marca da filiação. Em outras palavras:
tudo quanto existe tem algo de filial em relação ao Pai, pois que tudo
foi criado através do Filho e para o Filho (cf. Cl 1,15ss). Do mesmo
modo, o Espírito Santo é o criador de tudo – Spiritus Creator –
porque tudo somente Nele pode ter a subsistência, tudo é criado Nele e
Nele é sustentado, permanece e progride: Ele é a subsistência e a
consistência de tudo quanto existe. Resumindo: tudo é obra do Deus
Triuno: tudo vem do Pai através do Filho na potência do Espírito!
Há
uma criação visível e uma criação invisível. O mundo visível é tudo
quanto pertence a este mundo no qual vivemos, mundo ligado à matéria. É o
mundo que pode ser captado pelos sentidos de um modo ou de outro, o
mundo que pode ser averiguado pela ciência, pois está submetido ao
cuidado do homem. Quanto ao mundo invisível, é o mundo propriamente
espiritual, o mundo que ultrapassa nossa percepção e apreensão. Dele
sabemos somente por revelação divina. Sobre ele a ciência não tem nada a
dizer! É interessante como o Credo do Povo de Deus refere-se ao mundo
visível: “Este mundo, onde se desenrola nossa vida passageira”. Quanto
ao mundo invisível: “Coisas invisíveis - como são os puros espíritos,
que também chamamos anjos”.
Depois,
o texto do Credo acena para o homem, este misterioso ser, colocado na
fronteira dos dois mundos: feito de matéria (a matéria no homem é sua
dimensão somática, seu corpo) e espírito (isto é, imatéria e, no caso,
imatéria inteligente, consciente). No homem essa imatéria é chamada
alma, e pertence ao mundo invisível! Já o Concílio Lateranense IV, no
século XIII, afirmou que Deus “criou conjuntamente, do nada, desde o
início do tempo, ambas as criaturas, a espiritual e a corporal, isto é,
os anjos e o mundo terrestre; em seguida, a criatura humana, que tem
algo de ambas, por compor-se de espírito (imatéria) e corpo (matéria)”.
O
texto do Credo do Povo de Deus explica que a alma humana é espiritual e
imortal. Alma poderíamos traduzir simplesmente por “vida”. Tudo quanto
tem vida tem alma, tem animação. A vida ou alma dos vegetais e animais
não transcende a matéria, não sobrevive ao corpo: com a morte,
extingue-se. A alma humana é racional e espiritual e, portanto, imortal.
Vamos compreender estes três termos: (1) Racional: a alma humana é
autoconsciente e inteligente, é o próprio núcleo do “eu” pessoal. (2)
Espiritual: a palavra aqui tem dois sentidos: (a) filosoficamente, é
espiritual porque é imaterial, estando presente em cada parte do corpo
humano e dos seus movimentos interiores; (b) teologicamente, é
espiritual porque é aberta para o Infinito, para o Transcendente e,
somente Nele encontra sua plenitude e realização. (3) Imortal: não sendo
material, não podendo ser decomposta, a alma não se dissolva com a
morte, pois que transcende o corpo, sobrevive à matéria. A alma humana
foi criada assim porque o Senhor Deus, desde o início nos criou para a
comunhão com Ele. Assim, mesmo quando morremos, continuamos conscientes,
nosso “eu” não se desintegra, o diálogo com Deus não se interrompe. Por
isso que o homem, mesmo que fique longe de Deus eternamente, não pode
ser destruído, pois Deus lhe deu uma estrutura de modo a permanecer
sempre e poder ser amado por Ele: Deus, uma vez nos amando, nunca deixa
de nos amar; e, para Ele, amar é nos manter na existência para por Ele
sermos amados! Voltaremos a isso mais adiante.


10:23 | Postado pela Assessoria de Comunicação CNBB NE2
Arquidiocese de Natal divulga Decreto do Arcebispo sobre o Ano da Fé
Arquidiocese de Natal divulgou, no dia 21 de novembro, Decreto do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, sobre o Ano da Fé.
Confira na integra o Decreto de n° 06/2012.
Decreto n° 06/2012
ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE NATAL
Considerando que o Santo Padre Bento XVI proclamou o ano da Fé, de 11 de outubro passado a 24 de novembro de 2013, onde tenciona convidar o Povo de Deus, do qual é Pastor universal, assim como os irmãos Bispos de todo o orbe, para que se unam ao Sucessor de Pedro, no tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé.
