terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Estudo indica que os cristãos formam o maior grupo religioso do mundo

Segundo levantamento, eles seriam 2,2 bilhões; com 1,6 bilhão de crentes, os muçulmanos ficam em segundo lugar, seguidos pelos hinduístas

AFP

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Os cristãos são o grupo religioso mais numeroso do mundo, já que agrupa 2,2 bilhões de pessoas, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pelo Fórum Pew de Religião e Vida Pública.
O fórum acumulou dados do tamanho e da distribuição geográfica dos oito maiores grupos religiosos, incluindo os não-crentes. Descobriu que os cristãos são em torno de 32% da população mundial, seguidos pelos muçulmanos, o segundo maior grupo, com 1,6 bilhão de crentes.
Os hinduístas são o terceiro maior grupo, com quase um bilhão de pessoas (15%), seguidos dos budistas, com 500 milhões de crentes (7%) e dos judeus, que aglutinam 14 milhões de seguidores (0,2%).
O estudo demográfico mundial realizado em mais de 230 países e territórios descobriu que mais de oito pessoas em dez, ou 5,8 bilhões de pessoas, se identificam com um grupo religioso.
Mais de 400 milhões de pessoas (6%) praticam várias tradições, incluindo as religiões tradicionais da África, as dos aborígenes ou as relacionadas com o folclore, revelou a pesquisa.
O Fórum Pew assegurou que o estudo, no qual a filiação religiosa estava baseada na identificação pessoal, não tentou medir o grau com que estes fiéis observam sua fé.
  (Fonte: ISTO É)

CF 2013 é tema de estudo no encontro do Clero

 
O tema do encontro do Clero da Arquidiocese de Natal, neste mês de dezembro, é a Campanha da Fraternidade 2013. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 20 de dezembro, das 8 às 12 horas, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves, CEMURE. O assessor será o Pe. José Adalberto Vanzella, atualmente assessor do Regional Nordeste 5, do Maranhão. "Nós vamos aproveitar a oportunidade para fazer o lançamento da logomarca dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, surgida aqui, na Arquidiocese de Natal", diz o Pe. Alcimário Pereira, coordenador da CF 2013.

Além do clero - Padres e Diáconos - também deverão comparecer três pessoas de cada paróquia, preferencialmente da Equipe Paroquial de Campanhas. Neste ano, a CF tem como tema "Fraternidade e Juventude". O lançamento da Campanha, em nível nacional, será feito na Arquidiocese de Natal, para comemorar os 50 anos da CF. A primeira Campanha foi realizada na Arquidiocese de Natal, em abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese. A comunidade rural Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.
Foto: Cacilda Medeiros
Dom Jaime, com assessores da CNBB e do Nordeste 2, organizando o lançamento da CF 2013, em Natal
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sócrates

Sócrates
Quando viveu
De 469 a.C a † 399 a.C
Onde nasceu
Atenas, Grécia

O que pensou

Sócrates, orientado por um oráculo que lhe teria dito: “conhece-te a ti mesmo”, usava o diálogo para “parir” as ideias de seus interlocutores a respeito de temas como a virtude e o amor. Acreditava que nada sabia, e que o verdadeiro saber é o autoconhecimento.

Frase

“É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima”;

“O princípio dos raciocínios é constituído pela essência das coisas do mundo”
 


Segunda, 17 de dezembro de 2012
Sentimento de vingança é normal?

É bem provável que sua experiência com Deus ainda não lhe tenha permitido compreender que o fato de nos aplicarmos a fazer o bem a todos – bons e maus – é uma porta para a ação de Deus e Sua justiça.

E mais: Deus mesmo nos convida para que caprichemos no amor, especialmente com quem nos aborrece. É assim que o Altíssimo aplica Sua justiça e somos alvo de muitas bênçãos!

Interessante, não é? A maior "vingança" é o amor!
Ricardo Sá

Lev Vygotsky

Lev Vygotsky
Quando viveu
De 1896 a † 1934
Onde nasceu
Orsha, antiga Bielo-Rússia

O que pensou

Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser mediada. Nessa concepção, o papel da escola é orientar o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pelo aluno, impulsionando novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe, constituindo uma ação colaborativa entre o educador e o aluno.

Frase

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”;
“O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”

Jean Piaget

Jean Piaget
Quando viveu
De 1896 a † 1980
Onde nasceu
Neuchâtel, Suíça

O que pensou

Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

Frase

“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.


Aristóteles

Aristóteles
Quando viveu
De 384 a.C a † 322 a.C
Onde nasceu
Estagira, Macedônia

O que pensou

Para Aristóteles, a educação visa à virtude, ou excelência moral, que corresponderia à ideia de uma razão relativa às questões da conduta. Tal disposição supõe a precedência de uma escolha dos atos a serem praticados e de um hábito construído e firmado pela repetição, daí, a importância da educação.

Frase

“O fim da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou”;
“Onde quer que se descuide da educação, o estado sofre um golpe nocivo”