Que nos pede o Senhor para fazer pela unidade dos cristãos? Rezar com
constância, praticar a justiça, amar a bondade e caminhar com Ele.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Igrejas
"As Igrejas separadas, embora com defeitos, não estão despojadas de
sentido e de significação no mistério da salvação" (Ut Unum Sint nº 10).
Na festa de Santa Inês, Papa benzeu dois cordeiros, como é tradição
A Igreja celebra hoje, 21 de janeiro, a memória litúrgica de Santa Inês. Conforme uma antiga tradição, foram apresentados ao Santo Padre, nesta manhã, os cordeiros cuja lã servirá para confeccionar os “pálios” - a fita que o Papa entregará na festa de São Pedro e São Paulo (29 de junho) aos novos arcebispos metropolitas como insígnia da sua responsabilidade. Os cordeiros, que Bento XVI benzeu, na audiência que teve lugar ao fim da manhã, são o símbolo do martírio de Santa Inês.
Também esta manhã, Bento XVI recebeu em audiências sucessivas, o cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova, presidente da Conferência Episcopal Italiana, e quatro bispos da Calábria (região do Sudeste da Itália).
Fonte: Rádio Vaticano
Eventos marcam Semana de Combate ao Trabalho Escravo
Publicado em Segunda, 21 Janeiro 2013
Entidades
públicas e organizações da sociedade civil realizam, nas últimas
semanas de janeiro, atos e debates para marcar o Dia Nacional de Combate
ao Trabalho Escravo (28 de janeiro). Assim como em 2010 e 2011,
atividades estão programadas em vários estados do país para chamar
atenção sobre o problema e mobilizar por avanços na erradicação do
trabalho escravo contemporâneo.
O
dia 28 de janeiro foi oficializado como Dia Nacional de Combate ao
Trabalho Escravo como uma forma de homenagear os auditores fiscais do
trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e
Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira,
assassinados nesta data em 2004, durante fiscalização na zona rural de
Unaí (MG). Entre as atividades previstas para este ano também estão
manifestações exigindo o julgamento dos envolvidos na "Chacina de Unaí",
como ficou conhecido o episódio.
Em
Belo Horizonte, no dia 28, um ato público lembrará o nono aniversário
da "Chacina de Unaí". O ato contará com a presença de membros da
Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), que
realizarão uma reunião itinerante na capital mineira.
A
mobilização também inclui um encontro em São Paulo, no dia 31 de
janeiro, no qual Maria do Rosário, ministra-chefe da Secretaria de
Direitos Humanos da Presidência da República, e Eloisa Arruda, que está à
frente da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo,
discutirão como juntar forças para combater o trabalho escravo. Também
estarão presentes representantes da administração municipal. São Paulo é
a única cidade do país em que os chefes das três esferas de governo
(federal, estadual e municipal) assinaram a Carta Compromisso contra a
Escravidão, documento distribuído pela Conatrae para que os
candidatos a cargos públicos se comprometam a combater esse crime.
Fonte: Comissão Pastoral da Terra
Mensagem do dia
Segunda-Feira, 21 de janeiro 2013
No amor estão todas as respostas Pedro era muito 'turrão' e não diz simplesmente: "Senhor, não lave os meus pés!" Mas ele discute literalmente com Jesus, pois não aceita que o Mestre lave os pés dele. Mas Jesus não reage com violência, nem com autoridade, mas com amor e humildade. Não amor simplesmente sentimento, mas amor gesto.
Então, Cristo fala do Novo Mandamento: “Amai uns aos outros como eu vos amo”. E nos dá a Sua vida por amor. A Eucaristia é o maior gesto de amor. Enquanto os discípulos brigavam, Jesus os chama para o sacerdócio do amor. Tudo está falando do amor, e mais do que amor, de amar.
O Senhor num dia desses me mostrou isso de forma muito concreta. Um senhor me disse que tudo indicava que o amor da esposa por ele havia terminado. E eu respondi que então ele deveria amá-la. Ele ficou desapontado e surpreso, estranhou minha resposta. Disse-lhe que já que o sentimento dela havia terminado que ele tinha um motivo a mais para amá-la. Pois amar é um verbo e todo verbo indica ação: dar, andar, cantar, buscar, indicam ação. O sentimento é o resultado do verbo, que é ativo: amar. Amar por ele e por ela.
