sábado, 29 de setembro de 2012





Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2012
Papa Bento XVI
Chamados a fazer resplandecer a Palavra de verdade (Lett. ap. Porta fidei, 6)
Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões
Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Queridos irmãos e irmãs!


A celebração do Dia Mundial das Missões deste ano está carrega de um significado todo especial. A recordação do 50º aniversário do Decreto conciliar Ad gentes, a abertura do Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos sobre o tema da nova evangelização contribuem para reafirmar a vontade da Igreja de empenhar-se com maior coragem e ardor na missio ad gentes para que o Evangelho chegue até os extremos confins da terra.

O Concílio Ecumênico Vaticano II, com a participação dos Bispos católicos provenientes de cada canto da terra, foi um empenho luminoso para a universalidade da Igreja, acolhendo, pela primeira vez, um alto número de Padres Conciliadores provenientes da Ásia, África, América Latina e da Oceania. Bispos missionários e bispos nativos, Pastores de comunidades espalhadas entre as populações não cristãs, que buscavam, no Assizes, conciliar a imagem da Igreja presente em todos os continentes, e que eram os intérpretes das realidades complexas do então chamado "Terceiro Mundo". Ricos em experiências derivadas por serem Pastores de Igrejas jovens e em caminho de formação, animados pela missão pela difusão do Reino de Deus, esses contribuíram de maneira relevante na reafirmação da necessidade e urgência da evangelização ad gentes, e, assim, levar, ao centro da eclesiologia, a natureza missionária da Igreja.


Eclesiologia missionária

Hoje, essa visão não falhou, de fato, experimentou uma reflexão proveitosa teológica e pastoral e, ao mesmo tempo, retorna com renovada urgência, pois ampliou o número daqueles que ainda não conhecem Cristo: "Os homens que esperam Cristo ainda são numerosos", afirmava o beato João Paulo II, na Encíclica Redemptoris missio sobre a permanente validade do mandamento missionário, e acrescentava: "Não podemos ficar tranquilos, pensando nos milhões de nossos irmãos e irmãs, também redimidos pelo sangue de Cristo, que vivem sem conhecer o amor de Deus" (n. 86).

Eu também, ao instituir o Ano da Fé, escrivi que "hoje, então, envia-nos nas ruas do mundo para proclamar o Seu Evangelho a todos os povos da terra" (Carta. ap. Porta fidei, 7); proclamação que, como dizia também o Servo de Deus Paulo VI, na Exportação apostólica Evangelii nuntiandi, "não é para a Igreja uma contribuição facultativa: é dever a ela incumbida pelo Senhor Jesus, a fim que os homens possam crer e serem salvos. Sim, esta mensagem é necessária, é única, é insubstituível" (n. 5).

Precisamos, portanto voltar ao mesmo zelo apostólico das primeiras comunidades cristãs, que mesmo pequenas e indefesas, foram capazes, com o anúncio e testemunho, de difundir o Evangelho em todo mundo até então conhecido.

Não é de se maravilhar que o Concílio Vaticano II e o sucessivo Magistério da Igreja insistam, de modo especial, sobre o mandamento missionário que Cristo confiou a seus discípulos e que deve ser empenho de todo Povo de Deus, Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e leigos.

O cuidado de anunciar o Evangelho em cada parte da terra pertence primeiramente aos Bispos, diretamente responsáveis pela evangelização no mundo, seja como membros do colégio episcopal, seja como Pastores das Igrejas particulares. Esses, de fato "foram consagrados não somente para uma diocese, mas para a salvação de todo mundo" (João Paulo II, Carta enc. Redemptoris missio, 63), "mensageiros da fé que levam novos discípulos a Cristo" (Ad gentes, 20) e tornam "visível o espírito e o ardor missionário do povo de Deus, de modo que toda a diocese se torne missionária" (ibid., 38).


A prioridade da evangelização

O mandamento de pregar o Evangelho não se limita, portanto, a um Pastor, em atenção à porção do povo de Deus confiado aos seus cuidados pastorais, ou em enviar um sacerdote, leigo ou leiga Fidei Donum [enviados em missão temporariamente pelas dioceses]. Esse deve envolver toda a atividade da Igreja particular, todos os seus setores, em suma, todo o seu ser e sua obra.

