Em todos os Municípios brasileiros está havendo uma efervescência eleitoral, em razão do calendário das eleições, em 2012, para escolha dos Prefeitos e Vereadores. A campanha eleitoral chega aos ouvidos de quem se fascina pelo colorido dos partidos e de quem repugna o burburinho nas ruas da cidade. O grito da propaganda nas ruas, a maquiagem dos candidatos no programa televisivo, a palavra oportunista nos programas radiofônicos, o corre-corre em ruas e bairros nunca visitados, o drible dos discursos enganosos nos palanques e a rotineira prática dos pedidos dos eleitores e promessas dos candidatos fazem parte do marketing eleitoral. Isso, de qualquer forma, faz parte do processo democrático.
A sociedade e, particularmente, os eleitores devem estar muito atentos, no sentido de fazerem uma leitura crítica do que veem e ouvem; é necessário que se veja bem aquele que se apresenta como candidato e aquilo que dele ouve, considerando sua história de vida, sua prática social e sua ação política. É indispensável que cada eleitor faça um “juízo de valor” sobre cada candidato que pede seu voto, em conversa pessoal ou através do horário da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Entrou em vigor uma providência do Superior Tribunal Eleitoral, conclamando o eleitor para exercer sua cidadania, mediante o “Voto Limpo”. “A Justiça Eleitoral começou a divulgar hoje (21) a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de outubro deste ano. Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo. (...) A decisão de exibir a campanha no mesmo período da propaganda eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. A medida levou em conta uma pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que eram iniciadas 60 dias antes do pleito. A escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi feita com base no resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa popular”.
Essa iniciativa do TSE é louvável e muito útil porque, de fato, a maioria dos eleitores desconhece o texto e o espírito da “Ficha Limpa”; a partir de agora, ao mesmo tempo em que o cidadão é bombardeado pela propaganda eleitoral, o eleitor é conscientizado para escolher um candidato confiável. É de se esperar que, nestas eleições, apareça, de modo mais visível, o resultado do voto limpo, em favor dos Municípios brasileiros.
Dom Genival Saraiva de França é Bispo da Diocese de Palmares - PE; Presidente da Conferência Nacional de Bispos Regional Nordeste 2 (CNBB NE2), Responsável pela Comissão Regional de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Diretor presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso do Estado de Pernambuco (CONOERPE); Membro efetivo do Conselho Econômico da CNBB NE2.
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