Você só ama quando se dispõe e tem a vontade de amar. Ame por você e pelo outro! Ame, ame, ame... No amor estão todas as respostas. Só no amor!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova
No amor estão todas as respostas Pedro era muito 'turrão' e não diz simplesmente: "Senhor, não lave os meus pés!" Mas ele discute literalmente com Jesus, pois não aceita que o Mestre lave os pés dele. Mas Jesus não reage com violência, nem com autoridade, mas com amor e humildade. Não amor simplesmente sentimento, mas amor gesto.
Então, Cristo fala do Novo Mandamento: “Amai uns aos outros como eu vos amo”. E nos dá a Sua vida por amor. A Eucaristia é o maior gesto de amor. Enquanto os discípulos brigavam, Jesus os chama para o sacerdócio do amor. Tudo está falando do amor, e mais do que amor, de amar.
O Senhor num dia desses me mostrou isso de forma muito concreta. Um senhor me disse que tudo indicava que o amor da esposa por ele havia terminado. E eu respondi que então ele deveria amá-la. Ele ficou desapontado e surpreso, estranhou minha resposta. Disse-lhe que já que o sentimento dela havia terminado que ele tinha um motivo a mais para amá-la. Pois amar é um verbo e todo verbo indica ação: dar, andar, cantar, buscar, indicam ação. O sentimento é o resultado do verbo, que é ativo: amar. Amar por ele e por ela.
Você só ama quando se dispõe e tem a vontade de amar. Ame por você e pelo outro! Ame, ame, ame... No amor estão todas as respostas. Só no amor!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova
A tentação de remendar pano novo em roupa velha
Nesta narrativa de Marcos, o destaque é a questão do
jejum, uma das principais observâncias religiosas dos fariseus, que é
mencionado seis vezes neste texto. Jesus, com seus discípulos, infringia
esta prescrição legal, bem como a observância do sábado, conforme os
Evangelhos registram com frequência.
O texto de hoje relata a terceira duma série de controvérsias com vários grupos judaicos, iniciada em Mc 2,1. Talvez, surpreendentemente, a discussão de hoje se deu não somente com os fariseus, mas com os discípulos de João Batista. Marcos fala disso porque os discípulos de João formavam uma comunidade que sobreviveu à morte do Batista, sem dúvida até o segundo século da nossa era (cf. Jo 3,25). O motivo foi porque os discípulos de Jesus não davam grande importância ao jejum – uma prática que, ao lado da oração e da esmola, era muita cara às tradições religiosas dos judeus. Aliás, práticas também que continuavam – e continuam – a ter muito sentido para os cristãos de então, e de hoje, se bem com ênfases e expressões diferentes.
O Sermão da Montanha, no sexto capítulo de Mateus (Mt 6,1-18), nos dá as orientações de Jesus sobre essas práticas, para evitar que caiam no formalismo e no vazio de serem somente práticas externas que não tocam no coração da pessoa humana. Atualmente, na Sexta-feira Santa por exemplo, lotam-se os restaurantes para comer bacalhau caríssimo, uma vez que comer carne vermelha é proibido! E assim, se cumpre a lei “na letra” mas não no espírito.
No trecho de hoje, Jesus não se concentra sobre o jejum como tal, mas sobre o simbolismo de jejuar ou não no contexto das bodas, ou casamento. A imagem do banquete de casamento tinha conotações messiânicas e a referência a Jesus como o noivo tem esse sentido. Com a vinda de Jesus , chegou a hora do casamento, ou seja, de um novo relacionamento entre Deus e as pessoas.
Mas também neste texto, bem no meio das controvérsias, se faz uma alusão clara à Cruz, ao destino de Jesus, pois “vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nesse dia, eles vão jejuar”. A fidelidade à vontade do Pai, na pregação da novidade da chegada do Reino de Deus, levará Cristo inevitavelmente à morte, pois o velho sistema politico-religioso é incapaz de adaptar-se à grande novidade da Boa Nova trazida por Jesus.