O Concílio Vaticano II indicou com clareza e o Magistério sucessivamente defendeu fortemente. Isso exige adequar constantemente aos estilos de vida, planejamentos pastorais e organizações diocesanas para esta dimensão fundamental do 'ser Igreja', especialmente no nosso mundo que passa por mudanças contínuas.

E isso vale também aos Institutos de Vida Consagrada e às Sociedades de Vida Apostólica, bem como aos Movimentos eclesiais: todos os componentes do grande mosaico da Igreja devem sentir-se fortemente questionados pelo mandamento do Senhor de pregar o Evangelho, a fim que Cristo seja anunciado a todos.

Nós Pastores, os religiosos, as religiosas e todos os fiéis em Cristo, devemos nos colocar sobre as pegadas do apóstolo Paulo, "prisioneiro de Cristo pelos pagãos" (Ef 3,1), que trabalhou, sofreu, lutou para disseminar o Evangelho em meio aos pagãos (cfr Ef 1,24-29), sem poupar energia, tempo e meios para fazer ser conhecida a Mensagem de Cristo.

Também hoje a missão ad gentes deve ser horizonte constante e o paradigma de cada atividade eclesial, porque a identidade da Igreja é constituída pela fé no Mistério de Deus, que se revela em Cristo para levar-nos a salvação, e da missão de testemunhá-Lo e anunciá-Lo ao mundo, até a Sua volta.

Como São Paulo, devemos ser atentos aos afastados, aqueles que não conhecem ainda Cristo e não experimentaram a paternidade de Deus, na consciência que "a cooperação missionária se deve estender hoje a formas novas incluindo não somente a ajuda econômica, mas também a participação direta na evangelização" (João Paulo II, Carta. enc. Redemptoris missio, 82). A celebração do Ano da fé e do Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização serão ocasiões propícias para um aumento da cooperação missionária, sobretudo nesta segunda dimensão.

Fé e anúncio

A ânsia de anunciar Cristo nos impulsiona também a ler a história para detectar os problemas, as aspirações e as esperanças da humanidade, que Cristo deve sanar, purificar e preencher com sua presença. A Sua Mensagem, de fato, é sempre atual, está próprio no centro da história e é capaz de dar resposta as inquietações mais profundas de cada homem.

Por isso, a Igreja, em todos seus elementos, deve estar consciente que "os imensos horizontes da missão eclesial, a complexada da situação presente pede hoje modalidade renovadas para poder comunicar eficazmente a Palavra de Deus (Bento XVI, Exort. ap. pós-sinodal Verbum Domini, 97). Isto exige, antes de tudo, uma renovada adesão de fé pessoal e comunitária ao Evangelho de Jesus Cristo, "num momento de profunda mudança como aquele que a humanidade está vivendo" (Carta. ap. Porta fidei, 8).

Um dos obstáculos para o impulso da evangelização, de fato, é a crise da fé, não somente do mundo ocidental, mas de grande parte da humanidade, que simplesmente tem fome e sede de Deus e deve ser convidada e conduzida ao Pão de Vida e Água Viva, como a Samaritana que vai ao poço de Jericó e dialoga com Cristo.

Como conta o Evangelista João, a história dessa mulher é particularmente significativa (cfr Jo 4,1-30): ela encontra Jesus, que lhe pede de beber, mas depois lhe fala de uma água nova, capaz de acabar com a sede para sempre. A mulher, no início, não compreende, permanece no plano material, mas lentamente é conduzida pelo Senhor a cumprir um caminho de fé que a leva a reconhecê-Lo como o Messias.

E sobre este propósito, Santo Agostinho afirma: "depois de ter acolhido no coração Cristo Senhor, que outra coisa poderia fazer [esta mulher] se não abandonar o jarro e correr para anunciar a boa nova?" (Homilia 15, 30).

O encontro com Cristo como Pessoa viva que preenche a sede do coração não pode se não levar ao desejo de compartilhar com os outros a alegria desta presença e fazê-Lo ser conhecido para que todos possam experimentar. Ocorre renovar o entusiasmo de comunicar a fé para promover uma nova evangelização das comunidades e dos países de antiga tradição cristã, que estão perdendo a referência de Deus, de modo a redescobrir a alegria de crer.