Ao longo de todo o Ano da fé, poderão alcançar a Indulgência plenária da pena temporal para os próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, a todos os fiéis deveras arrependidos, que se confessem de modo devido, comunguem sacramentalmente e orem segundo as intenções do Sumo Pontífice:
1º) cada vez que participarem em pelo menos três momentos de pregações durante as Missões Sagradas, ou então em pelo menos três lições sobre os Documentos do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou lugar idôneo;
2º) cada vez que visitarem em forma de peregrinação uma Basílica Papal, uma catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um lugar sagrado;
Ficam designados na nossa Arquidiocese de Natal os seguintes lugares: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação - Tirol, Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta, Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha - Tirol, Matriz
de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão os restos mortais do Pe. João Maria - Petrópolis, Santuário dos Santos Reis - Bairro dos Santos Reis, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - Bairro de Nazaré, Santuário dos Mártires em Uruaçu – São Gonçalo do Amarante, Santuário da Chama do Amor - Mártires de Cunhaú – Canguaretama, Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz e a Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes de Touros que será elevada à condição de Santuário no início do próximo ano.
3º) cada vez que, nos dias determinados pelo Ordinário do lugar, em qualquer lugar sagrado participarem numa solene celebração eucarística ou na liturgia das horas, acrescentando a Profissão de Fé de qualquer forma legítima.
Ficam
determinados os seguintes dias: 22 de fevereiro – Cátedra de São Pedro,
31 de março – Páscoa do Senhor, 30 de maio – Corpus Christi, 30 de
junho – Solenidade de São Pedro e São Paulo, 16 de julho – Morticínio de
Cunhaú - 03 de outubro – Protomártires do Brasil , 21 de novembro –
Nossa Senhora da Apresentação, 24 de novembro – encerramento do Ano da
fé e ainda mais o dia do padroeiro(a) de cada paróquia.
O presente Decreto tem validade unicamente para o Ano da fé.
Dado e passado nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos vinte e um dias do mês de novembro na Festa de Nossa Senhora da Apresentação, do ano do Senhor de dois mil e doze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria.
Confira na integra o Decreto de n° 06/2012.
Decreto n° 06/2012
ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE NATAL
Considerando que o Santo Padre Bento XVI proclamou o ano da Fé, de 11 de outubro passado a 24 de novembro de 2013, onde tenciona convidar o Povo de Deus, do qual é Pastor universal, assim como os irmãos Bispos de todo o orbe, para que se unam ao Sucessor de Pedro, no tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé.
Ao longo de todo o Ano da fé, poderão alcançar a Indulgência plenária da pena temporal para os próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, a todos os fiéis deveras arrependidos, que se confessem de modo devido, comunguem sacramentalmente e orem segundo as intenções do Sumo Pontífice:
1º) cada vez que participarem em pelo menos três momentos de pregações durante as Missões Sagradas, ou então em pelo menos três lições sobre os Documentos do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou lugar idôneo;
2º) cada vez que visitarem em forma de peregrinação uma Basílica Papal, uma catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um lugar sagrado;
Ficam designados na nossa Arquidiocese de Natal os seguintes lugares: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação - Tirol, Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta, Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha - Tirol, Matriz
de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão os restos mortais do Pe. João Maria - Petrópolis, Santuário dos Santos Reis - Bairro dos Santos Reis, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - Bairro de Nazaré, Santuário dos Mártires em Uruaçu – São Gonçalo do Amarante, Santuário da Chama do Amor - Mártires de Cunhaú – Canguaretama, Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz e a Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes de Touros que será elevada à condição de Santuário no início do próximo ano.
3º) cada vez que, nos dias determinados pelo Ordinário do lugar, em qualquer lugar sagrado participarem numa solene celebração eucarística ou na liturgia das horas, acrescentando a Profissão de Fé de qualquer forma legítima.
O presente Decreto tem validade unicamente para o Ano da fé.
Dado e passado nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos vinte e um dias do mês de novembro na Festa de Nossa Senhora da Apresentação, do ano do Senhor de dois mil e doze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria.
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Natal
11:00 | Postado pela Assessoria de Comunicação CNBB NE2
Comissão Brasileira Justiça e Paz promove 1º Fórum de Saúde do DF
Observatório da Saúde da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), o
Fórum de Saúde do Distrito Federal e a Fiocruz, realizarão no auditório
desta fundação, dia 23 de novembro das 08h às 17h, o 1º Fórum de Saúde
do DF. O fórum tem o objetivo de discutir temas relacionados à
organização do serviço de saúde pública.
Um dos principais temas que serão abordados na reunião trata do serviço de saúde com foco no ‘nível primário de atenção’ ou ‘atenção primária à saúde’. Este nível se caracteriza como a primeira atenção que a população recebe, e compreende-se como ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, ou agravos em doenças pré-existentes. Sendo os responsáveis pelo atendimento deste nível os postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde. A ideia é humanizar a relação do morador com os profissionais de saúde da comunidade.