Por isso, Marcos termina o texto colocando duas frases sobre a relação entre o velho e o novo – o pano remendado e os barris de vinho. A Boa Nova, com as suas consequências sociais e religiosas, é como um pano novo que não pode remendar roupas velhas, e como barril novo que preserva vinho novo. Para acolher Jesus e o seu projeto, é necessário acabar com estruturas arcaicas de dominação e de discriminação. Quem procurar salvaguardar esquemas antiquados e injustos não vai conseguir vivenciar a Boa Nova.
Jesus veio exigir mudança radical, tanto no nível individual como social. Não veio “remendar” mas trazer algo novo – um novo relacionamento entre as pessoas, com Deus, consigo mesmos e com a criação.
A presença de Jesus entre seus discípulos e no mundo é motivo de alegria. É o próprio Deus da vida e do amor presente entre nós, dispensando as práticas cultuais que são feitas em busca de um deus oculto e distante.
Com as sentenças sobre remendo novo em roupa velha e vinho novo em odres velhos fica afirmada a novidade do movimento de Jesus, que se diferencia fundamentalmente da antiga prática religiosa legalista.
O desafio continua hoje : como é tentador “remendar”, ou seja, fazer somente algumas mudanças que não atingem o cerne das estruturas de exploração, nem a sua raiz na nossa própria pecaminosidade. Por isso, a sociedade hegemônica, taxando-se muitas vezes de “cristã”, sempre procura cooptar o Evangelho e a Igreja, para que não tenha que mudar. Quando a cooptação e o suborno sutil não funcionam, parte-se para a perseguição – por isso Marcos desde já aponta para a Cruz.
A sociedade moderna – sobretudo através da mídia – continua essa cooptação, disseminando uma religião “água com açúcar”, de “panos quentes”, dando espaço para movimentos religiosos alienantes, enquanto cala a voz dos profetas, ignorando-os ou até matando-os, como o sangue dos mártires do nosso tempo muito bem testemunha.
O Evangelho de hoje nos desafia para que façamos as mudanças radicais necessárias para acolher a Boa Nova, para sermos contraculturais, com Jesus: “Vinho novo deve ser colocado em odres novos”, que são os nossos corações.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Com. Canção Nova @cancaonova
O texto de hoje relata a terceira duma série de controvérsias com vários grupos judaicos, iniciada em Mc 2,1. Talvez, surpreendentemente, a discussão de hoje se deu não somente com os fariseus, mas com os discípulos de João Batista. Marcos fala disso porque os discípulos de João formavam uma comunidade que sobreviveu à morte do Batista, sem dúvida até o segundo século da nossa era (cf. Jo 3,25). O motivo foi porque os discípulos de Jesus não davam grande importância ao jejum – uma prática que, ao lado da oração e da esmola, era muita cara às tradições religiosas dos judeus. Aliás, práticas também que continuavam – e continuam – a ter muito sentido para os cristãos de então, e de hoje, se bem com ênfases e expressões diferentes.
O Sermão da Montanha, no sexto capítulo de Mateus (Mt 6,1-18), nos dá as orientações de Jesus sobre essas práticas, para evitar que caiam no formalismo e no vazio de serem somente práticas externas que não tocam no coração da pessoa humana. Atualmente, na Sexta-feira Santa por exemplo, lotam-se os restaurantes para comer bacalhau caríssimo, uma vez que comer carne vermelha é proibido! E assim, se cumpre a lei “na letra” mas não no espírito.
No trecho de hoje, Jesus não se concentra sobre o jejum como tal, mas sobre o simbolismo de jejuar ou não no contexto das bodas, ou casamento. A imagem do banquete de casamento tinha conotações messiânicas e a referência a Jesus como o noivo tem esse sentido. Com a vinda de Jesus , chegou a hora do casamento, ou seja, de um novo relacionamento entre Deus e as pessoas.
Mas também neste texto, bem no meio das controvérsias, se faz uma alusão clara à Cruz, ao destino de Jesus, pois “vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nesse dia, eles vão jejuar”. A fidelidade à vontade do Pai, na pregação da novidade da chegada do Reino de Deus, levará Cristo inevitavelmente à morte, pois o velho sistema politico-religioso é incapaz de adaptar-se à grande novidade da Boa Nova trazida por Jesus.