A preocupação de evangelizar não deve jamais permanecer às margens da atividade eclesial e da vida pessoal do cristão, mas caracterizá-la fortemente, na consciência de serem destinatários e, ao mesmo tempo, missionários do Evangelho. O ponto central do anúncio permanece sempre o mesmo: o Kerigma do Cristo morto e ressuscitado para a salvação do mundo, o Kerigma do amor de Deus absoluto e total por cada homem e cada mulher, culmina no envio do Filho eterno e unigênito, o Senhor Jesus, que não hesitou em assumir a pobreza de nossa natureza humana, amando-a e resgatando-a, por meio da oferta de si sobre a cruz, do pecado, e da morte.

A fé em Deus, neste plano de amor realizado em Cristo, é, antes de tudo, um dom e um mistério a ser acolhido, no coração e na vida, e que se deve sempre agradecer ao Senhor. Mas a fé é um dom que nos é dado para que seja dividido; é um talento recebido para poder dar frutos; é uma luz que não deve ser escondida, mas deve iluminar toda a casa; é o dom mais importante que nos foi dado para nossa existência e não podemos detê-lo para nós mesmos.


O anúncio se faz caridade

"Ai de mim se não anunciar o Evangelho!", dizia o apóstolo Paulo (1 Cor 9,16). Estas palavras ressoam com força para cada cristão e para cada comunidade cristã em todos os continentes. Também para as Igrejas nos territórios das missões, Igrejas em sua maioria jovens, normalmente de fundação recente, a missionaridade se torna uma dimensão congênita, também se esses próprios precisam ainda dos missionários.

Tantos sacerdotes, religiosos, religiosas, de cada parte do mundo, muitos leigos e até mesmo famílias inteiras, deixam os próprios países, as próprias comunidades locais e vão para outras igrejas para testemunhar e proclamar o Nome de Cristo, no qual a humanidade encontra a salvação. Trata-se de uma expressão de profunda comunhão, partilha e caridade entre as Igrejas, para que cada homem possa escutar e escutar novamente o anúncio que cura e aproxima-os dos Sacramentos, fonte de verdadeira vida.

Junto a este alto sinal de fé que se transforma em caridade, recordo e agradeço as Pontifícias Obras Missionárias, instrumentos para a cooperação às missões universais da Igreja no mundo. Através da ação delas, o anúncio do Evangelho se faz também intervenção na ajuda ao próximo, justiça aos mais pobres, oportunidade de educação nas aldeias mais remotas, assistência médica nos lugares mais afastados, emancipação da miséria, reabilitação de quem está marginalizado, sustento ao desenvolvimento dos povos, superando das divisões étnicas e respeitando a vida em cada fase.

Queridos irmãos e irmãs, invoco sobre a obra de evangelização ad gentes, e em particular sobre os operadores, a efusão do Espírito Santo, para que a Graça de Deus a faça caminhar mais decisivamente sobre a história do mundo. Com o beato John Henry Newman gostaria de rezar: "Acompanha, oh Senhor, os Teus missionário nas terras da evangelização, coloca as palavras certas em seus lábios, renda frutuosa sua fadiga". Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e Estrela da evangelização, acompanhe todos os missionários do Evangelho.