“Nós entendemos que é preciso fazer uma avaliação urgente dos serviços de saúde, que não podem continuar centrados apenas no ambiente hospitalar. Esse serviço precisa se espraiar para a população através da atenção básica ou atenção primária. O fórum vai procurar, na sua temática, discutir esses aspectos”, esclarece o coordenador do Observatório da Saúde da CBJP, o cardiologista Geniberto Paiva Campos.
Na oportunidade, estará presente o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que, como expositor, tratará do tema ‘Desenvolvimento Brasileiro e o Sistema de Saúde’. A o todo serão 12 conferencistas, entre renomados especialistas em saúde publica, profissionais de saúde, bem como a comunidade acadêmica, que se dedicarão no evento às temáticas: o acesso aos serviços de saúde com foco na atenção primária; o financiamento dos serviços, a relação público & privado no Brasil atual e os recursos humanos em saúde.
De acordo com o coordenador do fórum de Saúde do distrito federal, o doutor em saúde pública, Vitor Gomes Pinto, o evento será suprapartidário. “O fórum é livre, ninguém estará defendendo posições específicas e não haverá nenhum direcionamento de opiniões”, informa o coordenador.
Doutor Vitor Gomes esclarece como será abordada a questão da atenção primária. “Vamos tentar discutir a temática dentro do que acontece em Brasília, e nas cidades-satélites. Será a tentativa de explicar que as questões relacionadas à saúde se resolvem em um nível básico, não dentro dos hospitais, a atenção terciária. Vamos debater como é que isso pode ser estruturado”, afirma.
Um dos principais temas que serão abordados na reunião trata do serviço de saúde com foco no ‘nível primário de atenção’ ou ‘atenção primária à saúde’. Este nível se caracteriza como a primeira atenção que a população recebe, e compreende-se como ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, ou agravos em doenças pré-existentes. Sendo os responsáveis pelo atendimento deste nível os postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde. A ideia é humanizar a relação do morador com os profissionais de saúde da comunidade.
“Nós entendemos que é preciso fazer uma avaliação urgente dos serviços de saúde, que não podem continuar centrados apenas no ambiente hospitalar. Esse serviço precisa se espraiar para a população através da atenção básica ou atenção primária. O fórum vai procurar, na sua temática, discutir esses aspectos”, esclarece o coordenador do Observatório da Saúde da CBJP, o cardiologista Geniberto Paiva Campos.
Na oportunidade, estará presente o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que, como expositor, tratará do tema ‘Desenvolvimento Brasileiro e o Sistema de Saúde’. A o todo serão 12 conferencistas, entre renomados especialistas em saúde publica, profissionais de saúde, bem como a comunidade acadêmica, que se dedicarão no evento às temáticas: o acesso aos serviços de saúde com foco na atenção primária; o financiamento dos serviços, a relação público & privado no Brasil atual e os recursos humanos em saúde.
De acordo com o coordenador do fórum de Saúde do distrito federal, o doutor em saúde pública, Vitor Gomes Pinto, o evento será suprapartidário. “O fórum é livre, ninguém estará defendendo posições específicas e não haverá nenhum direcionamento de opiniões”, informa o coordenador.
Doutor Vitor Gomes esclarece como será abordada a questão da atenção primária. “Vamos tentar discutir a temática dentro do que acontece em Brasília, e nas cidades-satélites. Será a tentativa de explicar que as questões relacionadas à saúde se resolvem em um nível básico, não dentro dos hospitais, a atenção terciária. Vamos debater como é que isso pode ser estruturado”, afirma.
Fonte: CNBB
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Limites sem Trauma, de Tania Zagury
Enviado por bardo em 22. Novembro 2012 - 5:40

Nunca li antes um livro nessa linha, não que eu me lembre, sobre criação de filhos. Limites sem Trauma mostra, como o próprio nome já diz, que é muito importante colocar limites para os filhos, saber dizer não. Algumas gerações atrás, os pais eram praticamente generais, controlando tudo de seus filhos. A geração seguinte queria quebrar esse padrão e terminou incorrendo no erro de não colocar limite algum, criando adultos inseguros e incapazes de lidar com frustrações.
O livro de Tania Zagury começa falando sobre limites: a diferença entre limite e autoritarismo, o que pode acontecer se os filhos não têm limites... E continua mapeando padrões/tendências de comportamento por idade, com dicas de como lidar com essas diferentes fases, isso até a adolescência.
PedroSimon
Algo vai mal na economia de um país,
quando se observa que uma cervejaria passa a valer mais do uma empresa
de petróleo na Bolsa de Valores.
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