Por isso, Marcos termina o texto colocando duas frases sobre a relação entre o velho e o novo – o pano remendado e os barris de vinho. A Boa Nova, com as suas consequências sociais e religiosas, é como um pano novo que não pode remendar roupas velhas, e como barril novo que preserva vinho novo. Para acolher Jesus e o seu projeto, é necessário acabar com estruturas arcaicas de dominação e de discriminação. Quem procurar salvaguardar esquemas antiquados e injustos não vai conseguir vivenciar a Boa Nova.
Jesus veio exigir mudança radical, tanto no nível individual como social. Não veio “remendar” mas trazer algo novo – um novo relacionamento entre as pessoas, com Deus, consigo mesmos e com a criação.
A presença de Jesus entre seus discípulos e no mundo é motivo de alegria. É o próprio Deus da vida e do amor presente entre nós, dispensando as práticas cultuais que são feitas em busca de um deus oculto e distante.
Com as sentenças sobre remendo novo em roupa velha e vinho novo em odres velhos fica afirmada a novidade do movimento de Jesus, que se diferencia fundamentalmente da antiga prática religiosa legalista.
O desafio continua hoje : como é tentador “remendar”, ou seja, fazer somente algumas mudanças que não atingem o cerne das estruturas de exploração, nem a sua raiz na nossa própria pecaminosidade. Por isso, a sociedade hegemônica, taxando-se muitas vezes de “cristã”, sempre procura cooptar o Evangelho e a Igreja, para que não tenha que mudar. Quando a cooptação e o suborno sutil não funcionam, parte-se para a perseguição – por isso Marcos desde já aponta para a Cruz.
A sociedade moderna – sobretudo através da mídia – continua essa cooptação, disseminando uma religião “água com açúcar”, de “panos quentes”, dando espaço para movimentos religiosos alienantes, enquanto cala a voz dos profetas, ignorando-os ou até matando-os, como o sangue dos mártires do nosso tempo muito bem testemunha.
O Evangelho de hoje nos desafia para que façamos as mudanças radicais necessárias para acolher a Boa Nova, para sermos contraculturais, com Jesus: “Vinho novo deve ser colocado em odres novos”, que são os nossos corações.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Com. Canção Nova
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
É interessante que os discípulos de Jesus, ao verem-No todos os dias sair para rezar, também foram cultivando no coração este desejo a ponto de um dia pedirem a Ele: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”( Lc 11,1b).
E Jesus foi pronto em ensinar: “Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11,2-3).
Cultivemos em nosso coração a prontidão interior em querer aprender as boas obras e ensiná-las aos demais, assim como Jesus ensinou aos discípulos d’Ele a rezar, sem pôr empecilhos.
Tenhamos a mesma coragem que os discípulos tiveram, e peçamos a Jesus: Senhor, ensina-nos a rezar, a fazer o bem, a amar o próximo, e, com certeza, Ele prontamente ensinar-nos-á. Sozinhos não somos capazes de uma boa ação, somente com o auxílio de Jesus conseguimos ter atitudes de verdadeiros filhos e filhas de Deus.
Aproximemo-nos do Senhor com confiança, porque Ele está à nossa espera.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Canção Nova / Luzia Santiago)
Sejamos prontos em aprender e ensinar os bons costumes
Precisamos aprender as boas coisas e copiar para nossas vidas os costumes salutares para o nosso corpo e alma.É interessante que os discípulos de Jesus, ao verem-No todos os dias sair para rezar, também foram cultivando no coração este desejo a ponto de um dia pedirem a Ele: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”( Lc 11,1b).
E Jesus foi pronto em ensinar: “Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11,2-3).
Cultivemos em nosso coração a prontidão interior em querer aprender as boas obras e ensiná-las aos demais, assim como Jesus ensinou aos discípulos d’Ele a rezar, sem pôr empecilhos.
Tenhamos a mesma coragem que os discípulos tiveram, e peçamos a Jesus: Senhor, ensina-nos a rezar, a fazer o bem, a amar o próximo, e, com certeza, Ele prontamente ensinar-nos-á. Sozinhos não somos capazes de uma boa ação, somente com o auxílio de Jesus conseguimos ter atitudes de verdadeiros filhos e filhas de Deus.
Aproximemo-nos do Senhor com confiança, porque Ele está à nossa espera.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Canção Nova / Luzia Santiago)
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