Vaticano, 6 de janeiro de 2012, Solenidade da Epifania do Senhor







Eleições: votar em quem e para quê?
Frei Gilvander Luís Moreira*
Dia 7 de outubro de 2012 haverá o primeiro turno de eleições municipais no Brasil. Cientes de que devemos dedicar as nossas energias no fortalecimento da política, especialmente no serviço à justiça social, à verdade, à dignidade humana e à solidariedade para com os que mais sofrem e precisam da atenção do Poder Público municipal, precisamos contribuir, com nosso voto, para que os melhores candidatos sejam eleitos. Considerando, também, que o marketing político e a propaganda ensurdecedora criam uma cortina de fumaça sobre a realidade do candidato, faço algumas reflexões, no intuito de ajudar a discernir em quem votar e para quê.
É hora de pensar e votar consciente, pois O voto não tem preço, tem consequências! “Somos seres políticos”, dizia o filósofo Aristóteles. É ingenuidade dizer: “Sou apolítico. Não gosto de política. Sou neutro”. Todos nós fazemos política o tempo todo. A política é como respiração. Sem respiração, morremos. Política refere-se ao exercício de alguma forma de poder, como nos ensina Bertol Brecht em O analfabeto político. A política, como vocação, é a mais nobre das atividades; como profissão, a mais vil.
Urge resgatar a história do candidato. “Diga-me com quem andas...”. Quem o financia? Fujam das candidaturas ricas, as que têm as maiores campanhas. Fujam dos candidatos que pagam cabos eleitorais. Esses fazem política como negócio. Investem na campanha para lucrar depois com as benesses que ganharão do Poder Público. Importante observar quais as ações do(a) candidato(a) no passado e no presente. Urge olhar as ações dos partidos também. O(a) candidato(a) é candidato(a) porque quis ou aceitou se candidatar? Se o candidato(a) tem sede de poder, se teve a iniciativa de se candidatar, fuja dele(a).
Democracia direta – Na sociedade neoliberal, os interesses privados são “camuflados em princípios políticos, porque os investimentos privados dependem de uma proteção governamental”. É injusto votar em quem governa somente para classe dominante, beneficiando uma minoria, e não para a maioria do povo, os pobres. É imprescindível não apenas votar, mas acompanhar, de forma coletiva, as ações governamentais e os mandatos eletivos. São relevantes as iniciativas populares, os referendos, os plebiscitos, a participação popular e a solicitação de audiências públicas para o debate de temas relevantes. Enfim, exercer também a democracia direta.
Próximo à maior festa judaico-cristã, a Páscoa, impulsionado por uma ira santa, Jesus chegou ao Templo de Jerusalém, lugar considerado o mais sagrado e, furioso, “fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e bois, destinados aos sacrifícios. Derramou pelo chão as moedas dos cambistas e virou suas mesas”. Aos que vendiam pombas, ou seja, os que diretamente negociavam com os mais pobres porque os pobres só conseguiam comprar pombos e não bois, ordenou: ‘Tirem estas coisas daqui e não façam da casa do meu Pai uma casa de negócio”.
Como lobos em pele de cordeiros, há muitos “vendilhões do templo”, em campanha, para comprar votos para depois de eleitos continuarem o processo de prostituição e idolatria reinante na sociedade, nas cidades, nos municípios. Assim como Jesus, movidos por uma ira santa, devemos impedir que esses sejam eleitos. “Nunca se esqueça de que apenas os peixes mortos nadam a favor da  correnteza”, alerta o jornalista Malcolm Muggeridge. Enfim, votar em quem está comprometido, de fato, com a luta de libertação dos pobres. Eleger pessoas que de fato representem a luta do povo oprimido.
* Frei Gilvander Luís Moreira é mestre em Exegese Bíblica, e professor de Teologia Bíblica. www.gilvander.org.br No facebook: Gilvander Moreira
25/09/2012 - 00:00 Colunistas




Ciência e religião

Na opinião do físico brasileiro Marcelo Gleiser, “ciência e fé são aspectos complementares de como compreendemos o mundo e nosso lugar nele, de como encontramos sentido em nossas vidas. Nenhum corpo de conhecimento, por si só, pode dar conta da complexidade da nossa existência”.
Na entrevista que concedeu com exclusividade ao portal IHU On-Line, ele afirmou que as ciências começam a ir além do “tradicional método reducionista”, que busca explicações dividindo o todo em partes. “Muitos sistemas físicos e biológicos têm de ser entendidos em toda a sua complexidade, o que gera novos desafios para a ciência do século XXI. Como exemplo, cito a origem e natureza da vida, a emergência e funcionamento da mente humana, o clima”, explicou.
Gleiser comenta, ainda, a “retórica virulenta” dos novos ateístas Dawkins, Dennet, Harris e Hitchens, que se valem do mesmo tipo de fundamentalismo que buscam combater. Tal postura é um equívoco, pois não leva a nada e é filosoficamente ingênua, arremata. “O perigo é, de um lado, o obscurantismo e, de outro, a prepotência”.
Confira a entrevista.
Quais são as novas gramáticas que emergem hoje das ciências?
Marcelo Gleiser –
Se por “gramáticas” entendemos novos modos de se pensar sobre o mundo, talvez a mudança mais óbvia seja a extensão das ciências além do tradicional método reducionista. Hoje, entendemos que nem tudo pode ser entendido ao dividirmos o todo em pequenas partes; muitos sistemas físicos e biológicos têm de ser entendidos em toda a sua complexidade, o que gera novos desafios para a ciência do século XXI. Como exemplo, cito a origem e natureza da vida, a emergência e funcionamento da mente humana, o clima. Mesmo a noção de que as leis naturais que vêm da compreensão do comportamento das entidades mais simples está sendo revisada; existem, também, leis emergentes que não podem ser deduzidas ou previstas daquelas obtidas através do método reducionista.
Acredita que pode haver um diálogo autêntico entre ciência e fé? Por quê?
Marcelo Gleiser –
Sem dúvida. Ciência e fé são aspectos complementares de como compreendemos o mundo e nosso lugar nele, de como encontramos sentido em nossas vidas. Nenhum corpo de conhecimento, por si só, pode dar conta da complexidade da nossa existência. Porém, é necessário evitar os excessos de ambas as partes. A religião não pode ignorar os avanços da ciência; por sua vez, a ciência não pode proclamar que sabe como resolver questões que, ao menos no momento, estão muito além de sua competência. O perigo é, de um lado, o obscurantismo e, de outro, a prepotência.
Quais são os principais avanços para a ciência a partir do diálogo com a fé?
Marcelo Gleiser –
Não vejo que a ciência avance devido ao diálogo com a fé, ao menos nos tempos modernos. Sem dúvida, historicamente alguns dos grandes nomes da ciência eram também profundamente religiosos; Copérnico, Galileu, Kepler, Newton. Para eles, a ciência engrandecia a obra de Deus e era interligada com a fé. Hoje, existe uma separação prática entre as duas. A religião não faz parte do discurso científico, ao menos diretamente. É perigoso para as duas buscar-se por estas ligações. Ciência e fé devem coexistir e não insistir numa relação de dependência mútua. Por outro lado, se buscarmos por uma inspiração na ciência, o que faz tantos homens e mulheres dedicarem suas vidas ao estudo da Natureza, encontraremos, em muitos casos, uma relação de profunda espiritualidade com o mundo, mesmo que, na maioria deles, esta relação não inclua fatores sobrenaturais. A espiritualidade é parte da nossa humanidade, e se manifesta de formas diferentes em tempos diferentes. Hoje a encontramos na relação entre o homem e a Terra, na compreensão da nossa raridade e solidão cósmica, algo que ressaltei em meu livro Criação imperfeita.
Qual é o seu ponto de vista sobre o fundamentalismo ateísta, que tem em Richard Dawkins e Daniel Dennett dois de seus maiores expoentes?
Marcelo Gleiser –
Acho que Dawkins, Dennett, Harris e Hitchens pecam pelo excesso, pelo uso da mesma retórica virulenta que criticam nos extremistas religiosos. Todo fundamentalismo é, por definição, exclusivista e destrutivo. Mesmo que muita gente ache que eles representam a posição da ciência, isso não é verdade. Existem muitos cientistas que, mesmo sendo ateus ou agnósticos, não adotam uma postura combativa em relação à fé. Esse tipo de atitude não só não leva a nada como é filosófica e extremamente ingênua. Basta dar uma olhada mais cuidadosa na ciência e em como ela funciona para entender que têm limitações essenciais, questões que estão além do seu alcance. Isso não significa que as pessoas de fé devam buscar Deus nos limites da nossa compreensão científica, mas que os cientistas precisam ter mais humildade em seus pronunciamentos sobre o que a ciência já compreende e o que é ainda mera especulação. Achar que todas as questões podem ser reduzidas ao método científico é privar a cultura humana de outros modos de compreensão. A realidade é bem mais rica do que isso.
Qual é a relação entre a existência da matéria e da antimatéria com a existência de Deus?
Marcelo Gleiser –
Nenhuma. Matéria e antimatéria são aspectos complementares das partículas que compõem a realidade física do cosmo. Buscar por Deus nas brechas da ciência é uma estratégia que leva inevitavelmente ao fracasso; a ciência avança e esse Deus que “explicava” o que não se sabia explicar torna-se desnecessário. Melhor guardar a fé para questões de aspecto transcendente, que não são necessariamente abordadas pela ciência e seus métodos: qual o sentido da nossa existência, o que é o amor, por que existe o mal, o que é verdade etc.
IHU On-Line
Marcelo Gleiser é graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e doutor em Física Teórica pelo King’s College, em Londres. É pós-doutor pelo Fermilab e pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, nos Estados Unidos. Leciona no Darthmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos. Tem uma vasta produção acadêmica, além de inúmeros artigos e livros publicados, dentre os quais citamos Cartas a um jovem cientista (Rio de Janeiro: Campus, 2007); Conversa sobre fé e ciência (São Paulo: Agir, 2011), escrito com Frei Betto; Criação imperfeita (Rio de Janeiro: Record, 2010) e A dança do universo (Rio de Janeiro: Companhia de bolso, 2006).

Processo permanente de educação na fé (publicado em 21 de agosto de 2010)

Processo Permanente de Educação na Fé


O que significa “processo permanente de educação na fé“? Vamos ver por partes:
Em primeiro lugar, “processo permanente” é uma ação constante e crescente, isto é, uma ação que, a partir do momento em que se inicia, não terá fim seguindo numa progressão. Isso significa que a catequese não pode ficar restrita a uma ação preparatória para os sacramentos de iniciação cristã, mas deve ser uma ação catequética contínua, que perpassa todas as fases da vida da pessoa, possibilitando o amadurecimento da fé e o discernimento diante das transformações pelas quais o mundo passa e que desafiam a vida humana e a vivência cristã, preparando os cristãos e cristãs para enfrentar os desafios e encontrar alternativas na sua caminhada terrena, rumo ao Reino definitivo.
Em segundo lugar, “educação na fé” é aquela que se cultiva tendo como adubo os princípios da fé cristã. A educação não se dá pela absorção de conhecimentos; se assim fosse, não teríamos pessoas que estudam e adquirem muito conhecimento e, no entanto, pecam pela falta de educação, pois no trato com outras pessoas não agem dentro dos critérios sociais que levam a um bom relacionamento. Assim, a educação na fé não pode se restringir à transmissão de conhecimentos religiosos e históricos sobre a ação de Deus e de Jesus. Ela deve penetrar a consciência das pessoas para transformar suas vidas, de modo que vivam como cristãs e cristãos e seu agir seja autenticamente fraterno, compassivo e solidário no relacionamento com o outro: “É nisso que todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros“.
Assim, a catequese entendida como “processo permanente de educação na fé“, deve ser uma ação constante e progressiva que possibilite ao catequizando fazer uma profunda experiência de fé que o leve a transformar o próprio agir, ao longo de sua vida, dando testemunho do amor cristão em todas as circunstâncias e lugares.
A catequese deve ser um processo transformador que atinge todas as dimensões da vida humana, durrante toda a existência.

Sua casa será visitada pelos anjos

Sábado, 29 de setembro 2012
Sua casa será visitada pelos anjos Acredite: sua casa será visitada pelos anjos. Mais ainda: o anjo da guarda estará muito presente. Você não estará sozinho. Muitas vezes estragamos tudo porque queremos fazer as coisas por nós mesmos. É preciso que aconteça radicalmente o contrário.

Ore, peça, interceda e tenha certeza de que o próprio Senhor vai fazer com que o anjo da guarda de cada pessoa da sua família entre em ação para trazer a paz, a concórdia, a libertação e a saúde de que precisam.

Quanto à educação de seus filhos, confie-os ao anjo da guarda de cada um deles; peça a esse ser celeste que lhe dê sabedoria para educá-los, e ele irá derramá-la em sua mente e em seu coração. E também vai corrigi-lo em coisas que você não deve fazer. Se você ouvir e obedecer, obterá a sabedoria de que precisa para educá-los.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sexta-feira, 28 de setembro de 2012, 14h15

Seminário Juventude e Missão será transmitido ao vivo pela internet

Kelen Galvan
Da Redação


Cartaz de divulgação
Seminário Nacional Juventude e Missão acontece de 28 a 30 de setembro em Brasília
Começa na tarde desta sexta-feira, 28, em Brasília, o Seminário Nacional Juventude e Missão, promovido pelas Comissões Episcopais Pastorais para a Juventude e para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Cerca de 300 participantes irão refletir sobre o tema "A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo". A proposta do evento é proporcionar às lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e do Setor da Juventude um impulso na missão permanente da Igreja - evangelizar.

"As inscrições que incluem hospedagem estão encerrradas, mas se a pessoa tiver um local para se hospedar poderá ainda se inscrever", explica a secretária da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Gracielle Reis, também membro da Equipe Nacional de Comunicação "Jovens Conectados".

O evento poderá também ser acompanhado ao vivo pelo site http://jovensconectados.tv

Esse é o terceiro seminário promovido este ano. O primeiro aconteceu no mês de maio, com enfoque na comunicação, o segundo, em julho, sobre bioética, e agora, o terceiro, sobre missão. "Os encontros são preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013", ressalta Gracielle.


Confira a programação:

Sexta-feira - 28/09

- Credenciamento: Das 16h às 18h
- 18h – Jantar
- 19h30 - Abertura Oficial – Composição da Mesa
- 20h - 1ª Palestra - Objetivo geral – Ir. Nery
• 21h - Vídeo – Ir. Dirce
• 21h10 - Leitura orante da Bíblia – Pitter, da Comunidade Canção Nova
• 21h50 - Avisos e Encerramento

Sábado - 29/09

- 08h – Animação – Juventude Missionária de Brasília
- 08h15 – Oração da Manhã – Coordenação Nacional de Jovens
- 08h30 - Mesa de debate – Paulo Mansan
- 09h30 - Intervalo
- 10h - Video e Debate – Maciel Cover
- 11h - Missa no Santuário Dom Bosco
- 12h - Almoço
- 14h30 - Animação - Juventude Missionária de Brasília
- 14h45 - Os campos de missão na Igreja - Pe Estevão
- 15h30 - Testemunhos de 3 expressões Missionárias: O Bom Pastor / O Semeador / O Pescador
- 16h15 - Intervalo
• 16h45 - Grupos de partilha orientados
• 17h45 - Grupos de Reflexão orientados
• 18h15 - Fechamento – Dom Eduardo Pinheiro
• 18h35 - Oração do terço – Terço Missionário
• 19h - Jantar
• 20h - Vigília Pré-JMJ na Catedral de Brasília

Domingo - 30/09

- 08h - Animação - Juventude Missionária de Brasília
- 08h15 - Oração da Manhã - Coordenação Nacional de Jovens
- 08h30 - Partilha dos Grupos de 100
- 09h - Síntese do Seminário – Ir. Nery
- 09h30 - Vídeo – Pe. Sávio
- 09h40 - Flash Mob. - Jovens Conectados
- 10h30 - Retorno ao auditório
- 10h45 - JMJ e Semana Missionária – Pe. Sávio
- 11h45 - Avisos
- 12h - Missa final e envio - Dom Eduardo Pinheiro
- 13h - Almoço e despedida

Tags: juventude CNBB Brasília seminário JMJ 2013 Missão noticias cancaonova Canção Nova

Natalenses participam de Seminário

 
O Seminarista Ândreson Madson do Nascimento e a secretária arquidiocesana do Setor Juventude, Daniely Barbosa, estão em Brasília, onde participam do Seminário Juventude e Missão. O encontro, que começa nesta sexta-feira, 28, e termina domingo, 30, é promovido pelas Comissões Episcopais Pastorais para a Juventude e para a Dimensão Missionária, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias.

O evento tem como tema: "A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo" e é uma das atividades de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013.